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Projeto Portugal 2020

Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 7 - Caminhos de Peregrinação - Fase II

Ficha de projeto

Nome

Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 7 - Caminhos de Peregrinação - Fase II .

Valor de financiamento

66,32 mil € .

Valor executado

66,31 mil € .

Código de operação

NORTE-06-3928-FEDER-000190 .

Data de conclusão

30.11.2023 .

Sumário

A Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, concluiu no presente ano o alargamento do estudo denominado “Caminhos Antigos de Peregrinação – Caminhos Portugueses para Santiago de Compostela e os principais centros de Peregrinação” a todo o território do Tâmega e Sousa, estando a finalizar a edição de uma monografia sobre o mesmo, assim como a edição de um manual de boas práticas para intervenção nos caminhos, desenvolvidos no âmbito do projecto “Caminhos de Peregrinação – 1ª fase”, também financiado no âmbito do presente PROVERE. Com a informação produzida verifica-se a necessidade da sua divulgação junto do público, nomeadamente daqueles que têm interesse e gosto por caminhadas e por património, o que não é alcançavel apenas através da monografia que se está a concluir. Conforme previsto iremos proceder à sinalização de um dos caminhos, até porque consideramos que devemos testar a colocação de sinalética num dos caminhos para verificar o seu impacto e testar a sua conservação/manutenção, caíndo a escolha sobre o caminho de peregrinação de Santa Maria de Cádiz que foi objecto de estudo de caso para o manual de boas práticas produzido no âmbito do referido projecto “Caminhos de Peregrinção – 1ª fase”, e para o qual foi assinalada a tipologia e tipo de placas necessárias, assim como indicado um orçamento para sua realização. Para a divulgação consideramos que a melhor opção é o desenvolvimento de uma plataforma, ou seja, de um website com uma PWA (progresssibe web app) integrada, que possibilite a quem quiser percorrer os caminhos, fazendo uso do seu smartphone. A plataforma a desenvolver, para além de valorizar e promover o território, permitirá que qualquer cidadão possa ter acesso aos caminhos definidos no âmbito do estudo; obter informação relativamente detalhada sobre cada um dos deles (indo ser usada a infromação desenvolvida no estudo/monografia); visualizar o trajeto do caminho no território (sobre o mapa da Google); utilizar a informação disponibilizada para auxiliar na realização do caminho (recorrendo à PWA respetiva, instalada no smartphone); e obter informação adicional sobre o território. Consideramos que a construção da plataforma, para além de ser mais execuível em termos de tempo e custo, é mais adaptável, podendo mesmo ser corrigida/alterada/adaptada ao longo dos tempos. Para aqueles que ainda não têm acesso às novas tecnologias possam também usufruir dos caminhos, consideramos importante a edição de pequenos folhetos que lhes permitam percorer os mesmos. Finalmente, consideramos que a produção de material de merchandising terá um impacto maior junto da população e da comunicação social.

Distribuição geográfica do financiamento

66,32 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Vale de Cambra 1,99 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024