Projeto Portugal 2020
Linha do Norte – Modernização do troço Santana-Cartaxo-Entroncamento (2.ª fase)
Ficha de projeto
Nome
Linha do Norte – Modernização do troço Santana-Cartaxo-Entroncamento (2.ª fase) .Valor de financiamento
34,69 milhões € .Valor executado
29,75 milhões € .Código de operação
POCI-04-2655-FC-000010 .Data de conclusão
31.12.2023 .Sumário
O projeto de modernização do troço Santana Cartaxo-Entroncamento(1ª e 2.ª fase) enquadra-se no objetivo geral de modernização da Linha do Norte e incide numa extensão de 43km entre Vale de Santarém e o Entroncamento. O Projeto visa dotar o troço de melhores condições de circulação para comboios de mercadorias, melhorar as condições de segurança, reduzir o tempo de percurso e a instalação de sinalização eletrónica e telecomunicações ferroviárias. A Linha do Norte, principal eixo da Rede Ferroviária Nacional (RFN), desenvolve-se, longitudinalmente, em função de um grande corredor litoral (Corredor Norte/Sul) que integra a cobertura dos principais portos, aeroportos, plataformas logísticas, capitais de distrito do litoral e das duas Áreas Metropolitanas, bem como as ligações às fronteiras Norte (Valença) e Sul (Vila Real de Santo António). Esta linha integra o Corredor Atlântico, um dos nove corredores principais da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), tendo como objetivo contribuir para o reforço da coesão económica e social da Europa e para o desenvolvimento do respetivo mercado interno, nomeadamente através da ligação das regiões periféricas às regiões centrais da UE e no qual está incluída a modernização de diversas infraestruturas na Península Ibérica. Assim, o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETI3+), aprovado em Conselho de Ministros, a 3 de abril de 2014, engloba um conjunto de investimentos em infraestruturas de transportes a concretizar até ao fim da presente década; este plano compreende intervenções ainda por executar na Linha do Norte, nomeadamente no troço Santana Cartaxo-Entroncamento(2.ª fase), contribuindo para a consolidação de um corredor vertical atlântico integrado multimodal, que liga a Galiza ao Algarve, incluindo os principais portos, aeroportos e plataformas logísticas. A intervenção objeto da presente candidatura, que corresponde à 2.ª fase de modernização do troço inclui as seguintes ações: - Eletrificação da LMR(VD), entre a Subestação do Entroncamento e a estação de Riachos e acessos ao Terminal TVT; - Modernização do feixe de receção/expedição da triagem do Entroncamento; - Intervenções em Mato Miranda, deslocalização da ZN do Entroncamento e construção da nova LMR(VA) entre Riachos e Entroncamento. Inclui também a instalação de sistemas de sinalização eletrónica, telecomunicações ferroviárias e controlo automático de velocidade entre o Pk 64+300 e o Pk 107+400. As intervenções no troço assentam em princípios de aumento da eficiência do sistema de transportes, dinamização do desenvolvimento económico, aumento da coesão social e territorial e incremento da sustentabilidade do sistema de transportes, tendo como principais objetivos: - Melhoria dos padrões de qualidade e conforto para o passageiro; Aumento da quota de mercado; - Eficiência das condições de exploração com adequados padrões de fiabilidade e segurança; - Redução do número de acidentes em atravessamentos e passagens de nível
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL, S.A.
Distribuição geográfica do financiamento
34,69 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
5 concelhos financiados .
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Santarém 21,86 milhões € ,
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Torres Novas 5,2 milhões € ,
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Golegã 4,51 milhões € ,
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Entroncamento 2,78 milhões € ,
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Cartaxo 346,91 mil € ,