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Ficha de projeto

Nome

ANSIÃES ONLINE .

Valor de financiamento

176,8 mil € .

Valor executado

175,25 mil € .

Código de operação

NORTE-09-0550-FEDER-000109 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

1. REQUALIFICAÇÃO TECNOLÓGICA DO BALCÃO ÚNICO, IMPLEMENTAÇÃO DE SERVIÇOS ONLINE E BALCÃO MÓVEL A) IMPLEMENTAÇÃO DE ATENDIMENTO ITINERANTE EM VEÍCULO AUTOMÓVEL, DENOMINADO “BALCÃO MÓVEL” Envolve a aquisição adaptação veículo automóvel, com o respetivo equipamento informático, que assegure a prestação de serviços digitais assistidos e ou mediados pelos técnicos que se deslocam no veículo às diferentes freguesias do concelho. O veículo será adequadamente adaptado para poder prestar os serviços de atendimento público com qualidade, pelo que dispõe, entre outros, de: i) mobiliário; ii) equipamento informático de suporte ao atendimento e comunicação web; iii) conversor de corrente; iv) equipamento de ar condicionado e v) acesso a utentes com mobilidade reduzida. B)Instalação de plataforma de disponibilização de informação digital, com terminal multitoquede interativos. A plataforma de disponibilização de informação digital com terminal multitoque, é um sistema dotado de software que permite a integral digitalização de informação, bem como a sua disponibilização no espaço do Balcão Único: exposição pública de editais, atas das reuniões dos órgãos municipais, eventos, notícias, agenda cultural, recursos turísticos, formulação de sugestões, elogios e reclamações, C) Instalação de sistema de Gestão de Filas de Espera composto pelos módulos dispensador de senhas, TV Corporativa que disponibiliza informação de ordem de chamada e informação multimédia e software de gestão do sistema. D) Serviços online, que estejam integrados com as plataformas de BackOffice e suportados em webservices. Estes serviços integrados para disponibilização de atendimento autárquico on-line incluem informação relativa a normas e procedimentos administrativos estruturada por área, tipo de processo e tipo de requerimento, acompanhada de texto informativo 2. INTERAÇÃO DIGITAL COM OS CIDADÃOS E EMPRESAS a)Aquisição de serviços de disponibilização de fatura eletrónica. A solução a adquirir visa permitir que o Município obtenha um conjunto de funcionalidades, tais como: i) assinatura digital do PDF, protegendo-o contra adulterações de conteúdo; ii) assinatura digital do e-mail, incluindo todos os seus conteúdos; iii) custódia dos documentos durante o período legal; iv) gestão automática de reenvios nas situações de insucesso; v) geração automática de e-mails (suporta protocolos POP3 e IMAP4); vi) Indicadores de performances, quantidades e quantias; vii) sistema de alertas relativamente a falhas no sistema; viii) retorno de estado dos documentos, a integrar com ERP; ix) receção e tratamento de documentos enviados pelos diversos fornecedores, com posterior integração com o ERP; b) Aquisição e parametrização de Sistema interativo de disponibilização de informação contextual. A atividade compreende a implementação dum ultime de informação contextual e serviços, que utiliza tecnologia wireless, funciona ofline e disponibiliza informação ultimedia ajustada a cada equipamento, ultimed, espaço, etc. sobre o qual se pretende disponibilizar informação. O ultime é constituído por: i) rede de beacons; ii) plataforma web de gestão e disponibilização de informação ultimedia; iii) aplicação eletrónica (App) e iv) conteúdos ultimedia e serviços recolhidos em qualquer fonte de dados, em resultado da integral interoperabilidade da solução, por recurso a tecnologia web scraping. 3. DESMATERIALIZAÇÃO E REENGENHARIA DE PROCESSOS INTERNOS E HARDWARE a) Reengenharia de negócio da plataforma SIGMA de gestão financeira. Reengenharia de negócio da plataforma SIGMA de gestão financeira, para adequação dos processos às alterações legais ocorridas ao nível do POCAL, cuja implementação obrigatória deve ocorrer em 2018. Serão objeto de reengenharia os processos de produção e manipulação dos documentos financeiros (faturas, requisições, cabimentos, etc); workflows dos processos e serviços a disponibilizar ao cidadão, com base na integração de sistemas e serviços online. A atividade consiste na análise da estrutura documental de suporte aos processos de urbanismo, gerando um mapa dos processos documentados existentes, seguida do desenho dos modelos alternativos, consideradas as tecnologias de suporte e a especificidade da autarquia, concluindo-se, pela identificação dos ajustamentos a introduzir na aplicação informática. Aquisição e instalação de plataforma de gestão digital dos processos de urbanismo B)Aquisição e instalação de Plataforma de gestão digital dos processos de urbanismo referentes ao licenciamento de loteamentos urbanos, obras de urbanização e obras particulares. Considerado o elevado volume de documentos em formato de papel rececionado nos municípios de Vila Real, nomeadamente os que se relacionam com os processos de edificação urbana, torna-se crítica a sua desmaterialização, pelo que se pretende adquirir um software que suporte esse processo. A presente solução não substitui aplicações de gestão do Licenciamento Urbanístico, não substitui ferramentas de Workflow e não substitui sistemas de Gestão Documental. A aplicação digital para o urbanismo é uma ferramenta que trabalha complementarmente às aplicações existentes, focado na gestão e manuseamento em formatos totalmente digitais de toda a documentação submetida do exterior, como sejam as peças escritas e desenhadas que legalmente devem instruir os diferentes processos de urbanismo, hoje entregues e processados em papel. Permite aos cidadãos e empresas a submissão em formato digital dos processos de urbanismo e aos serviços do município, igualmente em formato digital, proceder à validação, analise, decisão do processo bem como ao seu arquivo digital. A solução informática é essencial para a fiabilidade dos processos de urbanismo, para a eficácia do processo de análise e para a integração plena com o RJUE. C) Aquisição de hardware de suporte aos processos de desmaterialização O recurso à aquisição de soluções informáticas para a desmaterialização de processos carece de existência de hardware que suporte o processamento e armazenamento dos dados gerados, pelo que se procede à sua aquisição. O hardware a adquirir destina-se a: i)suportar a instalação e operacionalização da “Plataforma de gestão digital dos processos de urbanismo” que exige a criação de um espaço de front-offic, no Balcão Único e capacidade de tratamento dos processos de urbanismo, em formato digital e interoperabilidade com sistema documental; ii) suportar a instalação e operacionalização dos serviços on-line; iii) equipamento da Balcão Móvel”, nomeadamente disponibilização de terminais móveis e iv) reforço da capacidade de processamento de dados (data center)

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

176,8 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Carrazeda de Ansiães 176,8 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024