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Projeto Portugal 2020

Prevenção e Mitigação do Risco de Derrocadas nas Escarpas Sobranceiras à ER223 - Troço Estreito da Calheta / Jardim do Mar - Fase B

Ficha de projeto

Nome

Prevenção e Mitigação do Risco de Derrocadas nas Escarpas Sobranceiras à ER223 - Troço Estreito da Calheta / Jardim do Mar - Fase B .

Valor de financiamento

10,03 milhões € .

Valor executado

9,51 milhões € .

Código de operação

POSEUR-02-1810-FC-000526 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A presente operação tem por objetivo o melhoramento da ligação rodoviária da ER 223 entre as povoações do Jardim do Mar e Paul do Mar ao Estreito da Calheta, ligação esta muito fustigada ao longo dos tempos pela queda de blocos provenientes dos maciços rochosos contíguos a esta estrada regional. Deste modo, na intervenção a levar a efeito neste troço rodoviário, numa extensão total de aproximadamente 828m, teremos que 571m de troço serão cobertos através da construção de duas estruturas de proteção em consola em betão armado contra a queda de blocos com a extensão respetivamente de 240,81m e 330,25m e constituídas genericamente por uma laje superior com vigas em consola suportadas lateralmente por uma parede com contrafortes do lado da encosta. A fundação é constituída por uma sapata corrida. O primeiro troço entre o Túnel do Jardim do Mar e o pontão da Ribeira Funda – do km 0+000,02 ao Km 0+240,83 -, nas imediações de uma casa existente do lado esquerdo da via no sentido do Estreito da Calheta. O segundo troço entre o pontão da ribeira Funda e duas centenas de metros antes do entroncamento com a ligação ao Estreito da Calheta – do km 0+315,47 ao km 0+645,72 -, nas imediações de uma vertente, onde do lado esquerdo da via e no topo, se encontram umas habitações. A partir deste ponto, a plataforma ficará a céu aberto, local a partir do qual se fará a transição da largura da via do interior para o exterior da estrutura de proteção, onde, neste último local se manterão as dimensões transversais existentes. Na parte final do traçado, e ao longo de uma extensão de cerca de 114 m, entre o km 0+646 e o km 0+760, será necessário fazer a estabilização dos taludes de escavação da estrada, uma vez que a queda de materiais rochosos para a base dos taludes pode colocar em risco a segurança rodoviária. De referir ainda que no âmbito da operação será ainda executado um pontão (identificado por pontão da Ribeira Funda) com 14,11m de comprimento assim como será executado o entroncamento rodoviário com o trecho da ER223 a desativar.

Distribuição geográfica do financiamento

10,03 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Calheta 10,03 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
31.03.2024