Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Projeto Portugal 2020

Promoção e internacionalização dos equipamentos e recursos culturais de Évora e do Alentejo

Ficha de projeto

Nome

Promoção e internacionalização dos equipamentos e recursos culturais de Évora e do Alentejo .

Valor de financiamento

473,21 mil € .

Valor executado

390,26 mil € .

Código de operação

ALT20-01-0752-FEDER-000024 .

Data de conclusão

27.12.2019 .

Sumário

A operação em apreço - PROMOÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E RECURSOS CULTURAIS DE ÉVORA E DO ALENTEJO - pretende, através do aumento da visibilidade e notoriedade dos equipamentos e recursos culturais da Região, criar condições indutoras e facilitadoras do esforço de internacionalização das PME sedeadas na região do Alentejo em geral, e em particular dos setores Criativo e Cultural e do Turismo. O projeto foi desenhado para um horizonte temporal de 24 meses e desenvolve-se em torno de várias ações centradas na dimensão cultural de equipamentos e recursos. O projeto aplica os meses iniciais na quantificação dos equipamentos e recursos culturais existentes, na avaliação da sua dimensão económica e potencial de internacionalização, na identificação das oportunidades de posicionamento estratégico existentes - pontos estes que serão compilados no Estudo sobre o Valor Económico e do Potencial de Internacionalização do Sector Cultural e Criativo de Évora e da Região do Alentejo, que permitirá ainda definir um referencial de aferição e monitorização dos progressos alcançados ao longo do projeto em termos qualitativos e quantitativos. O projeto aloca ainda o mesmo período temporal ao desenho de um Plano de Comunicação e Imagem (C&I) que confira a Évora e ao Alentejo uma identidade visual representativa da sua dimensão eminentemente cultural/ patrimonial, orientada para o mercado externo. Esta identidade será alvo de desdobramento em vários suportes comunicacionais impressos e digitais. Estas duas ações iniciais - Estudo e Plano de C&I - permitirão apurar o foco das missões empresariais, das missões inversas e das missões de transfer de conhecimento definidas no âmbito do Plano de Promoção, que corresponde à terceira ação do projeto. Este Plano tocará vários domínios económicos, consequência inevitável da transversalidade do alvo deste projeto (equipamentos e recursos culturais). Assim, por um lado, serão empreendidas ações que nos permitam alcançar diretamente uma maior notoriedade turística para o património edificado e os equipamentos culturais de Évora e do Alentejo. Por outro lado, serão levadas a cabo iniciativas de âmbito internacional com agentes económicos diretamente atuantes sobre estes recursos e equipamentos culturais (tais como artesãos, mediadores culturais, fornecedores de novas tecnologias aplicadas ao património cultural, empresas de conservação e restauro, empresas de animação turística focadas no Touring cultural, entre outros). Finalmente, no âmbito do Plano de Promoção, será ainda contemplada uma dimensão de transferência de conhecimento aplicado aos equipamentos e recursos culturais - gestão patrimonial, educação cultural e artística, projetos culturais, intervenção urbana - permitindo aos agentes económicos atuantes neste domínio partilhar, apreender e reforçar as suas competências, assim como a especialização de Évora e do Alentejo nesta área específica. Já no caso da quarta ação relativa ao Plano de Promoção Internacional do Complexo Desportivo de Rio Maior, as iniciativas empreendidas estão, todas elas, focadas na promoção internacional do equipamento, contemplando as dimensões de (re)branding, produção de suportes comunicacionais, participação em certames identificados como essenciais à notoriedade do equipamento e do destino e, finalmente, a realização de fam e press trips orientadas para o desporto, assim como para o turismo desportivo e da natureza. Acrescentam-se ainda duas iniciativas diretamente relacionadas com a capacitação do CDRM na prestação de um serviço de mais alta qualidade correspondente ao elevado grau de exigência do mercado internacional (software de gestão hoteleira e certificação do sistema de gestão da qualidade). Finalmente, contempla-se no projeto uma quinta ação de suporte exclusivamente vocacionada para a componente de Assistência Técnica das ações anteriormente identificadas. Esta ação compreende a conceção e concretização de um Sistema de Monitorização do projeto, um Plano de Disseminação de Resultados e a elaboração de um Estudo de Avaliação final do projeto. Estamos em crer que as três principais ações do projeto "Promoção e internacionalização dos equipamentos e recursos culturais de Évora e do Alentejo" - a saber, Estudo sobre o Valor Económico e do Potencial de Internacionalização do Setor Criativo e Cultural de Évora e do Alentejo, Plano de Comunicação & Imagem e Plano de Promoção - permitirão o reforço da capacidade competitiva e da cadeia de valor dos sectores Cultural e Criativo e do Turismo, tendo como âncora os equipamentos e os recursos culturais da Região, contribuindo para a notoriedade internacional da Região neste domínio e para a perceção, por parte dos mercados externos, da qualidade intrínseca dos bens e serviços concebidos e produzidos no campo da cultura e do património cultural em concreto. Estamos igualmente convictos que a quarta ação do projeto - Plano de Promoção Internacional do Complexo Desportivo de Rio Maior - contribuirá fortemente para o reforço dos propósitos de notoriedade do destino e de internacionalização dos seus agentes, nomeadamente, daqueles que atuam no campo do desporto e do turismo desportivo e de natureza. O projeto a empreender é de natureza coletiva, abrangente e não discriminatória, respondendo aos desafios que se colocam aos agentes económicos da Região, em particular aos agentes dos setores Cultural e Criativo e do Turismo, no momento presente, capaz de induzir um contexto facilitador das suas dinâmicas de internacionalização, num horizonte de curto e médio prazo. De salientar ainda que o projeto encerra em si mesmo ações que garantem uma ampla divulgação das ações a empreender, a disponibilização livre e universal da informação e ferramentas produzidas, sem benefício particular para qualquer entidade. Contudo, e em complemento, será concretizado um Plano de Disseminação de Resultados que procurará, também, galvanizar os agentes económicos e outros players relevantes em torno da futura candidatura de Évora ao estatuto de Capital Europeia da Cultura.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

473,21 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por região

1 região financiada .

  • Alentejo 473,21 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024