Projeto Portugal 2020
PAVIMENTAÇÃO DE VIAS MUNICIPAIS - VIAS EM CUBO
Ficha de projeto
Nome
PAVIMENTAÇÃO DE VIAS MUNICIPAIS - VIAS EM CUBO .Valor de financiamento
146,08 mil € .Valor executado
145,2 mil € .Código de operação
NORTE-05-2316-FEDER-000262 .Data de conclusão
30.11.2023 .Sumário
As áreas objeto da presente intervenção referem-se à beneficiação e implantação de passeios nos seguintes arruamentos públicos: - Rua de Luís de Camões, freguesia de Moreira (41°15'10.63""N - 8°39'03,87""O) - Rua Mestre Clara, freguesia de Moreira - Rua Julieta Ubaldina Miranda, freguesia de Moreira - Rua de Altino Domingues da Silva, freguesia de Moreira - Rua Professor António Rocha, freguesia de Vila Nova da Telha - Rua Maria da Fonte, freguesia de Vila Nova da Telha - Rua Isolino Domingues da Silva, freguesia de Vila Nova da Telha - Rua Velha de Vilar do Senhor, freguesia de Vila Nova da Telha - Rua General Humberto Delgado, freguesia de Milheirós - Rua Padre Domingos Correia de Sá, freguesia de Milheirós - Rua das Conchas, freguesia de Milheirós - Rua do Arco, freguesia de Milheirós - Rua de Alvura, freguesia de Milheirós - Travessa do Paiol, freguesia de Milheirós - Travessa das Lagoeiras, freguesia de Milheirós - Travessa da Aldeia Nova, freguesia de Milheirós - Rua de Calvilhe, freguesia de Milheirós - Rua 1º de Maio, freguesia de Milheirós - Rua 5 de Outubro, freguesia de Milheirós - Rua Velha de Mandim, freguesia de Castelo da Maia - Rua da Pinta, freguesia de Castelo da Maia - Travessa da Pinta, freguesia de Castelo da Maia - Rua D. José Alves Correia da Silva, freguesia de S. Pedro Fins. . Tratam-se de arruamentos públicos do Concelho da Maia de áreas urbanas onde existem habitação, comércio, industrias e serviços. . As intervenções previstas vão ainda ao encontro dos objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), designadamente, no Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU), uma vez que se trata da Reabilitação Urbana de vias e passeios públicos, que além de ter como principal objetivo a reabilitação de Espaço Público, pretende-se também contribuir para o aumento das condições de mobilidade suave, pedonal, com o objetivo de reduzir a mobilidade motorizada nas áreas intervencionadas. Atualmente, as vias de comunicação em causa são arruamentos descaracterizados e desumanizados, muito orientados para a circulação motorizada, e sem condições de apropriação por parte da população residente e ativa. Neste sentido, não possuem uma funcionalidade urbana condicente com as funções exercidas naqueles espaços públicos. São espaços públicos estruturantes dos aglomerados urbanos existentes na envolvente, descaracterizados, sem qualificação urbana e desprovidos de percursos pedonais de atravessamento das vias que permitam potenciar os modos suaves de mobilidade entre os equipamentos, serviços, comércio, industrias e habitações existentes. Para além da requalificação urbanística dos arruamentos O projeto intervém no espaço público, requalificando o tecido urbano consolidado, ocupado maioritariamente com habitação e industria intervencionada nos últimos anos através de ações de reabilitação do edificado existente. O projeto pretende ainda eliminar todas as barreiras arquitectónicas existentes dos eixos viários a intervir, potenciando o uso destes espaços públicos de ocupação linear, para potenciar a realização de outras atividades de índole económica e social. O Projeto pretende assim enquadrar a rede viária a intervir com todo o espaço público envolvente através da implementação de percursos acessíveis e da manutenção do coberto arbóreo existente, sempre que possível reforçando-o potenciando o uso destes espaços públicos, através da sua requalificação, melhorando o conforto e a funcionalidade dos mesmos e potenciando a acessibilidade universal aos espaços em causa, aumentando a sua fruição e acesso pelos modos suaves de mobilidade, nomeadamente, o pedonal. Em relação às ações de reabilitação do edificado nas áreas de intervenção e na envolvente verifica-se atualmente ações de reabilitação das construções nas áreas contiguas às artérias em causa e envolventes. Neste sentido, com a reabilitação urbana dos arruamentos em cima descriminados estão reunidas todas as condições para o aumento exponencial de toda a atividade humana nestes espaços públicos, bem como a acessibilidade a este espaços através dos modos suaves.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICIPIO DA MAIA
Distribuição geográfica do financiamento
146,08 mil €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Maia 146,08 mil € ,