Projeto Portugal 2020
Ecovia Litoral Norte - Troço Fão a Apúlia
Ficha de projeto
Nome
Ecovia Litoral Norte - Troço Fão a Apúlia .Valor de financiamento
1,11 milhões € .Valor executado
1,11 milhões € .Código de operação
NORTE-03-1406-FEDER-000030 .Data de conclusão
30.11.2019 .Sumário
A presente candidatura refere-se a um projeto que tem como objetivo a construção de um percurso pedonal e ciclável, não motorizado, com o caráter que tipifica as Vias Verdes Europeias. A operação candidata consiste num troço inserido no projeto “Ecovia do Litoral Norte e Percursos Complementares”. O traçado completo desenvolve-se nos concelhos de Caminha Viana do Castelo e Esposende, com o total de 73.888,00 metros. A Ecovia insere-se num contexto alargado de intervenções dentro do Plano Estratégico e Requalificação e Valorização do Litoral, tendo como princípios orientadores o expresso no Estudo da Ecovia do Litoral Norte e dos Percursos Complementares. O traçado no concelho de Esposende, que assegura a continuidade da intervenção entre este e o concelho de Viana do Castelo, é constituído pelos troços de Antas-Esposende (Gandra) e Fão-Apúlia. Nesta candidatura, pretende-se candidatar concretamente o troço Fão-Apúlia. Este troço desenvolve-se numa extensão de 6.20 km e abrange a União de Freguesias de Apúlia e Fão. O traçado decorre da articulação com as infraestruturas existentes nos passeios, em especial nos segmentos entre Fão e Ofir. É promovida a alteração do sentido de circulação entre as torres de Ofir e o primeiro cruzamento na direção Fão-Apúlia, com o objetivo de não interferir com as infraestruturas existentes. Entre Pedrinhas e a Praia da Couve, o perfil de arruamento proposto inclui o canal da Ecovia e ainda 5.5 metros de arruamento com dois sentidos de circulação, obrigando à relocalização do estacionamento. A ligação à praia da Ramalha pressupõe a ocupação da berma poente do arruamento. O mobiliário e equipamento a colocar ao longo do percurso decorre da necessidade de garantir a articulação com o desenvolvimento de pontos de apoio e com a existência de pré-existências de infraestruturas, com especial relevância para as zonas urbanas. A sinalização será estruturada segundo o seu caráter regulador, pela identificação de cruzamentos, paragens obrigatórias, locais inclinados, curvas, cedência de passagem, existência de peões, pontes, estrangulamento de via, mudanças de direção ou outros fatores que se revelem importantes considerar para a segurança dos utilizadores e segundo o seu caráter informativo pela identificação de normas de utilização, pontos de interesse, organização da rede e informações úteis. A rede de iluminação pública será alterada, com a mudança de local de alguns conjuntos de colunas/luminárias de IP, recolocados em locais onde não colidam com a intervenção a executar.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICÍPIO DE ESPOSENDE
Distribuição geográfica do financiamento
1,11 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Esposende 1,11 milhões € ,