Projeto Portugal 2020
Construção do Novo Quartel dos Bombeiros Municipais de Viseu
Ficha de projeto
Nome
Construção do Novo Quartel dos Bombeiros Municipais de Viseu .Valor de financiamento
688,74 mil € .Valor executado
688,74 mil € .Código de operação
POSEUR-02-1810-FC-000263 .Data de conclusão
01.06.2022 .Sumário
O CBM de Viseu é do tipo 4, sendo constituído por 33 elementos no quadro activo e 1 elemento no quadro de comando. Nestas condições, o quartel a construir corresponde a uma Estrutura do tipo 1, nos termos do Programa de Apoio Infra-estrutural (PAI) publicado em anexo à Portaria n.º 143-A/2016. Ainda de acordo com a citada portaria, a candidatura para a construção do novo edifício operacional do CB corresponde ao Grupo II – obras de construção. A pretensão implanta-se numa plataforma de nível que engloba o edifício principal e o parque de viaturas contiguas à parada operacional. Apresenta-se com uma configuração em L, que possibilita simultaneamente uma clara distinção formal entre o parque de viaturas (acessível por ambas as fachadas) e a área operacional (camaratas, comando e administração), de rápido acesso entre ambos. O edifício é composto por dois pisos acima da cota da soleira sendo que o piso superior é exclusivo ao funcionamento do controlo de telecomunicações e dados e das camaratas, projectadas de forma a suportarem eventual expansão a médio prazo. Todos os espaços são destinados ao serviço da corporação dos Bombeiros Municipais de Viseu. Este imóvel reúne no volume mais a sul os serviços Administrativos, Serviços Operacionais, Serviços Gerais sendo que o outro com orientação nascente/poente contem o Parque de Viaturas, oficina e higienização, directo para a parada operacional. O edifício apresenta uma linha de contemporaneidade, patente na escolha dos materiais e organização programática, de fácil leitura e apoiado a um programa interno que se ajusta às necessidades atuais, em que a funcionalidade tem a maior importância. A intervenção consiste na interligação de dois volumes que assumem uma configuração me L. Os volumes mais a sul são compostos por dois pisos que se distinguem formalmente recorrendo sobretudo à utilização de diferentes sistemas construtivos e na materialidade das fachadas: o piso térreo, com funções de administração, comando, chefias, secretariado, sala do bombeiro e refeitório assumem uma área mais social e confluente de vários serviços. Por outro lado o piso superior assume uma função mais reservada onde se localizam as camaratas e balneários. Na extremidade mais a nascente do edifício principal nasce o edifício que suporta o parque de veículos paralelo ao arruamento e á pista do aeródromo Gonçalves Lobato. A orientação do parque de viaturas assume particular relevância pois permite uma fácil mobilidade dos veículos aparcados à avenida do aeródromo a poente e à própria pista a nascente, quando solicitados para emergências. A distribuição interna consiste na criação de elementos que servem de rótula aos dois volumes. Esse elementos resume-se a um hall de distribuição amplo e uma escada que simplifica a operacionalidade das actividades do edifico por parte dos elementos da corporação. A entrada é feita através do alçado principal entre os dois volumes propostos, inflectindo para sul, confluindo num hall com uma amplitude generosa que assume um caracter forte de distribuição e reunião das várias valências existentes. Nesse hall reúnem-se a administração, o comando, a sala de formação, a sala do bombeiro, refeitório e copa, IS gerais e IS de mobilidade reduzida. Contíguo a este hall desenvolve-se a escada que serve de rótula ao edifício e que permite a aproximação do piso superior ao parque de veículos. No mesmo percurso, mais próximo do parque de veículos encontra-se a camarata do piquete de fogo e saúde e uma IS de apoio ao piquete, lavandaria, arrecadações de fardamento, material de saúde e produtos de limpeza. Como último elemento deste percurso existe uma antecâmara de desenfumagem. Nesta área existe ainda um espaço, apenas acessível pelo exterior, que se destina ao sistema de aquecimento de águas que se localiza perto das zonas de maior consumo de águas quentes, controlando as perdas energéticas e de caudal. Esse aquecimento está pensado para ser efectuado através de painéis solares e bombas de calor como equipamento de apoio. Através da antecâmara referida anteriormente acede-se ao parque de veículos passando pelo espaço destinado às arrecadações do material de apoio ao combate e confluindo no parque de veículos. O mesmo, com a orientação a nascente/poente é dotado de acessos que lhe permitem entradas e saídas por as duas fachadas opostas entre si em que a que está a poente dá directamente para a parada operacional e a outra de fácil acesso com orientação perpendicular à pista do aeródromo. Por opção de salvaguardar a questão acústica e a libertação de odores dos produtos da higienização, na extremidade do parque de veículos encontra-se a área de higienização das ambulâncias de apoio, ambas individualizadas. Pela mesma razão, dispõe-se também neste local a oficina e arrecadação de apoio a peças, materiais de manutenção e uma IS de apoio à mesma. No piso superior encontram-se as camaratas de fogo masculinas e femininas distribuídas de uma forma racional para a exigência do contexto actual. Assim como os balneários equipados com instalações sanitárias, áreas de duche, cacifos, bancos de apoio e zona de sujos. Neste piso encontra-se uma espaço destinado aos circuitos dos sujos que permite uma comunicação directa com a lavandaria através de uma manga de queda de roupa suja minimizando a sua circulação por outras zonas.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICÍPIO DE VISEU
Distribuição geográfica do financiamento
688,74 mil €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Viseu 688,74 mil € ,