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Projeto Portugal 2020

PAMUS - Projeto Urbano de Acessibilidade/Inclusão Social da Portagem - 1ªFase

Ficha de projeto

Nome

PAMUS - Projeto Urbano de Acessibilidade/Inclusão Social da Portagem - 1ªFase .

Valor de financiamento

301,09 mil € .

Valor executado

200,89 mil € .

Código de operação

ALT20-07-1406-FEDER-000056 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

Em territórios de baixa densidade é usual ocorrerem situações de insegurança para o peão, motivadas pela ausência de passeios, passeios subdimensionados, passeios com pavimento degradado, barreiras arquitetónicas e urbanísticas, estacionamento abusivo, faixas de circulação viária estreitas, déficit de passadeiras, entre outros. A área a intervencionar é um reflexo desta realidade, verificando-se a ausência quase total de um canal próprio para a circulação pedonal, elemento fundamental para promover a interligação de todo o espaço público, assegurando a compatibilização e a convivência entre o automóvel e os modos suaves de mobilidade, designadamente a pedonal. A sustentabilidade em termos de mobilidade urbana passa, inquestionavelmente, pela consideração prioritária da circulação pedonal e das mobilidades de baixo impacto, em termos de emissão de gases poluentes. Desta forma, a presente intervenção contempla, na sua essência, a criação de um corredor pedonal desde a Rua Nova até ao cruzamento das piscinas com a N359, numa extensão total de 920m, promovendo a melhoria da qualidade das deslocações pedonais. A solução adotada integra o reperfilamento da via e a construção de um corredor pedonal contínuo, com cerca de 1,5m de largura, bem como a criação de bolsas de estacionamento e a colocação de sinalização horizontal e vertical, sendo ainda eliminadas todas as barreiras arquitetónicas e urbanísticas existentes. Prevê-se também a utilização de pavimentos nos arruamentos que promovam a acalmia da circulação rodoviária. A Rua Nova, atualmente, possui uma faixa de rodagem variável de 4,5m a 5,00m, com dois sentidos de trânsito, sendo que em toda a sua extensão ocorre estacionamento abusivo, o qual anula uma das vias provocando constrangimentos e pontos de conflito, entre o automóvel e o peão, uma vez que não dispõe de continuidade em termos de passeios. A intervenção global respeitante ao Corredor Pedonal do Eixo Narcente-Poente da Portagem, subdivide-se duas fases: o 1ª. Fase - intervenção na Rua Nova, até ao cruzamento das piscinas com a N359, com uma extensão de aproximadamente 920m - objeto da presente candidatura; o 2ª. Fase - intervenção na Rua das Escolas, desde o cruzamento das piscinas até à N359 e terminando na N246-1, com uma extensão de aproximadamente 480m. A operação encontra-se prevista no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável do Alto Alentejo (PAMUSAA), contribuindo, inquestionavelmente, para o alcance dos objetivos e metas do POR Alentejo, uma vez que se traduzirá em benefícios diretos para a população residente, concorrendo para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade do ar, no concelho de Marvão.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

301,09 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Marvão 301,09 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024