Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Sobre Ação Climática

Compreenda o impacto das alterações climáticas e qual a estratégia de combate de Portugal a este fenómeno.

Alterações climáticas

As alterações climáticas referem-se a mudanças significativas nos padrões climáticos. Incluem o aumento da temperatura, mudanças na precipitação e a ocorrência de eventos climáticos extremos, impulsionados pelo aumento de gases com efeito de estufa em resultado das atividades humanas.

Impacto das alterações climáticas

As alterações climáticas causam secas, inundações, incêndios e aumento do nível do mar. Ameaçam transversalmente os setores tais como os recursos hídricos, a agricultura, a saúde e a biodiversidade, afetando comunidades e economias em todo o mundo. Ação climática é urgente.

Adaptação às alterações climáticas

Ajustar práticas, políticas e infraestruturas ao impacto das alterações climáticas é essencial na adaptação do país. Destacam-se como prioridades a prevenção de incêndios, a proteção das zonas costeiras, a promoção de uma agricultura resiliente e a conservação da biodiversidade.

Mitigação das alterações climáticas

A diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e o aumento do sequestro de carbono são uma resposta direta de Portugal para atenuar o efeito de estufa e consequente aquecimento global. A transição para fontes de energias limpas, maior eficiência energética, transportes sustentáveis, práticas agrícolas eficientes e florestação são estratégias-chave para alcançar este objetivo.

Planos e estratégias

O desafio imposto pelas alterações climáticas levou Portugal a desenvolver um conjunto de instrumentos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, reforçar a capacidade de sequestro de carbono e adaptar o país aos seus impactos.

Estes instrumentos, atuando nas dimensões da mitigação e da adaptação, procuram incorporar a temática das alterações climáticas nas várias políticas setoriais, fomentando a capacitação e a responsabilização dos diversos setores no cumprimento das metas estabelecidas nesses instrumentos.

Para mais informações contactar a “A Agência Portuguesa do Ambiente”.

A Agência Portuguesa do Ambiente tem a função de propor e desenvolver a política climática, de desenhar e implementar estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas, nomeadamente para alcançar as metas definidas em compromissos nacionais, comunitários e internacionais.

Visitar website da APA