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Projeto Portugal 2020

Promoção Turística e Marketing Territorial do Concelho de Marvão

Ficha de projeto

Nome

Promoção Turística e Marketing Territorial do Concelho de Marvão .

Valor de financiamento

72,14 mil € .

Valor executado

71,98 mil € .

Código de operação

ALT20-08-2114-FEDER-000111 .

Data de conclusão

21.10.2019 .

Sumário

Do alto do seu pedestal - a Serra do Sapoio, o conjunto arquitetónico constituído pelo Castelo e Vila de Marvão, outrora denominado "Fortaleza de Amaia e Fortaleza de Amaia-o-Monte" reina sobre a paisagem circundante, ostentando com "orgulho" o seu passado de combates vitoriosos e a sua história de fortaleza militar e refúgio da população local. Durante os séculos XVII a XIX, muitas foram as batalhas que ali se travaram, tendo Marvão sido sucessivamente disputada e reconquistada. Contudo, as suas muralhas e o casario branco que constitui o burgo medieval, com exemplos notáveis de arquitetura militar, erudita e popular, mantêm-se quase inalteráveis, como se tivessem parado no tempo. É esta autenticidade e singularidade de Marvão, aliada à sua história e património móvel e imóvel, material e imaterial, que lhe conferem um lugar de destaque na região onde se insere e reforçam a sua posição estratégica, em termos de desenvolvimento turístico, do Alto Alentejo. Por outro lado, Marvão encontra-se integrado na região transfronteiriça Alentejo-Extremadura fazendo fronteira com Valência de Alcântara, localizada na província de Cáceres - Comunidade Autónoma da Extremadura, a qual se encontra a apenas 12 Km de distância. A sua posição transfronteiriça foi e é crucial para enquadrar qualquer leitura deste território e para entender e perspetivar as suas dinâmicas passadas, presentes e futuras. O reforço da atratividade dos centros urbanos complementares do Norte Alentejano é um dos objetivos fundamentais da EIDT Alto Alentejo, sendo encarado como um grande desafio, capaz de ampliar os produtos turísticos da região. Marvão é um dos Concelhos do Alto Alentejo com maior potencial de atratividade urbana, quer pela singularidade do seu património histórico, cultural e natural quer pela dinâmica de eventos que tem vindo a sedimentar ao longo dos últimos anos. Assim, a presente operação visa a promoção e marketing territorial do Concelho de Marvão, divulgando os seus recursos patrimoniais, histórico-culturais e naturais, através de uma estratégia comunicacional integrada e identitária, que projete Marvão como Destino e Marvão como Marca. A operação é constituída apenas por uma componente respeitante à prestação de serviços, para elaboração e implementação do plano de marketing territorial e plano de ativação de marcas. Ambos os planos terão como objetivo principal reforçar a identidade e a visibilidade, interna e externa, de Marvão. As áreas principais de intervenção comunicacional serão: Património Histórico e Cultural; Produtos Endógenos; Cultura; Lazer/Aventura; Meio Ambiente; Desporto; Ação Social; Economia/empreendedorismo/investimento externo; Economia Local/regional.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

72,14 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Marvão 72,14 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024