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Projeto Portugal 2020

PMUS 7. LIGAÇÃO CICLÁVEL DO CENTRO DA CIDADE ÀS ZONAS INDUSTRIAIS DE TRAVASSÔ E BARRÔ – 1.ª FASE

Ficha de projeto

Nome

PMUS 7. LIGAÇÃO CICLÁVEL DO CENTRO DA CIDADE ÀS ZONAS INDUSTRIAIS DE TRAVASSÔ E BARRÔ – 1.ª FASE .

Valor de financiamento

101,04 mil € .

Valor executado

100,12 mil € .

Código de operação

CENTRO-09-1406-FEDER-000051 .

Data de conclusão

31.12.2020 .

Sumário

A presente Operação diz respeito à construção de pista ciclável desde a rotunda da fechadura, a nascente da cidade de Águeda, conectando com a pista ciclável já existente, até ao lugar de Covão, situado na zona industrial norte da cidade de Águeda. A este propósito esclarecemos que a zona industrial norte, tal como o nome indica, corresponde ao conjunto formado pelas edificações de caráter industrial que ao longo de décadas se foram instalando a norte da cidade, numa área que se estende desde o Covão (a nascente) até Travassô (a poente) e desde Águeda (a sul) até Mourisca do Vouga (a norte). A designação constante no PEDU para esta ação e que dá nome à presente candidatura, deriva das designações constantes no PIMTRA, sendo que no PIMTRA quando se identifica a zona industrial de Travassô (inexistente) pretende-se identificar a zona industrial norte. A execução do traçado proposto, permite dar continuidade às pistas cicláveis existentes, cuja execução foi cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro, através da operação “Criação de Percursos Pedonais e Cicláveis de Águeda (MOU_2009_05_001_1753 ID: 1753)”, assim como dar continuidade à operação PEDU designada “Construção de Ciclovias e Vias Pedonais a Nascente – Ligações Centro/Equipamentos Escolares e Comerciais a Assequins e Ameal (CENTRO-09-1406-FEDER-000014)”. Esta operação dá resposta à necessidade de criar ligações cicláveis para norte da cidade como forma de promover a utilização da bicicleta entre os trabalhadores da zona industrial e, desta forma, alterar os seus padrões de mobilidade quotidiana, aproveitando o traçado da via existente e utilizando as bermas para a implantação da pista ciclável, sendo que nos troços em que não é possível construir na berma a pista será partilhada na faixa de rodagem com o trânsito viário. Para a concretização destes objetivos, a operação prevê a utilização das bermas direita e esquerda para a pista ciclável, com pintura do símbolo de bicicleta e colocação de sinalização vertical, bem como os seguintes trabalhos: - Fresagem do pavimento betuminoso e sua reposição com uma camada de desgaste com 6 cm de espessura após compactação, onde a berma se encontra em más condições; - Construção de fundação com abertura de caixa, precedida de pré-corte do pavimento betuminoso com serra apropriada e transporte a vazadouro dos produtos provenientes da escavação, e aplicação de uma camada de agregado britado de granulometria extensa com cerca de 0,30 m de espessura após compactação, seguida de rega de impregnação e colocação de camada de desgaste com 6 cm de espessura após compactação, onde a berma está totalmente degradada; - Marcação horizontal da estrada com traço descontínuo 0,20x0,30 espaçados de 0,30, e a aplicação de sinalização vertical, onde não existe berma e não é possível a construção de pista dedicada, sendo a mesma partilhada; - Construção de valetas onde necessário. O perfil transversal da pista ciclável terá a largura da berma, cerca de 2,50 metros, com exceção dos locais onde a pista será partilhada, e terá a extensão total de 4.628 metros.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

101,04 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Águeda 101,04 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024