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Ficha de projeto

Nome

Marketing Territorial .

Valor de financiamento

3,25 milhões € .

Valor executado

3,07 milhões € .

Código de operação

NORTE-06-3928-FEDER-000114 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

Pretende-se com este projeto reforçar o impacto das ações de marketing territorial previstas para o território da NUT III Douro, otimizando os recursos a investir e melhorando a capacidade de atração e/ou fixação dos seus segmentos de mercado (residentes, visitantes e investidores). Isto só poderá ser feito com um conhecimento aprofundado, quer das potencialidades e debilidades dos recursos e competências disponíveis no território, quer do perfil dos seus atuais e potenciais segmentos de mercado alvo. Por isso, a sistematização desta informação, feita em conjunto com os stakeholders regionais relevantes, será um instrumento essencial para atingir um objetivo mais amplo que é o de consensualizar futuras estratégias e ações de marketing territorial fundamentadas, de forma a melhorar a implementação e a eficácia das decisões tomadas. Nesse sentido, o Plano de Marketing Territorial para a região do Douro (PMT Douro), para o período a considerar (2019-2021), começou por analisar a envolvente e os mercados atuais e potenciais, bem como os recursos e competências do território abrangido por esta NUT III. No âmbito dos recursos e competências do território, incluem-se os recursos endógenos com valor para os segmentos territoriais, tais como os turísticos, as infraestruturas e serviços básicos da região, as atividades económicas e os recursos humanos mais relevantes para o seu desenvolvimento. No que diz respeito aos mercados atuais e potenciais, importa fazer uma análise histórica e prospetiva dos segmentos acima referidos: Moradores e trabalhadores residentes no território e sua tipologia; Visitantes da região e sua evolução por tipologia e por mercados geográficos; Empresas e potenciais investidores da região. Por fim, para além da caracterização da evolução prevista para as variáveis mais relevantes da envolvente externa contextual, o Plano dá-nos a conhecer outras regiões nacionais e internacionais que com algumas características similares ao Douro, se possam constituir como competitivas e/ou relevantes para o exercício de benchmarking. Esta análise aprofundada permitiu compilar e tratar um conjunto de informação alargada e relevante para a região, o que permitiu definir objetivos e prioridades estratégicas de uma forma fundamentada e não casuística, as quais estiveram na base das ações a incluir no PMT Douro e a abranger pela EEC Provere. Por outro lado, transversal à elaboração do PMT Douro, foi efetuada uma análise e uma definição prévia de fatores de identidade da imagem de marca percecionada e a criar para a região, por forma a enquadrar e apoiar as ações de promoção agora definidas para o território, em sede do Plano de Ação desenhado e aprovado em sede de reunião do Conselho Intermunicipal. Assim, podemos definir os seguintes objetivos gerais para este projeto: A. Sistematizar a informação existente sobre os segmentos de mercado, envolvente, recursos e competências da região do Douro, de forma a fundamentar estratégias e ações de marketing territorial a propor; B. Auscultar a opinião dos agentes com intervenção direta na região do Douro para garantir o mais amplo consenso regional e melhorar a eficácia da implementação das decisões tomadas em termos de marketing territorial. C. Definição e execução de um Plano de Ação que dê corpo à estratégia e visão plasmadas no Plano de Marketing Territorial construído

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

3,25 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por sub-região

1 sub-região financiada .

  • Douro 3,25 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024