Projeto Portugal 2020
Construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga
Ficha de projeto
Nome
Construção de uma rede pedonal estruturante e acessível de ligação às centralidades de Rio Caldo e Vilar da Veiga .Valor de financiamento
379,27 mil € .Valor executado
358,63 mil € .Código de operação
NORTE-03-1406-FEDER-000081 .Data de conclusão
31.12.2023 .Sumário
A criação de condições de segurança da circulação pedonal, tal como é usual nestas circunstâncias, passará pela construção de um passeio marginal à via. Tendo presente a topografia acidentada da zona e a sua sensibilidade paisagística a intervenção desenvolver-se-á dentro da zona da estrada (faixa de rodagem, bermas, valetas, taludes) e sem recurso a movimentação e estabilização de terras. A solução adotada privilegiará a madeira (passadiço e estrutura de suporte) cravada no terreno, aproveitando, dentro dos aglomerados e em locais onde o talude da estrada por consolidação o permita, a reabilitação de pré-existências e o recurso ao modelo tradicional de passeio. Tal como referido na Memória Descritiva (documento em anexo) a intervenção (construção de passeio) desenvolve-se (implanta-se) na “zona da estrada”. Não implicando qualquer movimentação e, consequentemente, estabilização de solos pela solução estrutural adotada (madeira suspensa e cravada no solo com o mesmo material). O recurso à solução tradicional da construção de passeio aproveita, apenas, pré-existências e pontualmente troços de talude plenamente consolidados. Sublinha-se o facto da área de intervenção ao estar inserida na “zona da estrada” estar, simultaneamente, integrada na Rede Rodoviária Municipal e por conseguinte numa obra consolidada onde a alteração introduzida, apesar da sua importância para a segurança pedonal é irrelevante do ponto de vista do impacto construtivo, razão do entendimento da não justificação de parecer de entidades estranhas ao Município. O contexto da mobilidade na Europa nos últimos anos tem sido caracterizado por um aumento substancial da mobilidade das pessoas. Tal aconteceu em grande parte devido a um aumento do uso do veículo privado e a um decréscimo da utilização do transporte público com elevadas consequências a nível ambiental e económico. A crescente suburbanização dos meios urbanos, a falta de políticas que promovam a utilização do transporte público e uma crescente flexibilização dos horários de trabalho das populações são alguns dos fatores responsáveis por esta evolução. A necessidade de se criar uma nova política em termos de sistema de mobilidade, mais abrangente e coerente com o nível de exigência da procura de transportes e mobilidade, a par da valorização ambiental e da efetiva noção das consequências nefastas das elevadas emissões de GEE (gases de efeito de estufa), levou a uma consciencialização e procura de medidas mitigadoras e alternativas que tivessem em conta a preservação da qualidade do ar, repercutindo-se qualitativamente no património paisagístico, histórico e cultural. Sublinha-se o facto da área de intervenção ao estar inserida na “zona da estrada” estar, simultaneamente, integrada na Rede Rodoviária Municipal e por conseguinte numa obra consolidada onde a alteração introduzida, apesar da sua importância para a segurança pedonal é irrelevante do ponto de vista do impacto construtivo, razão do entendimento da não justificação de parecer de entidades estranhas ao Município.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICÍPIO DE TERRAS DE BOURO
Distribuição geográfica do financiamento
379,27 mil €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Terras de Bouro 379,27 mil € ,