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Projeto Portugal 2020

REABILITAÇÃO DO CENTRO COORDENADOR DE TRANSPORTES (CCT)

Ficha de projeto

Nome

REABILITAÇÃO DO CENTRO COORDENADOR DE TRANSPORTES (CCT) .

Valor de financiamento

962,29 mil € .

Valor executado

948,83 mil € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000136 .

Data de conclusão

30.11.2023 .

Sumário

1.1 A presente Memória Descritiva refere-se ao estudo de requalificação do edifício existente atualmente como Central de Camionagem, para Centro Coordenador de Transportes da Póvoa de Varzim, constituindo-se como uma plataforma de ligação entre os diversos modos de transportes, desde transporte coletivo, a pedonal, ciclável, etc., dotando assim a cidade de uma estrutura polivalente em termos de mobilidade, surgindo como projeto âncora do Pacote da Mobilidade preconizado para a cidade, no âmbito do PEDU. 1.2. A opção por este projeto tem por base o facto de o Centro Coordenador de Transportes da Póvoa de Varzim poder vir a constituir-se como projeto potenciador da utilização dos circuitos pedonais e cicláveis da cidade como alternativas nas deslocações casa-trabalho/casa-escola e serem, portanto, alternativa para os movimentos pendulares mais curtos entre os núcleos urbanos existentes. Este projeto insere-se nos objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da Póvoa de Varzim de promoção de uma mobilidade urbana sustentável e de redução de emissões poluentes resultantes da utilização de combustíveis fósseis pelos vários meios de transporte: Eixo 2 I Promover a Mobilidade Sustentável - 2.5. Desenvolver soluções inovadoras de aumento da utilização, nível de serviço e eficiência do sistema de transportes públicos 2.6. Promover a intermodalidade e a interoperabilidade do sistema de transportes públicos. De igual modo, a presente intervenção contribui para a prossecução dos objetivos gerais do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Área Metropolitana do Porto de promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável, assente em estratégias de baixo teor de carbono, nomeadamente em áreas mais urbanas (refletindo o compromisso entre o referencial da Europa 2020, as novas orientações da Política de Coesão e as estratégias nacional e regional). Face aos objetivos do PAMUS e à experiência europeia em matéria de mobilidade, as principais ações a desenvolver centram-se em diferentes tipologias, como o incremento dos modos suaves (bicicleta e pedonal). 1.3. Serão assim garantidas melhores condições de acessibilidade pedonal na área urbana envolvente, melhorando os sistemas de informação ao público, informação sonora, táctil e visual e garantindo a existência de sistemas mecânicos que permitam o acesso e circulação de pessoas com mobilidade condicionada, promovendo a circulação pedonal em percursos urbanos de curta duração, a transferência para os modos suaves de deslocação, a redução dos GEE e o reforço da integração multimodal. A intervenção enquadra-se no conceito atual de mobilidade urbana, onde a requalificação de áreas do espaço público são uma prioridade, de forma a que as pessoas sejam privilegiadas em detrimento dos automóveis, permitindo um usufruto público de infraestruturas urbanas e uma utilização mais “limpa”, passando a funcionar como alternativa ao modelo atual de transporte motorizado, com congestionamento das vias existentes. Esta reabilitação e criação de ponto de convergência e ligação para os restantes modos de deslocação/transporte, permite co Centro de Coordenação de Transportes, posicionar-se ainda como uma estrutura crucial ao desenvolvimento de uma mobilidade sustentável, sendo promotora de uma alteração futura da estrutura da repartição modal, com diminuição da utilização intraurbana do automóvel particular.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

962,29 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Póvoa de Varzim 962,29 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024