Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Projeto Portugal 2020

Projeto INTERNACIONALIZAR+ ESTAÇÕES NÁUTICAS DO ALENTEJO

Ficha de projeto

Nome

Projeto INTERNACIONALIZAR+ ESTAÇÕES NÁUTICAS DO ALENTEJO .

Valor de financiamento

307,05 mil € .

Valor executado

219,53 mil € .

Código de operação

ALT20-01-0752-FEDER-000049 .

Data de conclusão

20.12.2023 .

Sumário

O projeto tem como objetivo central do projeto promover a internacionalização das Estações Náuticas do Alentejo (Lago de Alqueva - Moura, Reguengos de Monsaraz e Sines), enquadradas no domínio da RIS3 Alentejo, através (1) do estímulo a iniciativas coletivas inovadoras, através do desenvolvimento de processos colaborativos e partilha de conhecimento para a internacionalização, (2) do desenvolvimento de mecanismos inovadores na prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados internacionais, bem como (3) promoção internacional dos destinos turísticos associados às Estações Náuticas do Alentejo. Este projeto visa a valorização e promoção internacional conjunta das estações náuticas do Alentejo, estimulando o aumento das exportações das empresas nelas integradas, via aumento das receitas turísticas internacionais. Todo o projeto assenta na criação de notoriedade e visibilidade internacional da marca Alentejo, contribuindo com isso para tornar o turismo na região do Alentejo mais competitivo. A partir deste objetivo identificaram-se as atividades e os objetivos específicos e operacionais, de forma a satisfazer as necessidades e lacunas que estão na base das falhas de mercado, detetadas no diagnóstico realizado. Desta forma, a estruturação do projeto obedeceu a uma lógica de intervenção sequencial e complementar, com objetivos e resultados específicos para cada ação e atividade, devidamente interligadas entre si. O Projeto surge na sequência dos bons resultados alcançados em projetos anteriores SIAC e que impulsionaram os promotores SINESTECNOPOLO (LÍDER) e ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A a apresentar a presente candidatura. Encontra-se estruturado num plano de ação assente em 4 Ações e 12 atividades. O projeto tem 7 objetivos operacionais, diretamente indexados às atividades do projeto, e bem assim à contribuição para ultrapassar as falhas de mercado identificadas: 1. Identificar e catalogar oferta de produtos e serviços turísticos complementares alvo do projeto com potencial de internacionalização, em todo o território abrangido pelas Estações Náuticas (ATIVIDADE 1); 2.Dinamizar através de sessões de sensibilização, agentes de influência para a internacionalização (ATIVIDADE 1); 3.Planear e conhecer os mercados alvos ajustados à oferta dos Centros Náuticos do Alentejo (ATIVIDADE 2); 4.Conhecer, caracterizar e aceder a novos mercados-alvo e desenvolver ações exploratórias internacionais com os mercados-alvo internacionais (ATIVIDADE 2); 5.Promover internacionalmente, de forma integrada, os produtos alvo do projeto (ATIVIDADE 2); 6. Divulgar e disseminar os objetivos, atividades, resultados e produtos do projeto; (ATIVIDADE 3); 7. Gestão e avaliação das atividades do projeto. (ATIVIDADE 4). Para a concretização de todas as atividades está prevista a realização de um investimento total de 716.540.59EUR que originará um cofinanciamento FEDER de 609.059.50EUR e a necessidade de comparticipação privada de 56.314.61EUR e outras de 51.166,48EUR

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

307,05 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por região

1 região financiada .

  • Alentejo 307,05 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024