Projeto Portugal 2020
Reabilitação de Edifícios- Reabilitar para incluir (espaço público) - 1ª fase - Arranjos exteriores de Vila D'Este
Ficha de projeto
Nome
Reabilitação de Edifícios- Reabilitar para incluir (espaço público) - 1ª fase - Arranjos exteriores de Vila D'Este .Valor de financiamento
4,41 milhões € .Valor executado
4,41 milhões € .Código de operação
NORTE-05-4943-FEDER-000087 .Data de conclusão
31.12.2023 .Sumário
Esta operação consiste na implementação das seguintes ações infraestruturais: 1. Revisão dos Acessos á Urbanização Pretende-se que a urbanização e o seu sistema viário interno se integrem eficazmente na rede viária do Concelho, para que deixe de se verificar o atual isolamento e a mesma se torne mais permeável relativamente à malha urbana em que se insere. A nível formal, será devidamente tratado e arborizado, e incluirá a plantação de espécies arbustivas, execução de diferentes materiais de revestimento do solo e iluminação adequada. 2. Execução de Ligações Automóveis de modo a evitar arruamentos sem saída Tentar-se-á dar continuidade á maioria dos arruamentos sem saída para evitar congestionamentos de trânsito e estacionamento, e simultaneamente evitar os ghettos e cul-de-sacs. 3. Reorganização dos Circuitos e Estacionamento Automóvel Optou-se por utilizar a sinalização horizontal e pinturas de pavimento, de modo a evitar estrangulamentos e permitir, pelo menos, uma baía de estacionamento de um dos lados da via. A marcação do estacionamento será efectuada essencialmente através de pintura do próprio betuminoso. Nas zonas onde o perfil transversal da rua é amplo será executada uma placa central destinada a ordenar a circulação e aumentar o estacionamento automóvel. Nas pracetas onde já existe baía de estacionamento, serão objecto de reestruturação, de modo a reorganizar o aparcamento. A intervenção acima referida será, naturalmente, acompanhada da revisão integral e substituição da sinalética vertical e horizontal. 4. Requalificação de Percursos Pedonais Optou-se por substituir a maior parte das guias existentes por guias de granito cinza, repavimentar os passeios com betonilha esquartelada e requalificar o mobiliário urbano e iluminação. 5. Clarificação das Áreas de Acesso Automóvel e Pedonal Optou-se por distinguir aquilo que é passeio para peões daquilo que pode ser passagem de veículos, por um lado, através de diferenças na textura do pavimento - enquanto o passeio é liso e apresenta esquartelamento, a passagem de automóveis é assinalada com acabamento vassourado e antiderrapante, e, por outro, com meios físicos que funcionam como barreiras à circulação, sejam pilaretes, árvores ou mobiliário urbano. 6. Requalificação das Zonas de Entrada para os vários blocos de habitação Propõe-se que sejam reformuladas as escadas existentes, com novos degraus em betonilha afagada, colocando rampas onde a diferença de cota permitir a sua execução dentro de inclinações regulamentares, e uniformizando guardas e corrimãos, em ferro galvanizado e esmaltado. 7. Criação de Ligações Pedonais em taludes Execução de escadarias exteriores, tão suaves quanto possível, nos locais já assinalados pelo pisoteio das pessoas, mas também noutros onde se julga facilitarem os percursos. Estas escadarias serão em betão armado com malha-sol, possuindo muretes laterais em betão (dada a forte inclinação dos taludes) e passa-mão em ferro galvanizado. Os seus degraus são boleados e com textura antiderrapante no focinho, estando assegurada, através do seu caimento de 2% e grelhas nos patamares, a drenagem das águas pluviais. 8. Revisão das Áreas Verdes e Arborização Propõe-se a plantação e sementeira de espécies autóctones com baixa necessidade de manutenção. Para além destes espaços em terra, sugere-se ainda a plantação de alinhamentos de árvores junto aos passeios e ruas, em caldeira, de modo a embelezar, dotar de sombra, e enfatizar o enfiamento e perspectiva dos arruamentos existentes. 9. Revisão da Iluminação Pública Pretende-se rever todas as infraestruturas elétricas, nomeadamente da rede de iluminação pública, das alterações de rede de distribuição em B.T., nesta fase de arranjos exteriores da Reabilitação Física da Urbanização de Vila D´Este. Considera-se fundamental que exista uma eficiente iluminação do local, bem como que a própria coluna e luminária sejam peças bem integradas na requalificação que se pretende. 10. Substituição do Mobiliário Urbano Optou-se pela colocação de novo mobiliário, que será pré-fabricado, ora em betão, ora em ferro galvanizado. Pretende-se atingir alguma homogeneidade nas peças de mobiliário, por um lado, e por outro dotar o espaço de peças seguras, confortáveis e duráveis. A opção foi de inserir mobiliário urbano junto aos blocos de habitação fabricado por medida e de acordo com o previsto para os próprios edifícios, ou seja, estabelecendo um desenho tipo para bancos. Não possuem qualquer manutenção, são de fácil instalação e elevada durabilidade. Possuem também dupla a vantagem de funcionarem como dissuasores e condicionantes de estacionamento indevido. Serão naturalmente considerados outro tipo de peças directamente relacionadas com o funcionamento dos transportes colectivos, como sejam abrigos, mupis, e painéis informativos. 11. Substituição dos Blocos de Correio Os briques existentes serão demolidos e substituídos, o que optimiza o trabalho dos próprios agentes dos CTT. Os novos briques serão redistribuídos pelo espaço, de acordo com as necessidades mas sem introduzir alterações radicais, de modo a que as populações, habituadas a tomar determinadas direcções, não tenham que se adaptar a algo muito diferente. Serão construídos em betão á vista, envernizado, e as caixas em aço de 22x30x17 cm. A cobertura, em betão com caimento para o interior, terá acabamento impermeabilizante tipo BASF, ou equivalente, e incluirá, na zona central, chapa de policarbonato tipo Thermoclear, ou equivalente. Pretende-se assim dotar o interior de boas condições de iluminação sem, no entanto, ter de recorrer a soluções que envolvam instalações eléctricas. A porta de entrada será em chapa metálica, propondo-se ainda que todas elas possuam a mesma chave de modo a facilitar o trabalho do carteiro. O pavimento será em betonilha afagada com acabamento a talocha mecânica, com caimento de 2%, e deverá incluir grelha quadriculada em inox, de modo a evitar piso molhado num local em que ocorre frequentemente a queda de papéis ou cartas ao chão. 12. Reorganização e Substituição dos Equipamentos de Recolha de Resíduos Para além de novos recipientes de recolha indiferenciada ou ecopontos isolados, encontramos também soluções mistas, em que se conjugam estes dois tipos de recipientes. Para além destes, de grandes dimensões, propôs-se também a introdução de um grande número de papeleiras mais pequenas, que possibilitam que qualquer cidadão encontre onde deitar lixo sem ter de percorrer uma grande distância. 13. Revisão das infraestruturas da Rede de Águas Considera-se fundamental a revisão destas infraestruturas pois sendo uma área de grande extensão e fortes inclinações, deverá também possuir as infraestruturas adequadas para resolver os problemas de recolha de águas atualmente existentes.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA
Distribuição geográfica do financiamento
4,41 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Vila Nova de Gaia 4,41 milhões € ,