Portal de informação sobre vários temas de gestão dos recursos públicos do Estado Português

Ficha de projeto

Nome

AMARES + DIGITAL .

Valor de financiamento

426,05 mil € .

Valor executado

430,84 mil € .

Código de operação

NORTE-09-0550-FEDER-000073 .

Data de conclusão

30.11.2023 .

Sumário

1. Assistência técnica. Consideradas as especificações natureza técnica/tecnológica associada à operação, bem como a impossibilidade de o Município dispor de recursos humanos com as qualificações técnicas exigidas por algumas das áreas técnicas e disponibilidade temporal para abranger a globalidade das tarefas, torna-se necessário adquirir externamente serviços, com o objetivo de prestar assessoria técnica aos processos de implementação da operação. A assessoria integra ai)Elaborar plano de ação da operação; ii)Assegurar a qualidade técnica do equipamento e das soluções informáticas adquiridas; iii)Assessorar tecnicamente ao Município nos processos de decisão; iv) Elaborar documentos de natureza técnica; v)Contribuir para o cumprimento dos procedimentos e normas legais e vi)Elaborar documentos de controlo de execução da operação. 2. Implementação do Balcão Digital. A implementação da presente atividade visa a criação do Balcão Único Digital, enquanto espaço web de prestação de serviços digitais avançados e de comunicação com os munícipes e empresas. Esta componente da atividade compreende a elaboração do Portal do Cidadão com serviços de acesso geral, caso dos formulários e eletrónicos e de espaço reservado, para acesso a informação única de cada utente. 3. Interação digital com os cidadãos e empresas A presente operação prevê a implementação de soluções que possibilitam a interação entre o Município, escolas, eleitos locais, cidadãos, empresas e turistas, nomeadamente através do i)Sistema de disponibilização de informação contextual, com base na localização; ii) aplicação móvel que suporta os processos de comunicação e participativo dos cidadãos na gestão da coisa pública e iii) orçamento participativo. 4. Desmaterialização de processos internos e interoperabilidade. No contexto da ação pretende-se dotar o município de aplicações informáticas que suportem processos específicos e processos de integração que contribuam para a consolidação do processo de modernização administrativa. Integram a presente atividade as seguintes soluções: a)Ferramentas de gestão integrada dos processos de financiamento obtidos pelo Município nas diferentes fontes de investimento, com capacidade para gerar alertas, emitir relatórios e suportar vários utilizadores; b) Aquisição de uma aplicação informática que suporte os processos controlo de levadores e afins e possua mecanismos de alerta que assegurem o seu cumprimento tempestivo. A aplicação possui, entre outras, as seguintes funcionalidades: i)localização, em sistema SIG, de todos os equipamentos; ii) identificação e caraterização de todos os equipamentos, com descrição das tipologias, ano de instalação, proprietário, etc; iii)registo de todas as ações de manutenção; iv)registo de todas as vistorias, com possibilidade de junção de documentos; v)registo de todas as ocorrências, nomeadamente a selagem de equipamentos e realização de inquéritos; vi)geração de planos de vistoria e alertas para a realização das mesmas, com antecedência fixada; vi) geração de relatórios de atividade; vii)geração de reporting com base em variáveis selecionadas, tais como: número e tipologia de equipamentos existentes; ano de instalação dos equipamentos; ações de vistoria; ocorrências registadas, etc.; c)Interoperabilidade do RP financeiro com aplicações (SistemaIntegradoGestãoAprendizagem) e interoperabilidade do sistema gestão das obras particulares GSE, com aplicação de gestão dos processos técnicos de urbanismo e-Paper; d)Aplicação de gestão dos processos sociais que suporta a interação do Município com os diferentes utentes das medidas sociais implementadas; e)Aplicação e suporte á disponibilização de fatura eletrónica 5. Balcão para o Urbanismo. Aquisição e instalação de equipamento administrativo. A criação do balcão para o urbanismo exige que o espaço esteja dotado de mobiliário que assegure o arquivo dos processos de urbanismo mais recentes e utilizados, o desempenho dos recursos humanos afetos ao processo e o atendimento dos utentes. Razão pela qual se pretende proceder à aquisição de um conjunto de cinclo blocas com 34 estantes rolantes, cadeiras e secretárias. Aquisição e instalação de hardware e respetivo software. A disponibilização em formato digital de documentos, de processos em arquivo, é dependente da existência de um equipamento que proceda à sua digitalização, pelo que se pretende adquirir uma máquina específica (hardware), constituída por um posto de preparação de documentação de formato A3, vindo dotado de um mecanismo de compensação de lombada que o torna adequado à digitalização de documentos armazenados em dossiers/pastas bem como de livros. A máquina possui ainda capacidade de digitalizar plantas de dimensão até A2 e A1, estas por justaposição de plantas. O sistema é complementado pelo software dotado de: i)módulo para o processamento de imagens; ii) módulo para impressão; iii)módulo para visualização na web; iv) sistema de gestão de arquivo normalizado segundo norma ISSO; v)integração com arquivo municipal e vi) repositório digital.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

426,05 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Amares 426,05 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024