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Ficha de projeto

Nome

E-mob: Rede de Percursos das Terras de Trás-os-Montes .

Valor de financiamento

346,67 mil € .

Valor executado

324,38 mil € .

Código de operação

NORTE-06-3928-FEDER-000178 .

Data de conclusão

30.11.2023 .

Sumário

A operação vem ao encontro de necessidades identificadas tanto no território como no mercado turístico, integrando dois domínios de atuação principais: 1. Inovação territorial: a CIM TTM propõe-se a lançar nas Terras de Trás-os-Montes um ecossistema pioneiro de BTT elétrico, aproveitando as linhas de caminho de ferro desativadas e os respetivos patrimónios ferroviários. O BTT elétrico apresenta uma vantagem operacional muito significativa, pois implica níveis de investimento controlados ao nível das plataformas, dado que o traçado irregular e desafiante faz parte da experiência. A criação de uma oferta turística baseada no BTT elétrico é um projeto inovador em Portugal, pelo que tem o potencial para constituir um fator de enorme diferenciação da atratividade turística do território, com impacto internacional. O ecossistema de BTT elétrico inclui as bicicletas de montanha elétricas (e-BTT) e as respetivas condições de guarda e carregamento, assim como o desenvolvimento de dispositivos eletrónicos de apoio à navegação e visitação turística, criando assim uma experiência turística diferenciada e singular no país; 2. Estruturação da oferta turística: o aproveitamento turístico das linhas de caminho de ferro desativadas das Terras de Trás-os-Montes tem o potencial de se constituir como um projeto estruturante da sua oferta turística. Com efeito, o E-mob - Rede de Percursos das TTM pressupõe a criação, a título piloto, de uma rede hierarquizada de percursos, assim organizada: i) o percurso estruturante, a criar, que aproveita o canal desativado da linha de Caminho de Ferro do Tua, que se constituirá como o grande percurso de ligação e de integração da oferta turística das Terras de Trás-os-Montes, nomeadamente dos também projetos âncora: Rota da Terra Fria e Rota da Terra Quente. Em face do investimento disponível, esta intervenção na linha do Tua terá um carácter ligeiro, privilegiando a aquisição de equipamento necessário e a criação de condições de fruição num contexto de experiência turística. O sucesso deste piloto poderá levar, no futuro, a uma extensão à linha de C. F. do Sabor; ii) e os percursos complementares, a reorganizar com base nos percursos pedestres/BTT existentes, que têm vindo a ser criados no âmbito municipal, mas que carecem de um levantamento, de uma hierarquização e de uma seleção com base num trabalho técnico subordinado a uma lógica supramunicipal. A articulação entre o percurso estruturante e os complementares será estudada do ponto de vista técnico, de modo a otimizar os pontos de contacto e a maximizar a cobertura do território.

Distribuição geográfica do financiamento

346,67 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por sub-região

1 sub-região financiada .

  • Terras de Trás-os-Montes 346,67 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
30.04.2024