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Projeto Portugal 2020

Construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga, 2ª fase

Ficha de projeto

Nome

Construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga, 2ª fase .

Valor de financiamento

918,81 mil € .

Valor executado

915,8 mil € .

Código de operação

NORTE-03-1406-FEDER-000121 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A presente Memória refere-se ao projeto de construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga, para implementação ao longo da EN 308-1. O objetivo visa a criação de uma rede pedonal estruturante e acessível capaz de garantir a circulação de pessoas em segurança e estabelecer a ligação entre estas duas polaridades muito procuradas para fins turísticos e lazer. Na atualidade, este troço que liga as duas centralidades e constitui o principal acesso à estância termal do Gerês e à zona mais emblemática do PNPG, margina uma parte significativa do seu traçado com a Albufeira da Caniçada gerando por isso apetência pela fruição da sua beleza paisagística. Contudo, o alargamento da plataforma ao longo do tempo veio absorver o espaço disponível, pelo que hoje a via não conforma um passeio formal, obrigando à circulação pedonal pela berma com todos os inconvenientes e riscos daí resultantes. O repertório fotográfico seguinte pretende mostrar a diversidade das situações que se sucedem ao longo do percurso e, não sendo exaustiva, permite contudo uma tipificação mais elucidativa que a própria descrição em texto. Este troço, que constitui o principal acesso à estância termal do Gerês, a uma fronteira e à zona mais emblemática do PNPG, margina em parte significativa do seu traçado com a Albufeira de Caniçada, o que gera apetência pela fruição da beleza paisagística da zona e com diversas unidades hoteleiras e de restauração. Resultando daí intensa e crescente circulação rodoviária e pedonal que se processa, na inexistência de alternativa, sobre a faixa de rodagem de seis metros de largura, delimitados por valeta ingreme (base da encosta) e guarda metálica (crista do talude), visto a “berma da estrada” ter sido absorvida pelo alargamento da via que foi sendo efetuado ao longo dos anos. Daqui resulta grande perigosidade para os peões, forçados a circularem na faixa de rodagem duma via sinuosa, de intenso tráfego, onde a velocidade média excede largamente as suas características de projeto. Daqui resulta uma situação insustentável para os transeuntes, geradora de conflitos e acidentes, a comprometer as entidades públicas e particularmente o Município na sua missão de serviço público. Considerando que este constitui o principal ponto de conflito e perigosidade do concelho de Terras de Bouro, nomeadamente a circulação na estrada Desclassificada EN 205-5, pois o troço desta estrada nacional 205-5, Pontes de Rio Caldo – Gerês, integrado na rede rodoviária municipal (cfr. Lei n.º 98/99 de 26 de Julho) e caracterizado pela sua inserção em zona de montanha, foi construído em finais da primeira parte do século passado com um traçado sinuoso e velocidade de projeto que nada tem a ver com a atual realidade socioeconómica da região e com os elevados fluxos de tráfego daí resultantes. Este troço, que constitui o principal acesso à estância termal do Gerês, a uma fronteira e à zona mais emblemática do PNPG, margina em parte significativa do seu traçado com a Albufeira de Caniçada, o que gera apetência pela fruição da beleza paisagística da zona e com diversas unidades hoteleiras e de restauração. Resultando daí intensa e crescente circulação rodoviária e pedonal que se processa, na inexistência de alternativa, sobre a faixa de rodagem de seis metros de largura, delimitados por valeta ingreme (base da encosta) e guarda metálica (crista do talude), visto a “berma da estrada” ter sido absorvida pelo alargamento da via que foi sendo efetuado ao longo dos anos. Daqui resulta grande perigosidade para os peões, forçados a circularem na faixa de rodagem duma via sinuosa, de intenso tráfego, onde a velocidade média excede largamente as suas características de projeto. Daqui resulta uma situação insustentável para os transeuntes, geradora de conflitos e acidentes, a comprometer as entidades públicas e particularmente o Município na sua missão de serviço público. Considerando que no âmbito do Aviso Norte-06-2016-15 - MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL, foi aprovado pelo Conselho Intermunicipal do Cávado de 7 de setembro de 2018, o encaminhamento do financiamento sobrante da CIM Cávado para o Município de Terras de Bouro, pelo valor elegível de 172.000,00 EUR, que corresponde a uma verba FEDER de 146.200€ Pretende-se intervir numa extensão de 2,6 KM extensão que falta para concluir toda a ligação aos dois centros urbanos de Rio Caldo e Vilar da Veiga (Gerês), numa extensão de 2,6 Km; que juntando à extensão anterior de 2,07 Km aprovados em candidatura anterior, também pelo NORTE2020, através da operação NORTE-03-1406-FEDER-000081 - “Construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio caldo e Vilar da Veiga- 1ª fase”, pelo valor elegível de 298.831,00 EUR, relativo à tipologia de intervenção “Qualificação e expansão de uma rede pedonal estruturante e acessível em Terras de Bouro”, ficarão construídos os 4.07 Km necessários para ligar estes dois pólos urbanos.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

918,81 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Terras de Bouro 918,81 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024