Projeto Portugal 2020
REDE URBANA PEDONAL E CICLÁVEL - DO CENTRO DA CIDADE A BALASAR
Ficha de projeto
Nome
REDE URBANA PEDONAL E CICLÁVEL - DO CENTRO DA CIDADE A BALASAR .Valor de financiamento
2,37 milhões € .Valor executado
2,37 milhões € .Código de operação
NORTE-05-1406-FEDER-000127 .Data de conclusão
30.11.2023 .Sumário
O projecto em questão refere-se à requalificação e valorização do ramal ferroviário Póvoa de Varzim – Vila Nova de Famalicão, atualmente desativado, permitindo a sua utilização enquanto Ciclovia. A recuperação e transformação deste antigo troço ferroviário tem como intuito incrementar a utilização de modos suaves no concelho, através de uma ligação existente que atravessa o coração das freguesias do concelho, ligando-se a Vila Nova de Famalicão, numa extensão de aproximadamente 18 Km. O projeto que se apresenta responde ao crescente nível de exigência ambiental, social e cultural em termos de soluções de mobilidade. A opção de ciclovia tem por base o facto de esta ligação vir a ter um uso quotidiano, nas deslocações casa-trabalho/casa-escola e ser alternativa para os movimentos pendulares mais curtos entre os núcleos urbanos existentes. A antiga linha de caminho-de-ferro, que atravessa o concelho, desenvolve-se, em praticamente toda a sua extensão paralelamente às principais vias de comunicação, entre Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim, atravessando as freguesias de Beiriz, Amorim, Terroso, Laúndos, Rates e Balazar. A intervenção a realizar aproveitará as caraterísticas já existentes desta infraestrutura para a criação de uma ciclovia, funcionando como canal de ligação entre estes núcleos urbanos do concelho e o centro da cidade. Este traçado apresenta características distintas por possibilitar ligações diretas dos aglomerados urbanos que atravessa e o objectivo é criar todas as condições para que esta via possa servir efectivamente como alternativa ao transporte individual motorizado. A antiga linha férrea posiciona-se ainda como uma estrutura essencial ao desenvolvimento de uma mobilidade sustentável, sendo promotora de uma mudança de hábitos para a utilização de meios de transporte não poluentes. A presente candidatura constitui-se como uma sub-ação da operação prevista no âmbito do PEDU, na Prioridade de Investimento 4.5 – Mobilidade Sustentável com o número 1.5 - REDE URBANA PEDONAL E CICLÁVEL - DO CENTRO DA CIDADE A BALASAR, conforme Quadro de Compromisso PEDU 2016-2020, em anexo. Por outro lado, este projeto tem relação direta com dois outros projetos do PEDU da Póvoa de Varzim: MOB.03 |Via Circular Urbana da Cidade - Ciclovia; MOB.07 | Requalificação do Espaço Público no Bairro da Matriz De igual modo, a presente intervenção contribui para a prossecução dos objetivos gerais do Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Área Metropolitana do Porto de promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável, assente em estratégias de baixo teor de carbono, nomeadamente em áreas mais urbanas (refletindo o compromisso entre o referencial da Europa 2020, as novas orientações da Política de Coesão e as estratégias nacional e regional). Face aos objetivos do PAMUS e à experiência europeia em matéria de mobilidade, as principais ações a desenvolver centram-se em diferentes tipologias, como o incremento dos modos suaves (bicicleta e pedonal), através da construção de ciclovias ou vias pedonais, sendo este o principal objectivo da proposta “Rede Urbana pedonal e ciclável – do centro da cidade a Balazar”
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICÍPIO DA PÓVOA DE VARZIM
Distribuição geográfica do financiamento
2,37 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Póvoa de Varzim 2,37 milhões € ,