Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central

Total project amount

4,9 million €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

4,9 million €

Loan funding

0 €

Start date

07.12.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Climate Transition

Component

Energy efficiency in buildings

Investment

Energy efficiency in central public administration buildings

Operation code

01/C13-i02/2021.P145

Summary

O edifício do Hospital do Litoral Alentejano que integra a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E. (adiante designada ULSLA) e onde será implementado o projeto de Melhoria da Eficiência Energética, situa-se no Monte do Gilbardinho, EN 261, Santiago do Cacém. No âmbito do Sistema de Certificação Energética, através da Auditoria Energética, foram examinadas as condições de utilização de energia existentes e identificados potenciais de poupança energética economicamente viáveis. O edifício encontra-se localizado no interior da zona urbana de Grândola, na zona climática I1V3 com 1084ºC.dias, implantado à cota de 83 m e uma distância à costa marítima superior a 5 Km. O espaço em análise é essencialmente constituído por cinco pisos compreendendo uma área total de 22.063,50 m2. A área do piso 0 corresponde a zonas técnicas, arrumos, gabinetes, cozinha, refeitório, morgue, auditório e urgência. O piso 1 é constituído pelo bloco operatório, gabinetes administrativos, gabinetes médicos, salas de tratamento, farmácia, laboratório, esterilização, circulações, salas de espera, vestiários, instalações sanitárias e salas de usos geral. No piso 2 encontra-se a unidade de cuidados continuados e internamentos. Nos pisos 3 e 4 encontram-se internamentos. Relativamente à caraterização da envolvente exterior e interior foi realizado o levantamento de todas características das paredes, cobertura, pavimentos e envidraçados, estando detalhado no Relatório da Auditoria Energética, em anexo à presente candidatura. Face ao exposto, tendo em vista, tanto a redução dos consumos de energia do edifício como a melhoria da classificação energética, reduzindo a fatura energética anual, e em pleno enquadramento com as tipologias de intervenção previstas no ponto 6 do Aviso, o presente projeto prevê a implementação das seguintes medidas de eficiência energética: 1. Substituição das lâmpadas fluorescentes por LEDs 2. Aplicação de isolamento térmico na cobertura 3. Aplicação de isolamento térmico nas paredes exteriores 4. Substituição de sistema de produção de AQS 5. Instalação de um sistema solar fotovoltaico 6. Substituição das Unidades de Tratamento de Ar (UTA s) 7. Substituição dos grupos de bombagem de água do sistema de AVAC 8. Ações Imateriais Desta forma, a presente operação tem enquadramento em 4 das 5 tipologias de intervenção, conforme previsto no ponto 6 do Aviso. De acordo com a informação apresentada no Certificado Energético ex-ante o edifício apresenta um consumo de energia total correspondente a 5.343.929 kWh/ano, apresentando a seguinte distribuição quanto à sua origem: Energia elétrica 3.631.056 kWh/ano (67,95% da energia total); Gás Propano 1.498.127 kWh/ano (28,03% da energia total); Aerotermia (Bombas de Calor) 214.746 kWh/ano (4,02% da energia total). Com a implementação das medidas de melhoria de eficiência energética preconizadas na Auditoria Energética e no respetivo Certificado, é expectável que o consumo de energia seja reduzido para 3.294.071 kWh/ano, correspondendo a uma redução de 2.049.858 kWh/ano (38,36%). De acordo com o Guião Diagnóstico, a redução no consumo de energia primária será de 335,53 tep e corresponderá a 36,89%. Relativamente ao impacto na redução anual de emissões de gases com efeito de estufa é previsível a diminuição de 525,53 tCO2 eq /ano, correspondendo a uma diminuição de 42,46%.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

3,3
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

4,9 million €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Santiago do Cacém 4,9 million € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024