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Ficha de projeto

Nome

T@rouc@ i-acessível .

Valor de financiamento

150,29 mil € .

Valor executado

145 mil € .

Código de operação

NORTE-09-0550-FEDER-000115 .

Data de conclusão

30.11.2023 .

Sumário

O Município de Tarouca possui um baixo coeficiente de serviços digitais, cujo incremento exige uma intervenção prioritária e coordenada nas dimensões da desmaterialização de processos internos e da prestação de serviços digitais de serviços públicos digitais aos cidadãos e empresas. Em face do diagnóstico, do objetivo da prestação de serviços digitais e das disponibilidades financeiras alocadas, justifica-se que o projeto contemple os investimentos: || DISPONIBILIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS ELETRÓNICOS || 1. SOLUÇÃO GISMAT ATENDIMENTO (EPL E GU) a) GISMAT EPL (Emissão de Plantas de Localização) O aplicativo de Emissão de Plantas de Localização tem um papel fundamental para a modernização de um serviço, bastante solicitado nos Municípios e que se constitui como um documento integrante para a instrução de processos. b) GISMAT GU Esta aplicação tem como objetivos principais: - Registo de pretensões de construção que dão entrada no Município, com o objetivo de facilitar a análise da viabilidade construtiva num terreno; - Confrontação automática digital com os Instrumentos de Gestão Territorial, com o objetivo de apoiar o processo de emissão de pareceres sobre pretensões de licenciamento de operações de loteamento, obras de urbanização e obras particulares; - Cadastro de informação, com o objetivo de apoiar as ações de gestão e planeamento territorial 2. SOLUÇÃO GISMAT GEOPORTAL (4 APLICATIVOS) webEPL; Emissão de plantas de localização na web. webPDM; Sendo o PDM um instrumento de definição de estratégias de desenvolvimento do Concelho e Ordenamento do território que consubstancia regras e critérios de ocupação do território torna-se fundamental a sua disponibilização para consulta, podendo evoluir mais tarde para a sua discussão pública com o Cidadão duma forma interativa na web, possibilitando ao Cidadão a localização, georeferenciação dum determinado local e sugerir ou reclamar alterações através da web. webSER [Sugestões e Reclamações na WEB] O serviço de atendimento ao Munícipe denota uma grande percentagem de solicitações relativamente às ações de reclamação sobre a disposição geográfica de mobiliário urbano ou equipamentos, sinalização assim como à indicação da sua deterioração seja dos equipamentos seja das infraestruturas e sugestões de disposição geográfica dos equipamentos. webMIC [Mapa Interativo do Concelho] O Mapa Interativo do Concelho agrega numa mesma plataforma a disponibilização de informação relevante para o Cidadão que pretende visitar um determinado território, sendo constituída por cerca de 100 temas, donde destacamos: 3. SOLUÇÃO MOBILIDADE (GISMAT MOBILE E PLATAFORMA CIDADÃO) A aplicação GISMAT Mobile tem como objetivo disponibilizar informação geográfica e alfanumérica util em dispositivos móveis para consulta no terreno (informação de processos de urbanismo, publicidade, fiscalização, empreitadas); registo de eventos (linkados ás várias tipologias de processos) e registo de ocorrências (equipamentos vandalizados, queda de árvores, buracos na estrada, viaturas abandonadas,…) por parte dos serviços Municipais. A aplicação é compativel com todos os sistemas operativos móveis do mercado (Android, IOS, Windows Mobile) assim como via web. 4. NOPAPER – DESMATERIALIZAÇÃO DE PROCESSOS URBANÍSTICOS Os produtos existentes na oferta comercial Nopaper promovem a simplificação, automação e desmaterialização dos procedimentos administrativos, dos mais simples aos mais complexos, como o caso da gestão urbanística. 5. AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE DISPONIBILIZAÇÃO DE FATURA ELETRÓNICA A solução a adquirir visa permitir que o Município obtenha um conjunto de funcionalidades, tais como: i) assinatura digital do PDF, protegendo-o contra adulterações de conteúdo; ii) assinatura digital do e-mail, incluindo todos os seus conteúdos; iii) custódia dos documentos durante o período legal; iv) gestão automática de reenvios nas situações de insucesso; v) geração automática de e-mails (suporta protocolos POP3 e IMAP4); vi) Indicadores de performances, quantidades e quantias; vii) sistema de alertas relativamente a falhas no sistema; viii) retorno de estado dos documentos, a integrar com ERP; ix) receção e tratamento de documentos enviados pelos diversos fornecedores, com posterior integração com o ERP; x) personalização, entidade a entidade, do tipo de dados que vão ou recebidos para integração (se aceita anexo em XML, se o XML deve ser assinado, qual o formato do XML, etc); xi) gestão automática de Carteira de fornecedores de faturação eletrónica, com nome do Fornecedor e endereço de email. 6. APLICAÇÃO MÓVEL MUNICIPAL [PLATAFORMA INTEGRADA DE DISPONIBILIZAÇÃO DE SERVIÇOS AO CIDADÃO] Caso não esteja autentica, tem acesso aos seguintes conteúdos: Notícias; Eventos; Pontos de interesse; Farmácias de serviço; Transportes públicos; Alertas da proteção civil; Meteorologia; Contactos; Notificações. Já autenticado, o cidadão tem acesso a todas as informações supracitadas, acrescidas de: Consulta de estado de processos (serviços online); Consulta de procedimentos gerais (Serviços online); Notificações (eventos importantes, cortes de água, estradas, proteção civil, etc.); Submeter uma ocorrência por categoria (ex.: buraco na rua, animal abandonado, luz pública em falta, recolha de monos); Submissão de sugestões). || REENGENHARIA DE PROCESSOS INTERNOS || 1. AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE "DISASTER RECOVERY" DISPONIBILIZADOS NA "CLOUD" - VIRTUALIZAÇÃO Visando assegurar a continuidade do serviço em caso de falha catastrófica dos sistemas municipais e facilitar a comunicação e a colaboração dentro do município e com entidades externas como clientes e fornecedores, pretende-se adquirir, na modalidade software como serviços (SAS), de uma solução de “disaster recovery” que integra ainda uma solução “Cloud”, com uma elevada disponibilidade (99,9%), constituindo um “advance level” na abordagem a arquiteturas e TI e será suportado numa plataforma alojada em Data Center externo, permitindo ganhos operacionais significativos, baixo “go to market” com preços competitivos. 2. REENGENHARIA DE NEGÓCIO DA PLATAFORMA SIGMA DE GESTÃO FINANCEIRA [SIGMA SNC-AP] Reengenharia de negócio da plataforma SIGMA de gestão financeira, para adequação dos processos às alterações legais ocorridas ao nível do POCAL, cuja implementação obrigatória deve ocorrer em 2018. Serão objeto de reengenharia os processos de produção e manipulação dos documentos financeiros (faturas, requisições, cabimentos, etc); workflows dos processos e serviços a disponibilizar ao cidadão, com base na integração de sistemas e serviços online. 3. AQUISIÇÃO DE HARDWARE DE SUPORTE AOS PROCESSOS DE DESMATERIALIZAÇÃO [GPS Leica] O recurso à aquisição de soluções informáticas para a desmaterialização de processos relacionados com a plataforma SIG (GISMAT - Serviços online para o Cidadão, Desmaterialização e Mobilidade) carece de existência de hardware de suporte ao processo.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

150,29 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Tarouca 150,29 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024