Portal de informação sobre vários temas de gestão dos recursos públicos do Estado Português

Ficha de projeto

Nome

VIEIRA ONLINE .

Valor de financiamento

145,33 mil € .

Valor executado

125,07 mil € .

Código de operação

NORTE-09-0550-FEDER-000101 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A - Assistência técnica. Considerado que o Município possui limitações ao nível: i) dos recursos humanos com as qualificações exigidas por algumas das áreas técnicas e tecnológicas associada à operação, que se expressam nomeadamente ao nível das normas ISO e interoperabilidade de sistemas, ii) de disponibilidade temporal para abranger a globalidade das tarefas, torna-se necessário adquirir externamente serviços, com o objetivo de prestar assessoria técnica aos processos de planeamento e implementação da operação, de forma a assegurar a obtenção dos resultados fixados. A assessoria integra todos os trabalhos necessários ao êxito da operação, nomeadamente: i) Elaborar plano de ação da operação; ii) Assegurar a qualidade técnica do equipamento e das soluções informáticas adquiridas; iii) Assessorar tecnicamente o Município nos processos de decisão; iv) Elaborar documentos de natureza técnica; v) Contribuir para o cumprimento dos procedimentos e normas legais; vi) Elaborar documentos de controlo de execução da operação; vi) Reprogramação da candidatura, se se manifestar necessária, etc. B Requalificação do Balcão Único e Implementação do Balcão Digital. 1) Instalação de sistema de disponibilização de informação e serviços digitais que permite a integral digitalização de informação e interação com o cidadão bem como a sua disponibilização no espaço do Balcão Único, num terminal multitoque. 2)Implementação Balcão Digital. Portal Municipal que: i) assegure ao cidadão e empresas a obtenção, online, de serviços municipais, nomeadamente formulários eletrónicos e ii) iniciar um processo de atendimento digital assistido, conjugado com os “Espaços do Cidadão” e juntas de freguesia. C - Interação digital com os cidadãos e empresas. A presente operação prevê a implementação de soluções que possibilitam a interação entre o Município, eleitos locais, cidadãos, empresas e turistas, nomeadamente através do I) Sistema interativo de disponibilização de informação contextual, com base na localização, e serviços digitais acedidos nos terminais dos utilizadores (smartphones e tabletes) A atividade compreende a implementação dum sistema de informação contextual e serviços, que utiliza tecnologia wireless, funciona ofline e disponibiliza informação multimédia ajustada a cada equipamento, monumento, espaço, etc. sobre o qual se pretende disponibilizar informação. O sistema é constituído por: a) rede de beacons; b) plataforma web de gestão e disponibilização de informação contextua; c) aplicação eletrónica (App) e d) conteúdos multimédia e serviços recolhidos em qualquer fonte de dados, em resultado da integral interoperabilidade da solução, por recurso a tecnologia web scraping. II) aplicação móvel de interação biunívoca que permite disponibilizar serviços municipais e suporta comunicação dos utentes; III) plataforma para o conhecimento, dinamização, promoção e gestão dos recursos e atividades turísticas do concelho, constituída pelos módulos a) portal turístico e b) websig. Módulo portal turístico disponibiliza a informação multimédia organizada por temas, como por exemplo alojamento, restauração, património histórico, etc. Módulo websig disponibiliza esta mesma informação mas georreferenciada, A plataforma sustente, entre outras as funções de: i) dinamização atração territorial, ii) apresentação conhecimento da oferta turística; iii) características do património natural, arquitetónico, paisagístico, religioso cultural; iv) dinâmicas da procura turística do território; v)informação analítica e reporting etc. IV). Plataforma para o conhecimento e gestão das respostas sociais constituída a) Módulo de gestão da ação social municipal permite: i) Processamento digital desmaterializado de todos os processos; ii) Instrução do processo com obtenção de dados de diferentes fontes e participação de diferentes técnicos; iii) Início do processo, por um requerente, com recurso a formulário eletrónico e via web.; iv) Vários níveis de segurança de acesso b) Módulo Carta Social assume-se como instrumento privilegiado de suporte à atividade do Conselho Local de Ação Social (CLAS) possibilita: i) descrição de todos os equipamentos existentes; ii) descrição e análise das respostas socias disponibilizadas: tipologias, número de utentes, vagas existentes, etc.; iii) atualização dos dados referentes aos equipamentos, respostas e utentes; iv) espacialização de dados; v) diagnóstico das necessidades e a capacidade de resposta existente e em falta e vi) informação e suporte de decisões técnicas e políticas em tempo oportuno (real) de natureza estratégica e operacional (instrumento de governança); V) Plataforma websig para gestão dos instrumentos de ordenamento do território e disponibilização de informação e serviços ao cidadão e empresas composta por módulos de i) disponibilização, partilha e gestão de informação geográfica relativa a todos os instrumentos de ordenamento do território válidos existentes no município e ii) disponibilização, na web, do plano diretor municipal (PDM) e emissão das respetivas plantas. A plataforma é uma ferramenta integrada de armazenamento, verificação, manipulação e edição de dados espaciais para operar em ambiente colaborativo de suporte á decisão técnica e política sobre a gestão do território. D. Digitalização do arquivo municipal e hardware. Aquisição de hardware para suporte aos processos de modernização contemplados na presente operação, nomeadamente para a eficiente implementação e utilização das novas plataformas de desmaterialização de processos relacionados com a atividade social, turística e ordenamento do território, bem como com o processo de disponibilização de serviços digitais mediados, pelas Juntas de Freguesia.. VI) Aquisição e parametrização de plataforma de comunicação integrada de sms, mails, notificações push colaborativa. A presente plataforma destina-se a suportar todas as comunicações por SMS, Mail e Notificações Push, que se destinam a todos os munícipes ou a grupos específicos de destinatários, do tipo: i) empresários do setor turístico; ii) autarcas; iii) professores, etc. Com recurso às bases de dados é possível, de forma simples, barata e eficaz, comunicar com os públicos-alvo, bem como monitorizar, em tempo real, a eficácia da comunicação, nomeadamente saber se a comunicação foi rececionada e lida pelo destinatário. A plataforma é integrada com outras fontes de bases de dados existentes no Município, garantindo a total de proteção da privacidade no acesso ao backoffice para envio de SMS, e-mails e notificações push. Possibilita ainda: i) Criação de conta e acesso ao backoffice de envio de mensagens; ii) Criação e importação da lista de contactos; iii) Personalização da lista de interesses (ocorrências, eventos, educação, obras,…) e segmentação por utilizador; iv) Redação das mensagens e seleção dos destinatários consoante as preferências pré-definidas; v) Envio de mensagens em massa e vi) Consulta de relatórios e estatísticas de envio.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

145,33 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Vieira do Minho 145,33 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024