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Projeto Portugal 2020

BENEFICIAÇÃO DAS PARAGENS DE AUTOCARRO NO CONCELHO DE ESPINHO

Ficha de projeto

Nome

BENEFICIAÇÃO DAS PARAGENS DE AUTOCARRO NO CONCELHO DE ESPINHO .

Valor de financiamento

391,88 mil € .

Valor executado

380,44 mil € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000221 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

No âmbito da estratégia do PEDU aprovada para o Município e no que se refere às componentes de mobilidade urbana sustentável, a estratégia municipal foi delineada tendo em conta as Diretrizes Nacionais para a Mobilidade vertida pelo IMT no Pacote da Mobilidade (IMT, 2012), no Plano de Ação para os Modos Suaves (IMT, 2012) e no Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável da Área Metropolitana do Porto (PAMUS). Trata-se de uma estratégia que surge na sequência da Revisão do Plano Diretor Municipal de Espinho, que tem como objetivos na área da mobilidade – fomentar o uso do transporte suave (ciclável e pedonal); promover a articulação entre os vários modos de transporte, em concreto com o modo de transporte suave, através da criação de percursos pedonais e cicláveis e de interfaces intermodais nos nós das redes de transporte público. A estratégia sistematiza um conjunto de medidas de adaptação e atenuação energética, operacionalizadas através da construção de uma rede de ciclovias e de beneficiação de percursos pedonais, da criação de interfaces intermodais nos nós de transportes públicos, em particular na Estação Ferroviária do Caminho de Ferro do Norte e dos autocarros em construção no âmbito do ReCaFE. Trata-se assim de equilibrar a afetação do espaço público a diversos modos de transporte, de forma a potenciar a utilização de modos de deslocação saudáveis e sustentáveis. Em concreto, pretende-se promover o uso ciclável e pedonal e melhorar a atratividade do transporte coletivo, de forma a aumentar os índices de utilização de ambos, como elemento de coesão, com a consequentemente redução da utilização do automóvel e das emissões de CO2. A operação enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) na componente do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana (PAMUS). Faz parte dos projetos aprovados no quadro de compromissos contratualizado com a Autoridade de Gestão no âmbito da Prioridade 4.5, associada ao PAMUS A presente operação refere-se ao projeto de Beneficiação/Requalificação das Paragens de Autocarro, que se pretende implementar no Concelho, e que abrange as freguesias de Espinho, a União de freguesias de Anta -Guetim, Paramos e Silvalde, no âmbito da referida estratégia de mobilidade do Município. Trata-se de um projeto de beneficiação /requalificação de pequenos interfaces ou pontos "micromodais", ou seja, dos locais de espera do autocarro, no total de 109 abrigos e 20 totens. O projeto propõe uma cobertura mais largada em relação à atual rede de interfaces do transporte rodoviário, que inclui a substituição dos atuais abrigos das paragens de autocarro e a criação de novos em pontos considerados mais estratégicos. Trata-se de um projeto que pretende para além de criar novas paragens de autocarro, dotar as existentes de melhores condições de acessibilidade, de conforte e comodidade. Para além de uma melhor inserção das referidas paragens no território, pretende-se com esta operação proceder à sua organização funcional, de forma a elevar a qualidade de serviço prestado e em conjugação com outras medidas em curso no âmbito da mobilidade, integradas no PAMUS, pretende-se atrair mais utentes para este tipo de transporte público. Integra uma proposta de materiais diferenciadores, designadamente guias e empedrados em granito e betão, tendo em conta o seu uso intensivo por pessoas e veículos, não esquecendo a mais-valia desse tipo de materiais para o tratamento qualificado do espaço público. Complementarmente, dando resposta à legislação em vigor, é proposta a diferenciação de pavimento, indicativo da PA a pessoas com mobilidade condicionada, através da aplicação de pavimentos táteis . Trata-se de reforçar o sistema de mobilidade do concelho, em concreto contribuir para a construção de uma Rede de Interfaces (micro-modais) mais funcional, que assegurem a ligação dos autocarros urbanos, no interior e exterior do concelho, com especial relevância para as ligações aos concelhos limítrofes.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

391,88 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Espinho 391,88 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024