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Ficha de projeto

Nome

Escola Básica Sophia de Mello Breyner, Corvo .

Valor de financiamento

2,89 milhões € .

Valor executado

2,91 milhões € .

Código de operação

NORTE-08-5673-FEDER-000107 .

Data de conclusão

27.07.2021 .

Sumário

Esta candidatura consiste na realização dos seguintes trabalhos: Espaço exterior Correções do sistema central da drenagem, nomeadamente junto à entrada principal do recinto e portaria, devendo a portaria receber ainda uma estrutura leve como coberto de proteção. O sistema de drenagem será igualmente tratado junto aos acessos principais e de salas de aula com placas de betão no pavimento, as quais corrigirão diferenças de cotas junto aos respetivos acessos. Tal revisão de cotas e desníveis serão ainda concretizadas por um novo desenho para a rampa de acesso exterior ao espaço desportivo e uma nova rampa junto ao coberto da designada entrada dos alunos, no BLOCO Polivalente. A área bosque junto às galerias será objeto de trabalhos de limpeza, com critérios de identificação arbórea e podas de arejamento. Serão retificados muros de betão, substituídos os antigos bancos em betão degradados, bem como o pavimento betuminoso junto às galerias de acesso e plataforma que incorpora o BLOCO A e o BLOCO Polivalente deverá ser substituído por betão poroso drenante. Os pátios internos dos blocos das salas de aula deverão ser igualmente tratados ao nível do pavimento em betonilha já degradada e na erradicação de elementos que possam constituir risco de segurança, tal como floreiras em betão danificadas e batentes de pavimento salientes. Reabilitação BLOCOS A-B-C e BLOCO Polivalente Propõe-se para os três blocos a reabilitação dos espaços posteriores dos edifícios, correspondentes aos setores das salas de diferentes tipologias destinadas à Educação Visual e Tecnológica e salas de Ciências e Físico-Química, de forma que as respetivas áreas se tornem equitativas e que ambos os grupos tenham os espaços de aula teórica e prática definidos, ainda com a possibilidade de passagem entre salas e acesso ao pátio interno. Tal clarificação espacial e funcional das salas de EVT e laboratórios, de diferentes tipologias das clássicas salas de aula de 60,70 m², passarão a ter diferentes definições, como zona de pavimento cerâmico e zona de vinílico, bem como o posicionamento do quadro e telas, colocação de mesas de luz ou fornos e prensas, entre outros. Tal reorganização interna pressupõe ainda que os grupos de Educação Visual e Tecnológica passem a lecionar no BLOCO C e grupos de Ciências e Físico Química passem para o BLOCO B, de forma a poderem tirar partido da proximidade entre colegas de grupo e possível troca de materiais. O BLOCO A passará a abrigar a Educação Especial devido à maior proximidade ao BLOCO Polivalente, devendo receber uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada. O edifício BLOCO Polivalente receberá toda uma reorganização funcional e infraestrutural da área da cozinha e bufete. Serão revistas as cinco zonas de trabalho (confeção, preparação, distribuição, copa suja e copa limpa), assim como introduzidas as despensas de mantimentos, de frios, de produtos de limpeza e a área de controlo e receção de mercadorias. As funcionárias da cozinha passarão a ter instalação sanitária própria com espaço para cacifos. O bufete passa a funcionar de forma independente da cozinha, mas mantendo o acesso a alunos e professores. Para tal, deverá ficar nivelado pela zona de estar dos alunos no espaço polivalente, passando a estar posicionado 34 cm abaixo da cota do refeitório, situação a ser colmatada pela altura do balcão passa-pratos. O edifício polivalente será dotado de duas instalações sanitárias individuais e instalação para pessoas portadoras de mobilidade condicionada no espaço dos antigos arrumos e papelaria original do projeto. Encontra-se prevista a ampliação do setor pedagógico administrativo ao nível do rés-do-chão, de forma a se conquistar uma nova sala para diretores de turma e atendimento aos pais, sala de reuniões, gabinete de psicologia e a ampliação interna da secretaria. Tal ampliação, mostra-se setorizada entre os espaços destinados aos professores e psicologia e o espaço mais adstrito à secretaria, tesouraria, espaço da chefe e atendimento. O corpo ampliado respeita formalmente a métrica do projeto original e respetiva cobertura, apesar de incorporar um novo alçado em vidro voltado a Nascente, com uma linguagem arquitetónica diferenciada da pré-existência. Deverão ser ainda revistas a rampa e escada de acesso ao palco, de acordo com critérios regulamentares de segurança e mobilidade condicionada. Envolvente exterior dos edifícios Propõe-se a substituição das coberturas com amianto aplicando um novo revestimento em chapa de aço perfilada e lacada com características que permitem a compatibilização com o sistema de drenagem de águas pluviais existente e a linguagem arquitetónica destes edifícios. Será considerado o isolamento térmico das lajes de cobertura, com poliuretano projetado, bem como a substituição de cumeeiras, rufos, capacetes e caleiras, por novos elementos de zinco. A caixilharia exterior será substituída por novos elementos igualmente em alumínio natural, mas com vidro duplo e corte térmico. Será respeitada a métrica original ao nível do desenho, mas o sentido de abertura será alterado para janelas projetantes e todos os panos móveis, receberão limitadores de abertura acionáveis, o que resolverá, tanto implicações com o manuseamento de estores de ensombramento, como a possível e desejada ventilação transversal. Todas as soleiras e padieiras serão reparadas, repintadas, assim como tratadas as superfícies em betão à vista. Polidesportivo coberto Ficará implantado onde atualmente existe uma zona de jogos em terra batida, um patamar intermédio dos campos descobertos que compõem a oferta de espaços para a prática desportiva desta escola e que definem todo o limite Sul do complexo desenvolvendo-se ao longo do muro de meação com o terreno vizinho. O Projeto de Arquitetura foi desenvolvido, no sentido de conseguir uma área coberta com capacidade para a prática de diversas modalidades em simultâneo (3 campos de minibasket, 1 campo de basket, 1 campo de voleibol e 1 campo de futebol) complementada pelos respetivos balneários e zonas de apoio que permitissem uma utilização cómoda e adequada ao número de alunos desta escola. O edifício de apoio será constituído por balneários, vestiários e instalações sanitárias para alunos, professores e para pessoas com mobilidade condicionada. Está previsto um arrumo para material desportivo e uma zona técnica. A solução formal decorre destas duas vertentes e consiste em dois volumes regulares, consecutivos mas absolutamente distintos. O dos balneários, implantado no extremo nascente desta plataforma, funciona como transição e remate da mesma com a cota superior: o edifício de um piso, revestido a azulejo com entradas pelos extremos constitui uma base opaca, um enquadramento para a zona de jogos adjacente. A esta corresponde uma construção “solta do pavimento” translucida e aberta que arranca da cota da cobertura dos balneários, permitindo manter a amplitude visual que caracteriza o terreno atualmente.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

2,89 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Vila Nova de Gaia 2,89 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024