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Projeto Portugal 2020

PROJETO U-BIKE PORTUGAL – OPERAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

Ficha de projeto

Nome

PROJETO U-BIKE PORTUGAL – OPERAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA .

Valor de financiamento

142,69 mil € .

Valor executado

139,92 mil € .

Código de operação

POSEUR-01-1407-FC-000010 .

Data de conclusão

31.12.2022 .

Sumário

Breve contextualização: O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem dois Campus: um em Bragança e outro em Mirandela. O primeiro é constituído por 4 escolas - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação e Escola Superior de Saúde, pelos Serviços Centrais, Serviços de Ação Social e Cantina, Centro de Investigação de Montanha, por 5 residências de estudantes, dentre outras infraestruturas. O Campus de Mirandela é constituído pela Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo e uma cantina. Ambos os Campus estão situados dentro do perímetro urbanos das respetivas cidades. O Campus de Mirandela é muito recente e caracteriza-se por ter acessibilidades amplas, com boa fluidez e grande capacidade de acolhimento de diferentes modos de mobilidade. As vias pedonais e rodoviárias, que circundam o Campus, garantem boa mobilidade rodoviária e pedonal e permitem uma combinação adequada com novos percursos cicláveis, dentro e no acesso ao Campus. O Campus de Bragança contém uma rede viária interna com largura que permite conciliar a circulação automóvel (de baixa velocidade) com a circulação de bicicletas, possuindo ainda um vasto conjunto de vias pedonais perfeitamente compatíveis com a circulação simultânea de bicicletas. Dentro do Campus já existem diversos postos de amarração simples e um com carregamento para as bicicletas elétricas do Município de Bragança (Xispas). A tipologia de utilização destas bicicletas complementa a tipologia de utilização das bicicletas do Projeto U-Bike Portugal no IPB, uma vez que as primeiras são de utilização de curta duração (duas horas) e as segundas são para uma utilização de longa duração (semestral/anual). Ações a realizar: O IPB propõe-se adquirir 100 bicicletas (80 elétricas e 20 convencionais) e conceder a sua utilização à sua comunidade académica. Esta medida é complementada com um conjunto de objetivos, que visam a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis de mobilidade na comunidade académica e, com isso, contagiar a restante comunidade local, das cidades de Bragança e Mirandela. As ações a realizar visam, essencialmente, criar condições de utilização de bicicletas, ao nível da alteração de mentalidades, de conforto, de incentivos e de segurança, para que uma percentagem, cada vez maior, da comunidade académica do IPB adira à utilização da bicicleta, em detrimento do transporte individual motorizado, e para que essa opção se estenda à comunidade local. As vias exclusivas à circulação pedonal, atualmente existentes, dentro do Campus de Bragança, vão ser adaptadas de modo a permitir a coexistência da circulação de bicicletas e pedonal. Para além disso, vão ser definidas faixas cicláveis nas vias de circulação automóvel, reservando corredores exclusivos para circulação de bicicletas. A criação de novas vias cicláveis tem como propósito a criação de uma rede integrada no interior do Campus do IPB que interligue todas as Escolas, Cantina, Serviços Centrais, Centro Académico, Serviços de Ação Social, Residências e Centro de Investigação. A integração da rede ciclável do IPB na da cidade de Bragança (atual e futura, de acordo com o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS) está contemplada. Em Bragança existem 3 ciclovias, sendo que uma abraça todo o Campus do IPB e permite a integração plena das duas redes de ciclovias, com elevada segurança, ligando todos os pontos estratégicos para a comunidade do IPB. Vão ser colocados postos de amarração com carregamento para as bicicletas elétricas, em zonas cobertas, junto das entradas principais de todas as Escolas, para evidenciar a importância que se pretende dar aos modos suaves de transporte. Irão também ser colocados postos de amarração simples junto das várias entradas de todos os edifícios. Adicionalmente, mediante solicitação, serão colocados postos de amarração simples em locais convenientes para utilizadores a identificar. A localização privilegiada dos pontos de amarração pretende contribuir para o conforto e, assim, favorecer a utilização de bicicletas. Vão ser criadas condições adequadas de segurança, através da distribuição de informação e da realização de ações de sinalização, de sensibilização e de formação relativa à segurança rodoviária, com a colaboração do Comando da PSP de Bragança, no âmbito do protocolo assinado para o efeito. A nível social, e da alteração de mentalidades, pretende-se contribuir, decisivamente, para que a opção pela utilização da bicicleta seja vista como uma atitude inovadora, valorizada e reconhecida socialmente. Medidas para a concretização das ações: Para a concretização das ações a realizar, o IPB estabeleceu protocolos de cooperação com os Municípios de Bragança e de Mirandela visando a integração das medidas a implementar, no território envolvente ao IPB, designadamente o desenvolvimento e consolidação das redes cicláveis pré-existentes nestes municípios, medidas essas que irão ser concretizadas no âmbito dos planos PAMUS de Bragança e PMUS de Mirandela. Com o Comando da PSP de Bragança foi estabelecido um protocolo de cooperação para a sensibilização e promoção da segurança rodoviária, designadamente, a respeitante aos modos de transporte suave. Do ponto de vista da planificação, foram concebidos planos de gestão (operacional e financeira) e regras de disponibilização e utilização de bicicletas (regulamento), de comunicação, de monitorização e avaliação, de manutenção da frota de bicicletas e estruturas de apoio e de financiamento e sustentabilidade do investimento. Através dos Serviços Informáticos do IPB, vai ser desenvolvida uma plataforma eletrónica para o Sistema Integrado de Gestão do Projeto que estará interligada com o site do projeto, já criado (ubike.ipb.pt), que incluirá uma componente de backoffice e outra para acesso individualizado de utilizadores, para além de um módulo de disponibilização de informação dinâmica sobre o projeto. Dentre outras, serão implementadas as seguintes funcionalidades aos utilizadores: registo individual, reserva de bicicleta (elétrica ou convencional), comunicação de situações irregulares (avaria, dano ou furto), indicação do número de quilómetros, indicação de calorias gastas, agendamento de manutenções, pagamento on-line de cauções, seguros e manutenções. Do lado do backoffice, para a equipa gestora do projeto, a plataforma permitirá efetuar a gestão de utilizadores, o registo e gestão de bicicletas, a consulta do número total e mensal de quilómetros, o controlo de manutenções das bicicletas (incluindo plano de manutenção), a gestão de pagamentos de cauções, seguros e manutenções. No que respeita à disponibilização de informação, para divulgação pública, a plataforma fornecerá interfaces para a publicação Web do número total e mensal de quilómetros realizados pelos utilizadores e estimativas de redução de CO2.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

142,69 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

2 concelhos financiados .

  • Bragança 114,16 mil € ,
  • Mirandela 28,54 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024