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Ficha de projeto

Nome

Mercado de Produtos Durienses .

Valor de financiamento

1,66 milhões € .

Valor executado

1,65 milhões € .

Código de operação

NORTE-06-3928-FEDER-000224 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

O Projeto âncora Mercado de Produtos Durienses consiste na criação de um espaço multifuncional inserido no Douro, vocacionado para a dinamização e comercialização de produtos e saberes únicos. Pretende-se reforçar a oferta de espaços e oportunidades de venda e promoção de produtos durienses e contribuir para o foco temático da valorização plurissectorial baseada na identidade e património cultural como recurso endógeno diferenciador, e para o aproveitamento da oportunidade que o Douro, enquanto capital simbólico e identitário reconhecido mundialmente configura: um exemplo desse reconhecimento é justamente a projeção internacional dos vinhos do Porto e dos Vinhos do Douro. As políticas Integradas de base territorial, traduzidas nas Estratégias Integradas de Base Territorial (EIBT) através das quais se materializam, entre outros, os Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) e Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) configuram a tessitura de abordagens cujo alcance funcional se centra, no caso concreto do PROVERE, na valorização económica de recursos singulares, em territórios de baixa densidade. O principal objetivo da iniciativa PROVERE é o de “fomentar a competitividade dos territórios de baixa densidade, através da dinamização de atividades de base económica, produtoras de bens e serviços transacionáveis, inovadores e alicerçadas na valorização de recursos endógenos únicos em cada território, de forma sustentável, contribuindo para a criação de emprego e de condições favoráveis à fixação e renovação da população” . O foco temático da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) Douro é o da “Valorização económica plurissectorial baseada na identidade e património cultural e na criatividade” a qual se traduz em eixos de atuação, de entre os quais se destaca o eixo 2, Mercados do Douro, o qual pretende a criação de uma “rede de espaços de promoção e venda de produtos endógenos e de base regional ” e cujos objetivos estratégicos concorrem para a “qualificação económica do capital humano, o empreendedorismo e a inovação, com especial enfoque na base da cultura e da criatividade (…) (que) pressupõe que venham a ser criadas melhores condições para alargar e transpor os aspetos culturais e simbólicos da excecionalidade da paisagem e da cultura do vinho a outros produtos e serviços do território, contribuindo assim para um fortalecimento da economia local de forma sustentada; e para a “apropriação e partilha de valores da singularidade dos recursos e da paisagem/território em benefício de um desenvolvimento sustentável. Os valores da singularidade do território do douro estendem-se a um conjunto de recursos e especificidades intrarregionais que dão origem a práticas e produtos que contribuem para enriquecer a perceção do capital simbólico do recurso douro ”. É este o propósito do Mercado dos Produtos Durienses.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

1,66 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Sabrosa 1,66 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024