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Ficha de projeto

Nome

INTERFACE À ALDEIA VINHATEIRA DE PROVESENDE .

Valor de financiamento

115,25 mil € .

Valor executado

115,25 mil € .

Código de operação

NORTE-03-1406-FEDER-000026 .

Data de conclusão

15.05.2018 .

Sumário

O interface multimodal corresponde a uma área onde se articulam os vários modos de transporte, permitindo a movimentação de pessoas e/ou mercadorias usando mais do que um transporte, devidamente articulados. Estes modos de transporte incluem diferentes tipos de modalidades de veículos, que possibilitam a movimentação num conjunto de linhas férreas ou de outras vias de comunicação terrestres, aquáticas ou aéreas. Trata-se de uma área que está associada a uma rede de transportes que se complementam, permitindo a ligação de diferentes lugares situados num determinado espaço geográfico. A partir desta área são canalizados fluxos de pessoas, bens, serviços e informação. Numa política de mobilidade que se deseja sustentável, os interfaces assumem um papel relevante ao favorecerem a intermodalidade e, por essa via, reforçando a quota dos transportes públicos nas deslocações dos cidadãos. A integração e flexibilidade do sistema de transportes exigem que sejam devidamente acautelados os nós da respetiva rede, facilitando a transferência entre os diferentes modos de transporte. O transporte intermodal ou transporte multimodal é aquele que requer tráfego misto ou múltiplo, envolvendo mais de uma ou várias modalidades de transporte, é indicado para atingir locais de difícil acesso. A mobilidade implica uma rede integrada e multimodal que atenda as necessidades de deslocamento dos pontos de origem aos de destino. Quando existe um sistema de integração modal eficiente, os passageiros ganham mais acesso aos lugares. Com a presente candidatura pretende-se elevar a capacidade e o nível de conforto dos serviços de transporte assim como que o se pretende que o Interface de Provesende se torne uma nova zona vital de espaço público. Um modelo adequado permite reduzir congestionamentos, emissão de poluentes, reduzirem acidentes de trânsito, bem como proporcionar uma significativa melhoria na qualidade de vida dos seus cidadãos. A mobilidade urbana sustentável está ligada a uma estratégia de médio/longo prazo para o desenvolvimento do concelho de Sabrosa e da região do Douro e, neste contexto, visa dar resposta às necessidades da aldeia em causa, do município e do território. Será incentivada a mudança para os modos de transporte mais sustentáveis.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

115,25 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Sabrosa 115,25 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024