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Ficha de projeto

Nome

Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central

Valor total do projeto

4,9 milhões €

Valor pago

0 €

Financiamento não reembolsável

4,9 milhões €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

07.12.2021

Data de conclusão

31.12.2025

Dimensão

Transição Climática

Componente

Eficiência energética em edifícios

Investimento

Eficiência energética em edifícios da administração pública central

Código de operação

01/C13-i02/2021.P145

Sumário

O edifício do Hospital do Litoral Alentejano que integra a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. (adiante designada ULSLA) e onde será implementado o projeto de Melhoria da Eficiência Energética, situa-se no Monte do Gilbardinho, EN 261, Santiago do Cacém. No âmbito do Sistema de Certificação Energética, através da Auditoria Energética, foram examinadas as condições de utilização de energia existentes e identificados potenciais de poupança energética economicamente viáveis. O edifício encontra-se localizado no interior da zona urbana de Grândola, na zona climática I1V3 com 1084ºC.dias, implantado à cota de 83 m e uma distância à costa marítima superior a 5 Km. O espaço em análise é essencialmente constituído por cinco pisos compreendendo uma área total de 22.063,50 m2. A área do piso 0 corresponde a zonas técnicas, arrumos, gabinetes, cozinha, refeitório, morgue, auditório e urgência. O piso 1 é constituído pelo bloco operatório, gabinetes administrativos, gabinetes médicos, salas de tratamento, farmácia, laboratório, esterilização, circulações, salas de espera, vestiários, instalações sanitárias e salas de usos geral. No piso 2 encontra-se a unidade de cuidados continuados e internamentos. Nos pisos 3 e 4 encontram-se internamentos. Relativamente à caraterização da envolvente exterior e interior foi realizado o levantamento de todas características das paredes, cobertura, pavimentos e envidraçados, estando detalhado no Relatório da Auditoria Energética, em anexo à presente candidatura. Face ao exposto, tendo em vista, tanto a redução dos consumos de energia do edifício como a melhoria da classificação energética, reduzindo a fatura energética anual, e em pleno enquadramento com as tipologias de intervenção previstas no ponto 6 do Aviso, o presente projeto prevê a implementação das seguintes medidas de eficiência energética: 1. Substituição das lâmpadas fluorescentes por LEDs 2. Aplicação de isolamento térmico na cobertura 3. Aplicação de isolamento térmico nas paredes exteriores 4. Substituição de sistema de produção de AQS 5. Instalação de um sistema solar fotovoltaico 6. Substituição das Unidades de Tratamento de Ar (UTA s) 7. Substituição dos grupos de bombagem de água do sistema de AVAC 8. Ações Imateriais Desta forma, a presente operação tem enquadramento em 4 das 5 tipologias de intervenção, conforme previsto no ponto 6 do Aviso. De acordo com a informação apresentada no Certificado Energético ex-ante o edifício apresenta um consumo de energia total correspondente a 5.343.929 kWh/ano, apresentando a seguinte distribuição quanto à sua origem: Energia elétrica 3.631.056 kWh/ano (67,95% da energia total); Gás Propano 1.498.127 kWh/ano (28,03% da energia total); Aerotermia (Bombas de Calor) 214.746 kWh/ano (4,02% da energia total). Com a implementação das medidas de melhoria de eficiência energética preconizadas na Auditoria Energética e no respetivo Certificado, é expectável que o consumo de energia seja reduzido para 3.294.071 kWh/ano, correspondendo a uma redução de 2.049.858 kWh/ano (38,36%). De acordo com o Guião Diagnóstico, a redução no consumo de energia primária será de 335,53 tep e corresponderá a 36,89%. Relativamente ao impacto na redução anual de emissões de gases com efeito de estufa é previsível a diminuição de 525,53 tCO2 eq /ano, correspondendo a uma diminuição de 42,46%.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

3,3
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

4,9 milhões €

Valor total do projeto

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Santiago do Cacém 4,9 milhões € ,
Fonte AD&C, EMRP
02.05.2024