Projeto Portugal 2030
Recuperação das aprendizagens, promoção do sucesso escolar e combate às desigualdades
Nesta página
Ficha de projeto
Nome do projeto
Recuperação das aprendizagens, promoção do sucesso escolar e combate às desigualdadesValor de financiamento
39,8 milhões €Valor executado
0 €Objetivo estratégico
+ SocialData de início prevista
01.09.2023Data de conclusão prevista
31.12.2025Objetivo específico
Igualdade no acesso a serviços de qualidade e em tempo útil.Modalidade
SubvençãoCódigo de operação
PESSOAS-FSE+-00620000Sumário
No âmbito desta Candidatura e de acordo com os objetivos gerais e específicos do Aviso PESSOAS-2024-1 que abrange a tipologia de operação “Recuperação das aprendizagens, promoção do sucesso escolar e combate às desigualdades (PRA), a DGEstE candidata-se ao Domínio 6 – Inclusão e bem-estar, no âmbito ações abaixo designadas, tendo como objetivo reforçar a recuperação de défices de aprendizagem que subsistam, no pós-pandemia, e consolidar o conhecimento, experiência e aprendizagens adquiridos, tendo subjacente: i) o acesso a serviços de apoio e de orientação educativa; ii) assegurando o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo; iii) apoiando o desenvolvimento do sistema de relações interpessoais na comunidade escolar e entre esta e a sua envolvente social; e iv) contribuindo para a igualdade de oportunidades, e de género. • Apoio tutorial específico – Pretende-se estimular no aluno o planeamento e organização do seu trabalho, a definição de objetivos e estratégias, bem como capacidades de monitorizar a sua própria aprendizagem. O desenvolvimento deste processo de aprendizagem personalizado municia o aluno para fazer os ajustes necessários em novas situações de aprendizagem, contribuindo assim para a redução da retenção e abandono escolar. • Programa para competências sociais e emocionais – Visa promover nos alunos o desenvolvimento de competências socioemocionais, promotoras de uma atitude responsável e de cidadania ativa, em colaboração com parceiros/instituições da comunidade. • Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário – Permitir que os alunos potenciem o seu desenvolvimento pessoal e social, incrementando as suas competências socioemocionais, promotoras, artísticas, de envolvimento comunitário e em múltiplas literacias, pela ação especializada de técnicos de diferentes valências, numa ação educativa convergente com os docentes/formadores dos conselhos de grupo/ano/turma. • Inclusão mais apoiada – Visa fomentar a aprendizagem, participação, bem-estar e desenvolvimento integral de todos os alunos através de respostas promovidas pelas Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva, em articulação com as demais estruturas educativas da escola. A educação inclusiva implica uma redução de preconceitos e um compromisso para garantir o direito de todos os alunos a atingirem todo o seu potencial e a tornarem-se membros ativos da sociedade, independentemente das suas situações pessoais e sociais.
Beneficiários
Beneficiários Principais
Candidaturas
Os Avisos de Candidatura proporcionam uma oportunidade para entidades públicas e privadas obterem financiamento para projetos que impulsionem a economia portuguesa. Cada aviso define um montante específico para investimento, disponibilizado aos beneficiários por meio de concurso ou convite.
Os projetos submetidos a concurso são avaliados por entidades específicas, com base em critérios de seleção estabelecidos nos avisos de candidatura. Quando aplicável, são atribuídas notas de avaliação aos projetos.
Nota final da candidatura
Nãoseaplica
Código do aviso
PESSOAS-2024-1
Designação do aviso
Recuperação das aprendizagens, promoção do sucesso escolar e combate às desigualdades (PRA)
Distribuição geográfica
Financiamento total do projeto