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Projeto Portugal 2020

REGENERAÇÃO URBANA DO CENTRO DA VILA DE S. MARTINHO DE ANTA - RUA DO TEIXO E SEUS ARRUAMENTOS

Ficha de projeto

Nome

REGENERAÇÃO URBANA DO CENTRO DA VILA DE S. MARTINHO DE ANTA - RUA DO TEIXO E SEUS ARRUAMENTOS .

Valor de financiamento

323,5 mil € .

Valor executado

286,17 mil € .

Código de operação

NORTE-04-2316-FEDER-000335 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A área de intervenção compreende a rua do Teixo e a Avenida das Quintães, situados a nordeste do Centro da vila de São Martinho de Anta. Integrada na área de reabilitação urbana de São Martinho de Anta, a operação na rua do Teixo assume particular importância na coesão do tecido urbano dado que em conjunto com a rua do Fundo do Povo e parte da rua das Quintães, configuram a malha urbana mais antiga daquele aglomerado. A avenida das Quintães, que liga a rua do Teixo à rua das Quintães, apresenta ocupação rarefeita e de construção mais recente. Tratam-se de arruamentos de parco perfil, infraestruturados há mais de 20 anos, e que dispõem de saneamento, iluminação pública e rede de recolha de águas para regadio. No estado atual, os presentes arruamentos caracterizam-se pela ausência de desenho urbano e pela sobreposição de intervenções, sobretudo no que respeita à pavimentação da rua do Teixo, esta é a que concentra a maior parte das construções, absolutamente de carácter habitacional e de pequena escala. O projeto prevê o recurso a materiais e linguagens concordantes com a dimensão e características do edificado preexistentes, marcadamente composto por granito, conferindo-lhe a mesma sintaxe, deste modo é escolhido o revestimento a cubo de granito da região, do tipo “amarelo” com as dimensões de 11 x11 cm para todos os pavimentos, e devido ao curto perfil e à necessária conjugação de infraestruturas, recolha de águas pluviais em conjunto com a rede de regadio, optou-se por estabelecer uma marcação central com lajetas do mesmo material de forma a orientar a aglutinar parte daquelas infraestruturas, conduzindo-se as ligações de iluminação pública e de telecomunicações para o subsolo de maneira a reduzir a poluição visual promovida pelas atuais cabelagens aéreas. De um modo global procura-se com a presente proposta de intervenção a melhoria da integração urbana através de um ambiente mais cuidado e com uma imagem global uniforme. Nos arruamentos podem identificar-se dois perfis transversais tipo (existentes) com a seguinte constituição: - Troços com faixa de rodagem de dimensões variáveis, pavimentada em betuminoso, com passeios de reduzidas dimensões em calçada de cubos de granito em apenas um dos lados, delimitado por lancis também de granito, com infraestruturas de abastecimento de água, esgotos e regadio e sem recolha de águas pluviais. - Troços com faixa de rodagem com dimensões variáveis, pavimentada em betuminoso, com valetas em terra ou calçada, sem passeios, delimitado pelos muros de vedação das propriedades que contêm as edificações, com infraestruturas de abastecimento de água, esgotos e regadio e sem recolha de águas pluviais. Em toda a sua extensão, apenas se verificam algumas intenções de alinhamentos de passeios, mas sem qualquer cuidado em termos de estrutura planeada. As restantes bermas estão transformadas em naturais canais de águas pluviais. Os poucos elementos visíveis em termos de passeio pedonal foram executados recentemente tendo-se optado por lancis de passeio em cimento e revestimento a cimento ou pavê. De acordo com o que foi possível verificar in sito (não existe cadastro), o arruamento dispõe de rede de abastecimento de água potável, rede de drenagem de águas residuais domésticas e um sistema de conduta de água para regadio Não existe sistema de recolha de águas pluviais, pelo que se estudou a implantação do mesmo. Os prédios drenam para a valeta existente ao longo da via pública, descarregando para uma linha de água existente a jusante, no limite da intervenção. O arruamento dispõe de pendente que permite que todo o escoamento se realize por gravidade. Existe um sistema de conduta de água para regadio na generalidade dos troços a intervir. A água com origem na parte mais alta da povoação, escorre por um sistema de condutas formado por canais e tubos, com caixas intermédias que servem para direcionar as águas para as propriedades agrícolas. As condutas estão localizadas sob os passeios ou sob a estrada, a pouca profundidade, cerca de 20cm. De um modo geral pretende-se com este projeto de arquitetura que todo o arruamento tenha um perfil transversal tipo, com a seguinte constituição: - Marcação do eixo da via com lajetas de granito no qual serão inseridos os elementos de recolha de águas pluviais e de repartição da água do sistema de regadio e restante pavimento em cubos de granito 11x11cm a formar pendente de escoamento para o lajeado. Por se tratar de uma via com um perfil muito reduzido e por se encontrar edificada em quase toda a sua extensão, propõe-se uma solução que não permite velocidades elevadas pelos veículos motorizados e beneficiando a circulação de peões. O projeto pretende dar dignidade a este acesso de chegada, tendo-se proposto o melhoramento do aspeto dos materiais a aplicar, como os granitos amarelos, os alinhamentos arbóreos, o mobiliário urbano e ainda as infraestruturas que se pretendem reabilitadas.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

323,5 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Sabrosa 323,5 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024