Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Projeto Portugal 2020

Qualificação, profissionalização e internacionalização da Rota da Terra Fria

Ficha de projeto

Nome

Qualificação, profissionalização e internacionalização da Rota da Terra Fria .

Valor de financiamento

346,82 mil € .

Valor executado

284,78 mil € .

Código de operação

NORTE-06-3928-FEDER-000040 .

Data de conclusão

30.11.2023 .

Sumário

Atendendo aos objetivos designados para esta candidatura, pretende-se, numa primeira instância, capacitar o modelo organizativo implementado, através de uma proposta técnica de capacitação do modelo de gestão da Rota, através da elaboração de um estudo para a “Definição e Reorganização do Modelo de Gestão e Sustentabilidade da Rota da Terra Fria”), que deverá conceber numa maior participação e responsabilização dos agentes locais na gestão e dinamização da mesma, criando condições de sustentabilidade a médio e longo prazo, alavancada no comprometimento dos agentes. Numa dimensão mais operacional, a presente operação consubstancia um reforço da atratividade turística da RTF, que prevê uma aposta numa oferta de produto/serviço turístico de caráter desportivo: criação de uma rede de Estações de Trail nas Portas da Rota da Terra Fria. Simultaneamente, a candidatura de profissionalização da RTF concebe uma intervenção ao nível da estruturação da oferta turística, de animação e dinamização cultural do território, através da criação de um portfólio de programas, pacotes e experiências turísticas. Este portfólio de programas deverá ser muito alavancado no modelo organizativo mais participativo da Rota, promovendo assim a capacitação e profissionalização da operação em si mesma, mas também dos próprios agentes locais. Pretende-se que este formato adotado para engenharia da oferta turística transmontana se assuma como um referencial de atividades e experiências de qualidade de caráter identitário da região transmontana, assentes na valorização do território, dos seus recursos endógenos e do património da Rota. Tendo em vista um dos objetivos desta candidatura que passa pela dinamização transversal do território, não focando única e exclusivamente na oferta turística, a presente operação concebe uma proposta de animação e dinamização cultural, social e comercial para a Rede de Portas da Terra Fria, através de uma “Agenda de Animação e Dinamização da Rede de Portas da Terra Fria”. Esta agenda de animação deverá estimular estas Portas, como espaços vivos e dinâmicos da Rota da Terra Fria, através da promoção de eventos e iniciativas ( culturais, artísticas,, gastronómicas, desportivas, entre outras); promoção de produtos e serviços da região, podendo as Portas assumir o caráter de montra para produtores locais, operadores regionais e demais agentes; e, ainda, espaços de “ponto de encontro” de turistas e da população local. Paralelamente, pretende-se encabeçar uma ativação dos canais de distribuição comercial e social, através de inserções em canais digitais, promovendo uma divulgação da Rota na dimensão web, mas também em canais mais tradicionais sociais e comerciais. Adicionalmente, esta ação de dinamização social e turística da Rota prevê ainda a criação de uma App IOS, de apoio ao turista/visitante e de suporte à operação da Rota; uma linha de merchandising de miniboxes com produtos locais, com o intuito de promover os mesmo; e ainda, a produção de vídeos promocionais sobre a Rota da Terra Fria.

Distribuição geográfica do financiamento

346,82 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

5 concelhos financiados .

  • Bragança 69,36 mil € ,
  • Miranda do Douro 69,36 mil € ,
  • Mogadouro 69,36 mil € ,
  • Vimioso 69,36 mil € ,
  • Vinhais 69,36 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024