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Ficha de projeto

Nome

SIG Intermunicipal Maia .

Valor de financiamento

368,2 mil € .

Valor executado

368,2 mil € .

Código de operação

NORTE-09-0550-FEDER-000027 .

Data de conclusão

19.06.2019 .

Sumário

No âmbito do diagnóstico realizado no contexto do GT_SIG Metropolitano, o Município da Maia possui uma cartografia de base bastante desatualizada (datada de 1999), num sistema de referência desadequado e não homologada, a qual carece de uma atualização urgente, por forma a dar cumprimento às atuais normas legais e regulamentares, decorrentes, entre outras, da transposição da Diretiva INSPIRE. O investimento em Sistema de Informação Geográfica ganha mais sentido quando enquadrado na disponibilização de serviços ao cidadão, integrando a comunicação “online” existente com a informação SIG disponível. No que diz respeito aos canais de comunicação utilizados no relacionamento com os diferentes “stakeholders”, deverá equacionar-se que se implementem medidas de “SMART GOVERNANCE”, isto é, (S) Específico, (M) Mensurável, (A) Atingível, (R) Realista, (T) Temporizável. Os modelos de “Smart Governance” deverão ser capazes de potenciar: melhores serviços prestados aos cidadãos; transparência e prestação de contas; pessoas informadas e capacitadas; maior eficiência na Governação; melhor interface entre as empresas e indústria; território revitalizado; processos de redução da dívida; posicionamento promissor e capaz de atrair a iniciativa privada e residentes; visão orientada para o futuro da cidade. Tal como no caso da componente SIG, o Município da Maia está dotado de uma infraestrutura desatualizada e dispersa por 11 portais, onde a componente de serviços permite pouca interação. Pretende-se assim dotar o município de uma plataforma central de gestão do canal internet, que respeite o modelo de SMART GOVERNANCE. Será dado enfoque ao transparente e fácil acesso à informação, disponibilização de serviços ao munícipe numa lógica de interoperabilidade, interligação às redes sociais e cumprimento da legislação referente à acessibilidade. Assim, a Maia irá otimizar e integrar os diversos portais que possui para cada uma das áreas (Desporto, Cultura, Educação, Ambiente e do Cidadão, Juventude, Turismo e Torre do Lidador) com o portal do município, fazendo-os comunicar entre eles. Ao mesmo tempo, pretende também, implementar sistemas “online” que permitam ao utilizador, em tempo real pesquisar, encontrar a resposta às suas necessidades, adquirir os serviços disponíveis e efetuar pagamentos. Considerando o elevado grau de mobilidade existente na sociedade portuguesa prevemos ainda a adoção de uma aproximação à comunicação “mobile first” através da disponibilização em aplicações móveis. Desta forma será possível ao munícipe interagir com a autarquia de qualquer lugar e a qualquer momento através de smartphones. A disponibilização de serviços contextualizados como sendo a participação de ocorrências ou de personalização através de notificações recebidas nos dispositivos dotará a autarquia de formas inovadoras e mais eficazes de relacionamento com os munícipes.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

368,2 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Maia 368,2 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024