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Project sheet

Name

RN21

Total project amount

17,5 million €

Amount paid

3,95 million €

Non-refundable funding

17,5 million €

Loan funding

0 €

Start date

07.09.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Climate Transition

Component

Bioeconomy

Investment

Bioeconomy

Operation code

02/C12-i01.01/2022.P6

Summary

O Consórcio apoiará empresas do setor na diversificação do seu portfolio de produtos de base biológica derivados da RN, de maior valor acrescentado, e na melhoria e modernização dos processos produtivos por via da incorporação de tecnologias digitais, promoção da descarbonização e adoção dos princípios de Economia Circular; OG2. Contribuir para a neutralidade carbónica e para uma floresta portuguesa mais produtiva e resiliente, e desta forma, reforçar a capacidade de sumidouro de carbono, através do melhoramento do material vegetal reprodutivo e técnicas de resinagem que permitem aumentar a produção e valorização da RN enquanto produto florestal e reduzir a dependência de RN importada. OG3. Contribuir para a coesão territorial, em particular na zona Centro e Norte do país onde se encontram as principais áreas de pinhal resinadas e a maioria do tecido empresarial do setor, através do aumento da competitividade das empresas e da criação de emprego qualificado. OG4. Contribuir para o reforço da aposta na ciência e na tecnologia, através das atividades de investigação e de inovação nas empresas em parceria com entidades do SCTN, Instituições do Ensino Superior e com entidades do território. Os objetivos específicos, organizam-se em 3 pilares previstos no Convite à Criação de Consórcios: I –Fomento da produção da resina natural nacional: 1. Reforço da capacidade produtiva do pinhal; 2. Aumento da produtividade da resinagem; 3. Resinagem mais atrativa para proprietário florestal II –Reforço da sustentabilidade da indústria transformadora: 1.Apoio ao investimento industrial e à cadeia de valor; 2. Novas aplicações e reforço dos mercados. III –Diferenciação positiva da resina natural e produtos derivados: 1. Criação de um “selo” ibérico e divulgação técnica sobre toda a cadeia de valor; 2. Comunicação e marketing. Estes objetivos serão atingidos através da execução de 22 medidas-chave que irão resultar em produtos, projetos e serviços, alicerçados em investigação e conhecimento, para os produtores de resina, as indústrias de transformação e o mercado. As medidas-chave incluídas no RN21, baseiam-se nas medidas previstas no Convite à Criação de Consórcios, que em alguns casos foram desdobradas para permitir a articulação com os investimentos estratégicos das empresas do consórcio, bem como a salvaguarda de questões de confidencialidade e dos seus posicionamentos competitivos individuais nos mercados. O Consórcio RN21 reúne as empresas do setor da resina em Portugal, num esforço sem precedentes de cooperação setorial. Efetivamente o consórcio inclui 12 empresas do setor da resina, das quais uma da produção -RAIZES IND -, três da 1ª transformação -VIEIRIFABRIL, GUM QUEMICAL, PRORESINA -, cinco indústrias da 2ª transformação -EUROCHEMICALS, GUM ROSIN, UNITED RESINS, PINOPINE e UNITED BIOPOLYMERS -e três com integração vertical da 1ª e 2ª transformação –KEMI e RESPOL, DERCOL. O consorcio reúne totalidade das empresas de transformação da resina em Portugal, o que acontece pela primeira vez no nosso país.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

4,9
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

17,5 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 22,6 %,

Where was the money spent

By county

20 counties financed .

  • Cantanhede 4,57 million € ,
  • Vila Real 2,71 million € ,
  • Figueira da Foz 1,86 million € ,
  • Vila Nova de Famalicão 1,48 million € ,
  • Leiria 1,39 million € ,
Source AD&C, EMRP
10.05.2024