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Ficha de projeto

Nome

Hat Weekend | S. João da Madeira | Cidade dos Chapéus .

Valor de financiamento

255,47 mil € .

Valor executado

255,47 mil € .

Código de operação

NORTE-04-2114-FEDER-000351 .

Data de conclusão

30.11.2023 .

Sumário

O Turismo Cultural e o Turismo Industrial constituem dois produtos turísticos de elevado potencial e impacto económico no âmbito das estratégias regionais de desenvolvimento sustentável, cuja relevância e sinergias geradas têm sido amplamente comprovadas pelas experiências observadas em diversos países no contexto europeu, como a Espanha, França, Alemanha ou Itália, pelo que importa incluir esta dimensão na definição dos planos de desenvolvimento regionais e nacionais do Turismo. Apesar de ainda pouco exploradas em Portugal, estas vertentes têm constituído uma forte aposta do Município de São João da Madeira em termos das suas estratégias de promoção turística ao longo dos últimos anos, sendo o Município pioneiro no segmento do Turismo Industrial em Portugal, com diversas iniciativas já desenvolvidas neste âmbito, de que é exemplo a criação do Museu da Chapelaria, inaugurado em 2007. A operação “HAT WEEKEND. São João da Madeira, cidade dos chapéus” é um festival inteiramente dedicado ao tema “Chapéu”, que visa colocar em evidência aquele que se considera ser o mais significativo e apelativo património identitário e cultural da cidade, os chapéus, um património de elevado potencial imagético e turístico, pleno de emoções sociais e capaz de despoletar vários sentimentos. O HAT WEEKEND começa com o envolvimento de toda a comunidade sanjoanense já em 2016 (fase preparatória e de envolvimento da comunidade de acolhimento), sendo que a primeira edição do Festival terá lugar nos dias 07, 08 e 09 de Julho de 2017 e a segunda edição em Julho de 2018. O Festival irá decorrer na rua, entre o Museu da Chapelaria e a Praça Luís Ribeiro e ruas adjacentes. Mas acontecerá também nas lojas de comércio tradicional, nos edifícios públicos, no Museu da Chapelaria e na Casa da Criatividade, nos restaurantes e bares, no mercado, nas zonas industriais, nas redes sociais e na “cabeça” de todos aqueles que ao longo destes três dias visitarem São João da Madeira, de chapéu posto, envolvendo-se diretamente numa programação cultural intensa e variada a decorrer ao longo de todo o dia. A operação acontece no contexto de uma cidade que já realizou um forte investimento na conservação e proteção deste património, que lhe é tão diferenciador e tão pleno de autenticidade. Nos últimos 20 anos, através do Museu da Chapelaria, o Município de São João da Madeira tem vindo a proteger, valorizar, conservar e promover este património histórico e cultural não apenas perante a sua comunidade de acolhimento, mas também a nível nacional e internacional, afirmando-se perante si e perante o Outro, verdadeiramente, como a “cidade dos chapéus”. Com esta operação pretende-se então contribuir, de forma ativa, para a construção do “mosaico multifacetado de recursos de excecional singularidade e autenticidade – de multi-atratividade”, tal como é preconizado na Visão escolhida para o Turismo do Norte de Portugal, expressa no “Plano de Ação para o Desenvolvimento Turístico do Norte de Portugal”. Igualmente tenciona-se contribuir para a valorização do património histórico-cultural e da herança cultural, para o incremento do interesse pela cultura e para o envolvimento da comunidade. Este grande projeto de animação e programação cultural irá decorrer ao longo de três dias e duas noites, na cidade de São João da Madeira, com a missão específica de contribuir para a valorização turística da cidade, através da valorização e qualificação dos seus ativos histórico-culturais com vocação turística, visando ainda poder contribuir para o enriquecimento da oferta turística da Região Norte. A importância desta operação sustenta-se na perceção e reconhecimento da importância da animação turística enquanto fator de atratividade de públicos diversos para a região. Neste contexto, pretende-se celebrar a grande história da indústria chapeleira e a memória identitária que lhe está associada. É este o objetivo principal do Hat Weekend que, ao longo de três dias, pretende colocar o chapéu na cabeça de todos aqueles que nos visitarem. Música, performances, instalações e suspensões, open air exhibitions, teatro, vídeo maping, desfiles, caminhadas e paradas, residências artísticas, feiras e festival gastronómico, concursos e muitas animações de rua, espetáculos de fogo e dança serão algumas das atividades que inundarão as ruas da cidade de cor, alegria e muita inspiração. Com isto delineou-se um evento cultural com a duração de 3 dias, onde se pretende que os participantes se envolvam nas tradições culturais, desenvolvendo uma recriação histórica associada à dinamização de espaços, além de dar um substancial contributo para o desenvolvimento da iniciativa local, da importância do turismo cultural e da valorização do património e das tradições. Em acréscimo, pretende-se promover a vivência de experiências associadas aos produtos turísticos promovidos através das recriações das tradições culturais e históricas, nomeadamente: city breaks, touring cultural, turismo industrial (na qual São João da Madeira é pioneiro), gastronomia (coelho e a lebre) e vinhos e turismo natural soft (através do contacto com o Parque Rio Ul). Esta vivência será, pois, proporcionada pelas diferentes ações e atividades recreativas que se pretende desenvolver durante a execução do projeto, numa perspetiva mais abrangente de promoção da imagem cultural da região.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

255,47 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • São João da Madeira 255,47 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024