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Projeto Portugal 2020

Expansão da Zona de Industria Ligeira de Grândola - 3.ª fase

Ficha de projeto

Nome

Expansão da Zona de Industria Ligeira de Grândola - 3.ª fase .

Valor de financiamento

3,12 milhões € .

Valor executado

3,13 milhões € .

Código de operação

ALT20-01-0853-FEDER-000062 .

Data de conclusão

21.12.2023 .

Sumário

A ZIL de Grândola apresenta uma taxa de ocupação de 85,7% (calculada a partir dos lotes criados e dos contratos de promessa compra e venda anexos a esta candidatura), existindo uma procura crescente por lotes à qual a ZIL, na sua configuração atual, não consegue dar resposta (ver documentos anexos à candidatura). A dinâmica de procura atual para instalação de empresas na ZIL determinou a elaboração do projeto da 3.ª Fase, que irá colmatar o terreno inicialmente adquirido e a área destinada no PU GDL para o efeito. Assim, o projeto de expansão da ZIL foi alvo de estudo profundo para encontrar a melhor solução, quer ao nível da distribuição de atividades e de lotes de dimensões variáveis em função dessa procura, quer ao nível das infraestruturas (básicas e avançadas), bem como de um pequeno troço da rede viária, fundamental para o aprovisionamento das empresas instaladas (e das que se pretendem instalar) e o acesso ao mercado. Preconizam-se, assim, duas intervenções fundamentais, no quadro da presente candidatura, para dar resposta às necessidades das empresas que se pretendem instalar na ZIL, bem como para melhorar a competitividade das que já se encontram instaladas. As especificações técnicas serão mais detalhadas nas memórias descritivas em anexas à candidatura. 1. Loteamento da Zona Industrial Ligeira de Grândola - 3.ª Fase Enquadramento A intervenção incide sobre um prédio denominado Herdade das Fontainhas descrito na Conservatória do Registo Predial de Grândola sob o n.º 3982/20040205 e inscrito na matriz predial rústica sob o n.º 5, secção CC1-CC2 (parte), e tem uma área total de 20Ha à qual foi desanexada uma parcela de terreno com a área de 76.194,53m², que por anexação ao prédio n.º 4713/20080506 deu origem ao prédio n.º 4931/20090506, restando 123.805,47m². O loteamento é de iniciativa municipal, ocupa a totalidade da área restante do prédio anteriormente descrito e prevê a constituição de 26 lotes destinados a indústria, sendo um deles para anexar ao lote n.º 24 da 2.ª Fase descrito na Conservatória do Registo Predial de Grândola sob o n.º 4996/20090526 e inscrito na matriz sob o n.º 10111. No Plano de Urbanização de Grândola, a área está classificada como solo urbanizado na categoria de Espaços de Atividades Económicas destinados a comércio, serviços e indústria, e é regulada pelo art.º 23º do Regulamento do PU, que estipula como objetivos para a zona a promoção da fixação racional e integrada de atividades transformadoras, instalações de armazenagem e outros serviços de apoio à atividade industrial do Concelho, assim como contribuir para o desenvolvimento de uma rede urbana equilibrada. Infraestruturas Este loteamento, embora novo, constitui uma ampliação da zona industrial ligeira, mais concretamente surge na sequência da 2.ª Fase. No entanto, esta área ainda não está infraestruturada, pelo que as redes necessárias serão um prolongamento das já existentes nas fases anteriores. Nesse sentido, serão previstas a rede elétrica, com média tensão, incluindo PT's e PS's e iluminação pública, a rede de abastecimento de águas para consumo e serviço de incêndios, as redes de drenagem de águas residuais e pluviais, a rede de gás, e a rede de telecomunicações com instalações telefónicas e redes especiais (TV, GTC e CCTV) com sistemas de receção via satélite amplificadores e rede de cabos coaxial, sistemas informático de GTC, elementos passivos e ativos e rede de cabos de fibra ótica, câmaras de videovigilância com sistema de receção e gravação de imagens, que serão alvo de estudos e projetos próprios. 1. Projeto da Circular José Amaro - 2.ª Fase Esta intervenção consiste, essencialmente, na continuação da construção da Variante José Amaro, seguindo o conceito de continuidade daquela infraestrutura rodoviária, permitindo a ligação entre a Variante Sul de Grândola, a Rotunda da ZIL e a Rotunda Sul de Acesso ao IC1. A intervenção que se propõe, enquadra-se num processo alargado sistemático e articulado que pretende aumentar a atratividade da ZIL para a instalação de empresas, promovendo uma melhoria nas condições de acesso aos principais eixos e infraestruturas regionais e nacionais e, consequentemente, o acesso aos mercados. A pavimentação foi estudada de acordo com o nível de serviço do arruamento a construir, propondo-se para a faixa de rodagem e berma, uma camada de base em tout-venant britado e sub-base em tout-venant de 1ª com as espessuras de 0.25 + 0.25 respetivamente, rega de impregnação betuminosa, camada de macadame betuminoso com 0.10m de espessura, revestimento superficial em betão betuminoso com 0.06m de espessura, aplicado sobre o macadame betuminoso. A pavimentação da passagem superior sobre a linha férrea, existente e em betão armado pré-esforçado, será executada com uma rega de impregnação e colagem, macadame betuminoso com 0.10m e betão betuminoso com 0.06m de espessura. Os taludes após serem estabilizados serão tratados com hidrossementeira com uma mistura homogénea de sementes, fibras e fertilizantes. Os sumidouros terão todos caixas de retenção de areia e serão ligados á rede através de tubagem de PVC SN4 diâmetro 200mm. As caixas de visita serão em anéis pré-fabricados de betão, com soleira em betão moldado no terreno, degraus e tampas em ferro fundido com a designação das iniciais da autarquia e o tipo de efluente. Para a drenagem de águas pluviais exteriores á faixa de rodagem foram projetadas valetas em terra moldadas no terreno que escoarão as águas para o terreno circundante. Nas zonas em que o pavimento está a uma cota abaixo do terreno envolvente, será executado um geodreno com tubo geodreno em vala com 1.20m de profundidade, que irão ligar a um sumidouro existente junto á rotunda. As duas linhas de água existentes que são atravessadas pela variante serão resolvidas com blocos de betão Tipo BOX CULVERT série L e IVM ou equivalente, com entrada e saída com muros ala de betão armado de acordo com os desenhos em anexo. Estes blocos serão assentes numa base com 0.30m de espessura em betão armado com malhasol e sub-base em tout-venant com 0.20m de espessura. Foi projetada sinalização vertical e horizontal, de acordo com o tráfego em anexo, tendo em atenção o limite de velocidade, cedências de prioridade e passadeiras. No que se refere ao estudo de tráfego, para o desenvolvimento do projeto da Variante, relativamente à dimensão das vias bem como do dimensionamento do pavimento, não foram efetuadas contagens de tráfego, no local, dado que as condições atuais são diferentes do que se prevê, pelo que, por amostragem se estabeleceu que o tráfego médio diário anual de veículos pesados, será no valor de 200.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

3,12 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Grândola 3,12 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024