Projeto Portugal 2020
Construção de Ciclovia e Requalificação das Avenidas 5 de Outubro e Canto do Pinheiro (Troço do Percurso 1 da Rede Ciclável)
Ficha de projeto
Nome
Construção de Ciclovia e Requalificação das Avenidas 5 de Outubro e Canto do Pinheiro (Troço do Percurso 1 da Rede Ciclável) .Valor de financiamento
1,32 milhões € .Valor executado
1,32 milhões € .Código de operação
LISBOA-08-1406-FEDER-000093 .Data de conclusão
29.09.2023 .Sumário
A presente operação prevê a construção de aproximadamente de 1,11 km de vias de circulação pedonal e ciclável, abrangendo dois arruamentos, as Avenidas 5 de Outubro e a Avenida do Canto do Pinheiro, bem como a respetiva requalificação da via rodoviária. Estas vias, destinadas a mobilidade ativa (suave), ligarão o centro de Alcochete, onde se concentra a maioria dos serviços e equipamentos públicos e equiparados (C. Municipal, J. Freguesia, R. Finanças, Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial, Notariado, Est. Correios, Instituições Financeiras, Estabelecimentos de Ensino, entre outros) e o Centro Comercial Freeport, servindo um vasta área residencial. Este percurso vai desenvolver-se ao longo de uma importante artéria viária da Vila de Alcochete (ex-EN119), que constitui um corredor urbano de procura elevada e cuja requalificação privilegiará a utilização de modos ativos em articulação com o transporte público rodoviário, conduzindo à redução da utilização do transporte individual motorizado. As vias de circulação pedonal e ciclável previstas, serão inseridas numa artéria com um novo perfil que disporá de arborização bilateral em toda a sua extensão e verá a largura da faixa de rodagem reduzida de 8 para 6 m. Estão previstas travessias de peões em número superior ao atualmente existente, dotadas de faixas de aproximação de 15 m (em ambos os lados) em cor contrastante (bordeaux). Pretende-se que estas soluções conduzam à redução significativa da velocidade média de circulação atual, com consequente redução dos níveis de ruído e de emissão de gases poluentes. Será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública de tecnologia LED que, para além de contribuir para uma maior comodidade de utilização e atratividade do espaço público, proporcionará uma significativa redução do consumo energético. O perfil transversal é constituído na generalidade por uma faixa de rodagem com 6,00 m de largura, com uma via em cada sentido, com 3,00 m de largura, cada. Neste perfil transversal da via e considerando-se o sentido crescente da quilometragem, foi considerado no troço final da Av. 5 de Outubro até à rotunda do Freeport com as seguintes características: • Passeio com 2,70 m de largura; • Ciclovia com 2,40m de largura; • Faixa de inserção de caldeiras de árvores e proteção da ciclovia com 1,40m; • Faixa de rodagem com 6,00 m de largura, com uma via em cada sentido, com 3,00 m de largura cada; • Faixas longitudinais de estacionamento intervalado por floreiras e interrompidas nas aproximações aos entroncamentos e curvas; • Passeio com largura variável. Os modos suaves (pedonal e ciclável) passam assim a assumir um papel relevante nas deslocações de curta distância, com a criação de condições para o incremento da utilização destes modos. Os benefícios daqui decorrentes envolvem, entre outros aspetos, a melhoria da eficiência energética e ambiental do sistema de transportes, a melhoria da qualidade do ambiente urbano (com a redução de emissões de poluentes e de ruído) e a promoção de estilos de vida mais ativos.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICÍPIO DE ALCOCHETE
Distribuição geográfica do financiamento
1,32 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Alcochete 1,32 milhões € ,