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Ficha de projeto

Nome

Requalificação do Eixo Visconde de Arneirós .

Valor de financiamento

853,2 mil € .

Valor executado

693,64 mil € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000247 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

No sentido de tornar menos intrusiva a intervenção, minimizando consequentemente o seu impacto sobre a envolvente, optou-se por criar um passeio em parte significativa do arruamento. Sem colocar em causa a constituição e o assegurar de um percurso contínuo e protegido, destinado aos peões, salvaguardaram-se simultaneamente exemplares arbóreos de grande porte, muros possivelmente centenários que delimitavam propriedades agrícolas, elementos fundamentais na caracterização e imagem da via e do próprio território. As exceções a este contexto acabam por incidir sobre espaços que permitem constituir áreas de paragem e estar, consideradas elementos fundamentais tendo em conta o relevo da encosta e sobre espaços de articulação com o edificado ou com situações viárias específicas, como a rotunda prevista. Em termos estritamente técnicos a solução adotada assenta portanto na construção de um arruamento com duas faixas de rodagem, com uma largura total de 6,00m, perfil que considerado adequado ao tipo de tráfego predominante neste arruamento e que simultaneamente implica uma menor velocidade de circulação das viaturas, tendo os passeios larguras variáveis, que no entanto nunca serão inferiores a 1,20m. Dado que assegurar a mobilidade pedonal constitui o cerne desta operação, para além do adequado dimensionamento dos passeios, impõem-se que seja garantida a plena acessibilidade em todas as situações de atravessamento. Devidamente adaptadas às condições e exigências de cada situação, adotaram-se a este nível as mais recentes recomendações técnicas para o seu desenho e que constam na proposta de Norma Portuguesa NP 9999-9-9 2015, referente aos pavimentos tácteis. No que concerne aos aspetos construtivos desta operação, o granito enquanto opção construtiva para a construção de muros e pavimentos, constitui um material presente em toda a área da intervenção. Quer seja utilizado de forma mais rudimentar ou elaborada nas alvenarias dos muros, quer na pavimentação de acessos, vias secundárias ou em complemento das faixas de rodagem, constituindo as valetas para recolha e condução das águas pluviais. Assim, este material desempenha um papel determinante na caracterização e imagem deste arruamento. Pretende-se, portanto, manter a utilização de granito em moldes similares aos dos antigos muros existentes, na execução da generalidade dos muros de suporte e vedação com exceção das situações em que pela sua altura ou por outro tipo de condicionantes específicas, tal opção não se afigure tecnicamente recomendável. O granito será igualmente utilizado nas guias que de uma forma geral constituem o desenho das plataformas e passeios propostos, assim como nos lancis galgáveis e de separação entre as faixas de rodagem e os próprios passeios. Adicionalmente, sob a forma de cubos de 11cm de aresta, o granito será ainda utilizado no preenchimento das superfícies destinadas ao uso misto de viaturas e peões, devendo ser utilizado granito azul nas faixas de circulação de veículos e amarelo nas restantes situações. No sentido de garantir mais conforto e segurança aos percursos destinados exclusivamente a peões, serão aplicadas peças pré-fabricadas em betão do tipo correntemente designado como pedra-de-chão, de formato paralelepipédico na cor cinza. Nestes percursos, sempre que os seus limites impliquem diferenças altimétricas relativamente aos terrenos confinantes, será instalado um gradeamento modular, executado em tubulares de ferro de diâmetros variáveis devidamente metalizados e pintados a tinta de esmalte na cor cinza antracite. A sua fixação será feita através de aparafusamento ao coroamento dos muros em causa. Adicionalmente, na execução dos acessos às passadeiras foram tidas em consideração, tal como já referido, as recomendações técnicas definidas na proposta de Norma Portuguesa NP 9999-9-9 2015. Portanto, deverão «ser aplicados, de acordo com o projeto, os denominados pavimentos de perigo e direcionais, seguindo os pressupostos técnicos estabelecidos na proposta de regulamentação supra citada. No que respeita às faixas de rodagem, será aplicada um nova camada de desgaste em betuminoso, devendo anteceder essa aplicação a execução dos trabalhos de estabilização e consolidação que se mostrem necessários. Na sinalização horizontal a executar segundo a normativa técnica em vigor, deverá ser usada uma pintura com tinta termoplástica reflectora fundida a 200ºC. Para além da sinalização vertical regulamentarmente aplicável prevê-se ainda e ao longo do traçado da intervenção a instalação de papeleiras. Adicionalmente, as áreas verdes propostas serão predominantemente tratadas com prado ou eventualmente vegetação do tipo arbustivo de pequeno porte, com recurso a espécies facilmente adaptáveis às condições de terreno e clima do local. Preconiza-se ainda a plantação de alguns elementos arbóreos tais como liquidâmbares e ciprestes. No que concerne às diversas infraestruturas instaladas ou a instalar no troço de arruamento objeto da intervenção, nomeadamente a drenagem de águas pluviais, as redes de abastecimento de água, de esgotos, de energia eléctrica e iluminação pública deverão ser consultados os projetos das respetivas especialidades.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

853,2 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Lamego 853,2 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024