63,8 mil milhões €
Receita
Conheça em detalhe a prestação de contas pelo Governo, através da Conta Geral do Estado, que traduz a execução final das receitas e despesas.
Nesta página
O Governo apura as contas finais da execução e elabora a Conta Geral do Estado, que é o mais importante documento de prestação de contas do Governo perante os cidadãos e as instituições democráticas.
Findo o exercício anual do Orçamento do Estado, é tempo de consolidar as contas públicas e fazer a análise dos números finais. Anualmente o Orçamento do Estado traça uma determinada perspetiva de evolução financeira que só na Conta Geral do Estado se percebe a sua real execução.
Para facilitar a leitura dos números essenciais sobre a Conta Geral do Estado, aqui ficam os seus principais e mais relevantes indicadores.
A Administração Central fechou o ano com uma receita, uma despesa e um saldo de...
63,8 mil milhões €
Receita
menos
74,5 mil milhões €
Despesa
=
-10,6 mil milhões €
Saldo
Tecnicamente falando...
Os valores apresentados como receita, despesa e saldo são valores efetivos, sendo retirados das contas os passivos e ativos financeiros do Estado.
Ao saldo (défice quando negativo) da Administração Central é fundamental juntar também o saldo da Segurança Social...
Administração Central
-10,6 mil milhões €
Saldo
mais
Segurança Social
2,3 mil milhões €
Saldo
=
Administração Central + Segurança Social
-8,3 mil milhões €
Saldo
Tecnicamente falando...
É importante clarificar que o debate em torno do Orçamento do Estado e a sua aprovação na Assembleia da República pelos deputados gira em torno do saldo previsto e executado da Administração Central e Segurança Social.
Para uma visão completa das contas públicas é também importante integrar as Administrações Regionais e Locais...
Administração Central + Segurança Social
-8,3 mil milhões €
Saldo
mais
Administrações Regionais e Locais
-349 milhões €
Saldo
=
Administrações Públicas
-8,6 mil milhões €
Saldo
Tecnicamente falando...
Embora constituindo-se como orçamentos isolados do Orçamento do Estado para a Administração Central e Segurança Social, a análise das contas públicas deve ter sempre em conta as Administrações Regionais e Locais.
Nas contas públicas é igualmente relevante não esquecer de contabilizar todos os ajustamentos do exercício assumidos pelo País...
Administrações Públicas
-8,6 mil milhões €
Saldo
mais
Ajustamentos do exercício
2,7 mil milhões €
Saldo
Tecnicamente falando...
Por “ajustamentos do exercício” subentende-se todas as responsabilidades que são assumidas no mesmo ano. Nesta rubrica inclui-se ainda outros ajustes contabilísticos necessários para ter o saldo final.
O saldo de referência (défice quando negativo) é a soma do saldo das Administrações Públicas com o valor dos ajustamentos do exercício...
Administrações Públicas
-8,6 mil milhões €
Saldo
Contabilidade Pública
Contabilidade Pública
mais
Ajustamentos do exercício
2,7 mil milhões €
Saldo
Contabilidade Nacional
=
Administrações Públicas
-6 mil milhões €
Saldo
Contabilidade Nacional
Contabilidade Nacional
Tecnicamente falando...
Existem duas perspetivas possíveis para olhar para as contas públicas e para o saldo (défice quando negativo) das Administrações Públicas: Contabilidade Pública (referente aos fluxos de caixa) e Contabilidade Nacional (referente à visão de compromissos e operações assumidos num ano).
Existindo défice (saldo negativo) no Orçamento, esse valor aumenta o valor previsto da dívida pública portuguesa...
€
6 mil milhões €
Défice de 2021
Tecnicamente falando...
Dívida pública é referente ao dinheiro, acumulado ao longo dos anos que o Estado deve ao estrangeiro e ao País. Para uma correta integração do défice na dívida pública só se deve utilizar uma perspetiva contabilística de Contabilidade Nacional com tudo o que tecnicamente isso inclui. Esses dados poderão ser revistos anualmente, no mês de setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística.
Consolidando toda a informação que diz respeito ao balanço anual das contas do País, a Conta Geral do Estado reflete a diferença entre a receita obtida e a despesa executada.
Ano do Orçamento do Estado | Despesa prevista | Despesa executada | Receita prevista | Receita angariada |
---|---|---|---|---|
2021 |
76 449 200 000 €
|
74 466 400 000 €
|
64 687 300 000 €
|
63 843 700 000 €
|
2020 |
0 €
|
72 650 200 000 €
|
0 €
|
59 036 200 000 €
|
Ano do Orçamento do Estado
2021
Despesa prevista
76 449 200 000 €
Despesa executada
74 466 400 000 €
Receita prevista
64 687 300 000 €
Receita angariada
63 843 700 000 €
Ano do Orçamento do Estado
2020
Despesa prevista
0 €
Despesa executada
72 650 200 000 €
Receita prevista
0 €
Receita angariada
59 036 200 000 €
Despesa | Valor previsto | Valor executado |
---|---|---|
Transferências correntes |
28 416 100 000 €
|
30 173 700 000 €
|
Despesas com o pessoal |
18 721 100 000 €
|
18 714 000 000 €
|
Aquisição de bens e serviços correntes |
11 700 200 000 €
|
11 373 000 000 €
|
Juros e outros encargos com créditos |
7 082 700 000 €
|
6 796 700 000 €
|
Despesas com investimentos em bens (equipamentos, edifícios) |
5 132 900 000 €
|
3 423 900 000 €
|
Outras despesas correntes |
2 037 400 000 €
|
637 700 000 €
|
Transferências para investimentos |
1 899 300 000 €
|
1 900 200 000 €
|
Subsídios |
1 201 900 000 €
|
1 111 800 000 €
|
Outras despesas com investimentos |
162 800 000 €
|
149 800 000 €
|
Ajustes contabilísticos de consolidação |
94 800 000 €
|
185 600 000 €
|
Total |
76 449 200 000 €
|
74 466 400 000 €
|
Despesa
Transferências correntes
Valor previsto
28 416 100 000 €
Valor executado
30 173 700 000 €
Despesa
Despesas com o pessoal
Valor previsto
18 721 100 000 €
Valor executado
18 714 000 000 €
Despesa
Aquisição de bens e serviços correntes
Valor previsto
11 700 200 000 €
Valor executado
11 373 000 000 €
Despesa
Juros e outros encargos com créditos
Valor previsto
7 082 700 000 €
Valor executado
6 796 700 000 €
Despesa
Despesas com investimentos em bens (equipamentos, edifícios)
Valor previsto
5 132 900 000 €
Valor executado
3 423 900 000 €
Despesa
Outras despesas correntes
Valor previsto
2 037 400 000 €
Valor executado
637 700 000 €
Despesa
Transferências para investimentos
Valor previsto
1 899 300 000 €
Valor executado
1 900 200 000 €
Despesa
Subsídios
Valor previsto
1 201 900 000 €
Valor executado
1 111 800 000 €
Despesa
Outras despesas com investimentos
Valor previsto
162 800 000 €
Valor executado
149 800 000 €
Despesa
Ajustes contabilísticos de consolidação
Valor previsto
94 800 000 €
Valor executado
185 600 000 €
Total
Valor previsto
76 449 200 000 €
Valor executado
74 466 400 000 €
Receita | Valor previsto | Valor angariado |
---|---|---|
Impostos indiretos |
25 416 100 000 €
|
26 202 000 000 €
|
Impostos sobre os rendimentos (IRS, IRC, IMI...) |
19 051 600 000 €
|
19 956 900 000 €
|
Venda de bens e serviços correntes |
3 955 400 000 €
|
3 118 600 000 €
|
Transferências correntes |
3 933 600 000 €
|
3 580 200 000 €
|
Contribuições para a Segurança Social, CGA e ADSE |
3 912 900 000 €
|
4 251 800 000 €
|
Taxas, multas e outras penalidades |
3 175 000 000 €
|
3 333 800 000 €
|
Transferências para investimentos |
2 616 600 000 €
|
1 020 900 000 €
|
Rendimentos da propriedade (juros, dividendos, rendas) |
985 200 000 €
|
990 100 000 €
|
Outras receitas |
856 200 000 €
|
681 900 000 €
|
Venda de bens do Estado |
359 800 000 €
|
154 400 000 €
|
Verbas a transferir para a União Europeia |
247 300 000 €
|
238 300 000 €
|
Ajustes contabilísticos de consolidação |
101 800 000 €
|
52 300 000 €
|
Recuperação de pagamentos indevidos de anos anteriores |
44 400 000 €
|
235 700 000 €
|
Indemnizações ao Estado e outras receitas |
31 400 000 €
|
26 800 000 €
|
Total |
64 687 300 000 €
|
63 843 700 000 €
|
Receita
Impostos indiretos
Valor previsto
25 416 100 000 €
Valor angariado
26 202 000 000 €
Receita
Impostos sobre os rendimentos (IRS, IRC, IMI...)
Valor previsto
19 051 600 000 €
Valor angariado
19 956 900 000 €
Receita
Venda de bens e serviços correntes
Valor previsto
3 955 400 000 €
Valor angariado
3 118 600 000 €
Receita
Transferências correntes
Valor previsto
3 933 600 000 €
Valor angariado
3 580 200 000 €
Receita
Contribuições para a Segurança Social, CGA e ADSE
Valor previsto
3 912 900 000 €
Valor angariado
4 251 800 000 €
Receita
Taxas, multas e outras penalidades
Valor previsto
3 175 000 000 €
Valor angariado
3 333 800 000 €
Receita
Transferências para investimentos
Valor previsto
2 616 600 000 €
Valor angariado
1 020 900 000 €
Receita
Rendimentos da propriedade (juros, dividendos, rendas)
Valor previsto
985 200 000 €
Valor angariado
990 100 000 €
Receita
Outras receitas
Valor previsto
856 200 000 €
Valor angariado
681 900 000 €
Receita
Venda de bens do Estado
Valor previsto
359 800 000 €
Valor angariado
154 400 000 €
Receita
Verbas a transferir para a União Europeia
Valor previsto
247 300 000 €
Valor angariado
238 300 000 €
Receita
Ajustes contabilísticos de consolidação
Valor previsto
101 800 000 €
Valor angariado
52 300 000 €
Receita
Recuperação de pagamentos indevidos de anos anteriores
Valor previsto
44 400 000 €
Valor angariado
235 700 000 €
Receita
Indemnizações ao Estado e outras receitas
Valor previsto
31 400 000 €
Valor angariado
26 800 000 €
Total
Valor previsto
64 687 300 000 €
Valor angariado
63 843 700 000 €
A dívida pública é um dos indicadores mais relevantes e referenciados quando se trata da análise da saúde financeira do País. Ela representa em resumo a percentagem de endividamento que o País precisa de fazer, para cobrir as despesas, face aquilo que produz em termos de riqueza, tangibilizada através do valor Produto Interno Bruto (PIB).
Na análise deste indicador na Conta Geral do Estado a percentagem de dívida pública face ao PIB, especialmente num contexto orçamental é importante sempre ter em vista a evolução deste indicador ao longo do tempo.
Ano | Percentagem da dívida pública |
---|---|
2017 |
126,1%
|
2018 |
121,5%
|
2019 |
116,6%
|
2020 |
135,2%
|
2021 |
127,4%
|
Ano
2017
Percentagem da dívida pública
126,1%
Ano
2018
Percentagem da dívida pública
121,5%
Ano
2019
Percentagem da dívida pública
116,6%
Ano
2020
Percentagem da dívida pública
135,2%
Ano
2021
Percentagem da dívida pública
127,4%
Para completar toda a informação aqui apresentada aconselhamos a consulta de dados complementares noutras plataformas externas ao portal.