Projeto Portugal 2020
Construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga, 2ª fase
Ficha de projeto
Nome
Construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga, 2ª fase .Valor de financiamento
1,07 milhões € .Valor executado
1,06 milhões € .Código de operação
NORTE-03-1406-FEDER-000121 .Data de conclusão
31.12.2023 .Sumário
A presente Memória refere-se ao projeto de construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga, para implementação ao longo da EN 308-1. O objetivo visa a criação de uma rede pedonal estruturante e acessível capaz de garantir a circulação de pessoas em segurança e estabelecer a ligação entre estas duas polaridades muito procuradas para fins turísticos e lazer. Na atualidade, este troço que liga as duas centralidades e constitui o principal acesso à estância termal do Gerês e à zona mais emblemática do PNPG, margina uma parte significativa do seu traçado com a Albufeira da Caniçada gerando por isso apetência pela fruição da sua beleza paisagística. Contudo, o alargamento da plataforma ao longo do tempo veio absorver o espaço disponível, pelo que hoje a via não conforma um passeio formal, obrigando à circulação pedonal pela berma com todos os inconvenientes e riscos daí resultantes. O repertório fotográfico seguinte pretende mostrar a diversidade das situações que se sucedem ao longo do percurso e, não sendo exaustiva, permite contudo uma tipificação mais elucidativa que a própria descrição em texto. Este troço, que constitui o principal acesso à estância termal do Gerês, a uma fronteira e à zona mais emblemática do PNPG, margina em parte significativa do seu traçado com a Albufeira de Caniçada, o que gera apetência pela fruição da beleza paisagística da zona e com diversas unidades hoteleiras e de restauração. Resultando daí intensa e crescente circulação rodoviária e pedonal que se processa, na inexistência de alternativa, sobre a faixa de rodagem de seis metros de largura, delimitados por valeta ingreme (base da encosta) e guarda metálica (crista do talude), visto a “berma da estrada” ter sido absorvida pelo alargamento da via que foi sendo efetuado ao longo dos anos. Daqui resulta grande perigosidade para os peões, forçados a circularem na faixa de rodagem duma via sinuosa, de intenso tráfego, onde a velocidade média excede largamente as suas características de projeto. Daqui resulta uma situação insustentável para os transeuntes, geradora de conflitos e acidentes, a comprometer as entidades públicas e particularmente o Município na sua missão de serviço público. Considerando que este constitui o principal ponto de conflito e perigosidade do concelho de Terras de Bouro, nomeadamente a circulação na estrada Desclassificada EN 205-5, pois o troço desta estrada nacional 205-5, Pontes de Rio Caldo – Gerês, integrado na rede rodoviária municipal (cfr. Lei n.º 98/99 de 26 de Julho) e caracterizado pela sua inserção em zona de montanha, foi construído em finais da primeira parte do século passado com um traçado sinuoso e velocidade de projeto que nada tem a ver com a atual realidade socioeconómica da região e com os elevados fluxos de tráfego daí resultantes. Este troço, que constitui o principal acesso à estância termal do Gerês, a uma fronteira e à zona mais emblemática do PNPG, margina em parte significativa do seu traçado com a Albufeira de Caniçada, o que gera apetência pela fruição da beleza paisagística da zona e com diversas unidades hoteleiras e de restauração. Resultando daí intensa e crescente circulação rodoviária e pedonal que se processa, na inexistência de alternativa, sobre a faixa de rodagem de seis metros de largura, delimitados por valeta ingreme (base da encosta) e guarda metálica (crista do talude), visto a “berma da estrada” ter sido absorvida pelo alargamento da via que foi sendo efetuado ao longo dos anos. Daqui resulta grande perigosidade para os peões, forçados a circularem na faixa de rodagem duma via sinuosa, de intenso tráfego, onde a velocidade média excede largamente as suas características de projeto. Daqui resulta uma situação insustentável para os transeuntes, geradora de conflitos e acidentes, a comprometer as entidades públicas e particularmente o Município na sua missão de serviço público. Considerando que no âmbito do Aviso Norte-06-2016-15 - MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL, foi aprovado pelo Conselho Intermunicipal do Cávado de 7 de setembro de 2018, o encaminhamento do financiamento sobrante da CIM Cávado para o Município de Terras de Bouro, pelo valor elegível de 172.000,00 EUR, que corresponde a uma verba FEDER de 146.200€ Pretende-se intervir numa extensão de 2,6 KM extensão que falta para concluir toda a ligação aos dois centros urbanos de Rio Caldo e Vilar da Veiga (Gerês), numa extensão de 2,6 Km; que juntando à extensão anterior de 2,07 Km aprovados em candidatura anterior, também pelo NORTE2020, através da operação NORTE-03-1406-FEDER-000081 - “Construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio caldo e Vilar da Veiga- 1ª fase”, pelo valor elegível de 298.831,00 EUR, relativo à tipologia de intervenção “Qualificação e expansão de uma rede pedonal estruturante e acessível em Terras de Bouro”, ficarão construídos os 4.07 Km necessários para ligar estes dois pólos urbanos.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICÍPIO DE TERRAS DE BOURO
Distribuição geográfica do financiamento
1,07 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Terras de Bouro 1,07 milhões € ,