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Ficha de projeto

Nome

Mobilidade Urbana Sustentável - Cadaval, 1.ª Fase .

Valor de financiamento

613,22 mil € .

Valor executado

566,63 mil € .

Código de operação

CENTRO-06-1406-FEDER-000019 .

Data de conclusão

15.04.2022 .

Sumário

A presente operação consistirá na criação de uma rede de circuitos pedonais, dada a importância dos mesmos para a promoção de uma mobilidade sustentável num concelho rural como o Cadaval, aliada à grande adesão da Via Pedonal Ciclável de acesso à sede do Concelho: Cadaval - Casal Cabreiro, iniciativa de sucesso implementada em 2015 e que demonstrou que a população está recetiva a aderir aos modos suaves nas suas deslocações diárias entre aglomerados urbanos e que faz todo o sentido ser replicada um pouco por todo o concelho. Assim, nesta primeira fase, serão criados os seguintes circuitos: Circuito Chão do Sapo/Casal Cabreiro, Circuito Casais de Montejunto/Casal Cabreiro e Circuito entrada sul da vila/ zona de serviços, todos integrados no Circuito Pedonal Cercal/Cadaval e o Circuito Cadaval/Alto do Bacalhau, integrado no Circuito Pedonal Vermelha/Cadaval. Estes circuitos pedonais estão, como não poderia deixar de ser, devidamente integrados na Ação OesteCIM.05.01 – Rede de Circuitos Pedonais e Ciclovias do Ciclovias do Cadaval do PAMUS do Oeste. Assim, tal como consta da memória descritiva de cada circuito, estes consistem no seguinte: Circuito Chão do Sapo/Casal Cabreiro e Circuito Casais de Montejunto/Casal Cabreiro Trata-se da criação de um circuito pedonal acessível entre as localidades de Chão de Sapo, Casais de Montejunto e Casal Cabreiro, que, por sua vez, já está ligado à vila do Cadaval. O caminho, nesta fase, inicia-se no KM 0 até ao KM 1.7 da ER 115-1, tendo ainda duas ramificações: uma na Rua Principal, em Casais de Montejunto e outra na Rua da Galé, em Chão de Sapo. Faz ainda ligação à vila do Cadaval através da Via Pedonal Ciclável de acesso à sede do Concelho: Cadaval - Casal Cabreiro. Este circuito situa-se sempre na berma esquerda da ER 115-1 e tem uma largura de 2 metros em toda a sua extensão, sendo a continuação do passeio já existente no Casal Cabreiro. O passeio será elevado relativamente à faixa de rodagem com exceção do Largo da Liberdade e da Rua da Galé nos quais o pavimento será inserido na calçada, a nível desta. Na Rua Principal, em Casais de Montejunto, o passeio será elevado relativamente à faixa de rodagem e terá zonas de estacionamento em toda a sua extensão. Pretende-se proporcionar aos habitantes estas localidades a deslocação em segurança até ao centro da vila, zonas industrial e comercial e escolas. De referir que o circuito liga-se diretamente à zona industrial do Cadaval, à Coopval e a zonas de restauração e comércio. No próprio circuito Casal Cabreiro/Chão de Sapo encontra-se uma escola do 1.º Ciclo Ensino Básico e um edifício destinado ao culto religioso. Todo o percurso é ladeado por edifícios destinados a comércio e habitação e é habitualmente utilizado por peões para acesso ao centro da vila, bem como à EB1 de Chão de Sapo e à capela. Circuito Cadaval/Alto do Bacalhau Pretende este circuito permitir o acesso em segurança através de meios alternativos passivos e a pessoas de mobilidade reduzida, uma vez que é a ligação principal ao centro da vila, escola de ensino básico e escola de ensino secundário. O circuito em questão insere-se dentro da área urbana da vila do Cadaval, ladeada de ambos os lados de casas de habitação e comércio, existindo do lado direito da via, num extremo do circuito projetado, um bairro com cerca de 50 fogos com uma população estimada de 150 habitantes, para além das restantes habitações do mesmo lado direito da via. O centro da vila, na zona deste circuito, encontra-se do lado esquerdo. Junto ao circuito projetado existe o pavilhão gimnodesportivo municipal e escolar, e um edifício destinado ao culto de uma associação religiosa. O limite de velocidade permitido em toda a área intervencionada é a determinada para “outras zonas” dentro das localidades, referido no artigo 27º do Código da Estrada. Isto é, a velocidade máxima permitida é limitada aos 50 quilómetros/hora, sem prejuízo de outros limites inferiores atendendo ao tipo de veículos considera

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

613,22 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Cadaval 613,22 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024