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Projeto Portugal 2020

Requalificação da ligação da cidade ao PIAE com introdução de modos suaves de mobilidade (1ª fase)

Ficha de projeto

Nome

Requalificação da ligação da cidade ao PIAE com introdução de modos suaves de mobilidade (1ª fase) .

Valor de financiamento

534,72 mil € .

Valor executado

534,72 mil € .

Código de operação

ALT20-04-1406-FEDER-000023 .

Data de conclusão

11.11.2019 .

Sumário

Com a requalificação desta via pretende-se minimizar os impactes do tráfego de pesados criando condições para o seu afastamento da cidade, tendo em vista a salvaguarda da qualidade de vida dos seus habitantes e a eliminação progressiva de conflitos viários. Prevê-se igualmente a redução de distâncias percorridas por proximidade ás unidades industriais, possibilitando a escolha dos trajectos mais adequados, de forma a promover a racionalização dos custos associados aos transportes, bem como a rentabilização das sinergias que a concentração das industrias permite (aspecto tanto mais relevante porquanto estamos na presença de estabelecimentos industriais que se complementam). A qualificação do espaço rodoviário bem como a articulação com os corredores rodoviários regionais e nacionais, foram igualmente aspectos tidos em consideração neste projecto. É assim reforçado o papel da localização como factor determinante para a obtenção de vantagens competitivas. Foi também integrada no desenho da solução, a facilitação de acesso interno no PIAE. Assim, a adopção de via de rodagem sem separador central, para além de facilitar as manobras dos veículos pesados, permite reduzir consideravelmente os trajectos efectuados (uma vez que os veículos não têm necessidade de realizar inversões nas rotundas localizadas nos topos do Parque). Importa referir que a racionalização de trajectos, (com repercussões na redução de tempos e de custos) constitui uma medida em linha com a intenção de reduzir as emissões de gases com efeito estufa no sector dos transportes (apontadas como uma das grandes responsáveis pelas alterações climáticas). Outro dos grandes objectivos integrados no programa do projecto foi a introdução e promoção de modos suaves (nomeadamente cicláveis e pedonais), tendo no desenho da via sido previstas duas ciclovias unidirecionais (vide perfil transversal tipo). Pretende-se assim disponibilizar alternativas seguras e confortáveis que gradualmente possibilitem conquistar os cidadãos para o uso de meios de transportes alternativos, não motorizados e "amigos do ambiente". Esta intervenção está devidamente alinhada com os objectivos do Programa de Acção do Alentejo Central em matéria de mobilidade urbana e sustentável, nomeadamente ao promover as deslocações em modos suaves, ao desenvolver uma estratégia articulada de qualificação do espaço rodoviário e organização logística e ao minimizar os impactes associados ao tráfego de pesados. Contribui ainda, de forma activa, para atingir as metas para 2018 e 2023, relativas ao indicador de resultado "Emissão estimada dos gases com efeitos de estufa (Ton/CO2)" da Prioridade de Investimento 4.5.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

534,72 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Évora 534,72 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024