Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Projeto Portugal 2020

CRIAÇÃO DE CIRCUITOS CICLÁVEIS E PEDONAIS EM SAMORA CORREIA E BENAVENTE

Ficha de projeto

Nome

CRIAÇÃO DE CIRCUITOS CICLÁVEIS E PEDONAIS EM SAMORA CORREIA E BENAVENTE .

Valor de financiamento

772,74 mil € .

Valor executado

772,74 mil € .

Código de operação

ALT20-04-1406-FEDER-000062 .

Data de conclusão

19.12.2022 .

Sumário

Passamos a apresentar, de forma detalhada, cada uma das intervenções (A - Samora Correia e B - Benavente). A - REDE CICLÁVEL E PEDONAL - SAMORA CORREIA A via ciclável e pedonal proposta, desenvolve-se em três troços, nomeadamente: Troço A - entre a rotunda da EN.10 e a Estrada dos Curralinhos Este troço, desenvolve-se ao longo da EN.118 (Av. do Século), entre a rotunda da EN.10 e a Estrada dos Curralinhos, pelo lado nascente do arruamento. O perfil atual da E.N. 118 neste troço, contempla uma faixa de rodagem com 2x3.25m, bermas com 1,00m e passeios com largura variável, nunca inferior a 1,50m aproximadamente. Para a implantação da pista ciclável e pedonal, será aumentada a plataforma do passeio existente a nascente, por forma a obter-se uma largura mínima de 2,20m, reduzindo a berma adjacente para 0,30m de largura. A ligação entre a EN.118 e o troço B, desenvolve-se pelo espaço ajardinado adjacente à Estrada dos Curralinhos. Troço B - entre a Estrada dos Curralinhos e a Estrada do Brejo Este troço, desenvolve-se desde a Estrada dos Curralinhos, atravessando a rede viária local da nova urbanização, às Ruas Calouste Gulbenkian e Cândido de Oliveira, até ao Parque Luís Gomes, garantindo a acessibilidade essencialmente ciclável, à zona de escolas e equipamentos desportivos. Ao longo deste troço, a pista ciclável será materializada na faixa de rodagem dos arruamentos, através de sinalética adequada para o efeito. Na zona do Parque Luís Gomes, a pista retoma a ligação à EN.118, pela Estrada do Brejo. Troço C - entre a Estrada do Brejo e a rotunda de acesso à Zona Industrial Este troço, desenvolve-se ao longo da EN.118 (Av. do Século), entre o Parque Luís Gomes e a rotunda de acesso à zona industrial, do lado sul do arruamento. O perfil atual da E.N. 118 neste troço, contempla uma faixa de rodagem com 2x3.25m, bermas com 1,00m e passeio apenas do lado norte da via. Para a implantação da pista, será criado um novo percurso ciclável e pedonal no lado sul do arruamento, com uma largura de 2,20m, promovendo uma imagem de via com características mais urbanas para este troço. Nos troços A e B, o pavimento da pista ciclável e pedonal, será constituído por uma camada de desgaste em betão betuminoso, pintado com slurry sintético da cor vermelha. B - REDE CICLÁVEL E PEDONAL (ENTRE OS PK 39+330 E 41+480 DA EN118) PREVISTA AO LONGO DA EN.118, ENTRE O ACESSO AO INTERMARCHÉ E A PISCINA MUNICIPAL DE BENAVENTE (ENTRE OS PK 39+330 E 41+480 DA EN118 B.1 - PROPOSTA Atualmente, o perfil da E.N. 118 contempla uma faixa de rodagem com 2x 3.5m, bermas com 0,50m e valetas, não contemplando qualquer proteção para os peões e bicicletas que se deslocam ao longo da E.N. 118, e não existindo acessos pedonais com as condições mínimas de segurança às paragens dos transportes públicos. Dadas as limitações de espaço adjacente à via ao longo do percurso, bem como a contenção de custos para esta intervenção, optámos por considerar uma ciclovia bidirecional partilhada com os peões, localizada do lado nascente da E.N. 118, o que nos parece ser uma solução compatível com os volumes de tráfego de peões e bicicletas que prevemos que venha a utilizar aquela infraestrutura. Assim, a proposta que apresentamos, tem um perfil transversal tipo constituído por uma faixa ajardinada com 1.0m de largura adjacente à rodovia, uma ciclovia / passeio com 2,20m de largura e uma valeta modelada no terreno, sobreposta a um coletor (o qual permite drenar as águas pluviais quer da via quer dos terrenos adjacentes e que está compatibilizada com as PHs. existentes) e que fica integrada no espaço marginal compreendido entre a ciclovia e o limite das propriedades. B.2 - TRAÇADO A pista ciclável e pedonal, tem início num entroncamento local com a EN118, junto ao parque de estacionamento do Intermarché, desenvolvendo-se ao longo da EN118, entre os PK 39+330 e 41+430 aproximadamente, finalizando o seu traçado, junto à Piscina Municipal de Benavente. No âmbito do presente estudo, foi definido o respetivo eixo de cálculo designado por ciclovia, com uma extensão de 2177m aproximadamente. No desenvolvimento do traçado do percurso de modos suaves, foram adotados valores de raios de concordância, adequados ao tipo de utilização prevista. B.3 - PAISAGISMO A ciclovia a construir entre Benavente e Samora Correia, desenvolve-se em espaços verdes e marginais a vias, de natureza diferente e integrada em áreas urbanas e rurais ou industriais, localizadas na envolvente de Benavente. No primeiro troço ocupa uma área verde pré existente, pelo que se mantém a sua inserção no espaço verde relvado. No troço seguinte tem um percurso mais variado, propondo-se que as áreas verdes envolventes sejam plantadas com prado natural e arbustos em mancha, de reduzida manutenção. O troço final, mais periférico e rústico, acompanha terrenos agrícolas ou industriais. Propõe-se, nas áreas laterais a reinstalação de prado natural, herbáceo, e que sobre terrenos pré existentes, de boa qualidade pedológica No troço inicial, numa área junto à EN118 em área cedida pelo Intermarché, foi implantada uma zona de estadia / lazer, de remate de fim de Pista Clicável e Pedonal, com mesas, bancos, estacionamento de bicicletas, sombreada com árvores (jacarandá Ovalifolia). Para mais informação consultar a MD dos projetos (de execução e anteprojeto), em anexo.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

772,74 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Benavente 772,74 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024