Projeto Portugal 2020
Ações de apoio à promoção da mobilidade urbana sustentável
Ficha de projeto
Nome
Ações de apoio à promoção da mobilidade urbana sustentável .Valor de financiamento
57,3 mil € .Valor executado
57,3 mil € .Código de operação
ALT20-04-1406-FEDER-000028 .Data de conclusão
15.11.2016 .Sumário
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano [PEDU] de Castro Verde assumiu o incentivo à adoção de padrões de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos e saudáveis como um dos seus Objetivos Estratégicos, afirmando assim uma intenção clara de transformação do perfil modal de deslocações atualmente dominante. Para este efeito, foi oportunamente proposta uma carteira de intervenções com enquadramento na Prioridade de Investimento 4.5, as quais encerram um importante potencial para concretizar aquela intenção. Sem prejuízo da relevância intrínseca desta carteira de operações (em especial das respeitantes à 'Criação de corredor pedonal acessível na Rua Morais Sarmento' e à 'Criação de corredor pedonal acessível no Eixo Rua D. Afonso Henriques - Praça do Município'), foi entretanto possível constatar que a plena materialização daquele potencial tem subjacente a realização de um conjunto de intervenções complementares inicialmente não candidatadas. Estas intervenções visam criar condições de suporte essenciais à afirmação do modo pedonal como meio preferencial de mobilidade na vila de Castro Verde, viabilizando uma abordagem integrada que conjuga a introdução de restrições à circulação e ao estacionamento automóvel na sua zona central com a melhoria das condições de comodidade e segurança associadas à circulação pedonal. Neste contexto, a presente operação agrega as intervenções em apreço em torno de três Ações Específicas [AE], a saber: AE1 - Criação de bolsa de estacionamento de suporte ao corredor pedonal acessível na Rua Morais Sarmento As deslocações urbanas e de curta distância exigem qualidade nas alternativas propostas. Neste ponto, as políticas de estacionamento podem servir como catalisadoras uma vez que, bem integradas numa estratégia de mobilidade global, podem ajudar a promover novos canais de circulação pedonais ao mesmo tempo que potencia a utilização do espaço público. Prevendo-se uma alteração profunda nesta artéria da vila, nomeadamente na diminuição dos níveis de acessibilidade automóvel, fica reconhecido o importante papel que o estacionamento pode desempenhar no cumprimento dos objetivos definidos. Efetivamente, a existência de estacionamento, a sua quantidade e localização na área urbana, bem como das condições de acesso, pode efetivamente influenciar as escolhas modais dos cidadãos sendo, por isso, fundamental a execução desta AE. AE2 - Criação de bolsa de estacionamento de suporte ao corredor pedonal acessível ao eixo Rua D. Afonso Henriques e Praça do Município O subsistema de estacionamento é uma componente essencial do sistema de transporte na medida em que as suas características (nível e tipo de oferta) podem assumir um impacto significativo ao nível da atratividade do modo automóvel, com resultados óbvios na repartição modal, bem como a níveis ambiental e qualidade de vida urbana. As opções de mobilidade pedonal devem, pois, ser asseguradas com uma política de estacionamento coerente, auxiliando dessa forma a implementação de estratégias de baixo teor de carbono. Por essa razão considerou-se que esta AE deve assumir-se como parte integrante das intervenções a delinear neste eixo e não apenas encarar a bolsa de estacionamento como um tipo de infraestrutura independente na oferta (sistema pedonal) a providenciar nesta zona da vila de Castro Verde. AE3 - Melhoria das Condições de Mobilidade Pedonal na Rua de Almodôvar De forma complementar à AE1 e à AE2, esta AE pretende melhorar de forma substancial as condições de comodidade e segurança da circulação pedonal num dos principais eixos rodoviários da vila (Rua de Almodôvar), designadamente por via da criação de passadeiras elevadas e da colocação de nova sinalização vertical e horizontal. Em todas as AE agora propostas foram naturalmente observados os níveis de comodidade e rapidez, bem como as necessidades da população com mobilidade reduzida. A listagem de investimento e repartição do valor aprovado na PI 4.5 bem como o seu contributo para os indicadores de realização e resultado encontram-se no documento próprio.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICIPIO DE CASTRO VERDE
Distribuição geográfica do financiamento
57,3 mil €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Castro Verde 57,3 mil € ,