Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Investimento para sustentabilidade

Conheça os investimentos disponíveis para a transição climática.

Transição climática

O investimento para a ação climática é essencial para acelerar a transição dos ecossistemas e da sociedade para níveis de maior resiliência ao clima e de menores emissões de gases com efeito de estufa.

Os fundos disponíveis para enfrentar este desafio têm pesos muito significativos, com grande impacto no desenvolvimento do nosso país.

Fundo Ambiental

O principal instrumento de financiamento da política do ambiente e da ação climática em Portugal é o Fundo Ambiental. Entre as suas competências, participa no Plano de Recuperação e Resiliência, enquanto intermediário no lançamento de avisos para candidaturas relacionados com a ação climática.

O Fundo Ambiental, para além de abrir avisos para candidaturas para determinados objetivos como Edifícios + Sustentáveis, também apoia diretamente medidas específicas como o Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos.

Investimento para ação

Diversas fontes de financiamento encontram-se ao dispor das entidades públicas e privadas para fomentar a adaptação e mitigação das alterações climáticas. Algumas destas fontes de financiamento são geridas por autoridades nacionais, europeias e internacionais.