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Projeto Portugal 2020

Reabilitação do Espaço Público correspondente à Rua Clotilde Ferreira da Cruz, entre a Rua do Barão de São Januário e a Rua Engº Duarte Pacheco

Ficha de projeto

Nome

Reabilitação do Espaço Público correspondente à Rua Clotilde Ferreira da Cruz, entre a Rua do Barão de São Januário e a Rua Engº Duarte Pacheco .

Valor de financiamento

153,84 mil € .

Valor executado

153,84 mil € .

Código de operação

NORTE-05-2316-FEDER-000089 .

Data de conclusão

31.08.2019 .

Sumário

A área alvo de intervenção refere-se a um troço da Rua Clotilde Ferreira da Cruz, via histórica urbana o Centro da Cidade da Maia onde existem vários Serviços Públicos. Esta intervenção é complementar da ação identificada no PEDU-PARU inicialmente submetido como a ação I-3 - Requalificação do sistema de espaços públicos (zonas verdes, circulações e áreas intersticiais), equipamentos e infraestruturas do empreendimento Maia I e integra ainda interações com ações em desenvolvimento no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), com as quais está em plena articulação, como sendo a Ação 1.1 - “criação e desenvolvimento de uma rede ciclável” e a Ação 1.5 “melhoria das condições de coexistência dos modos suaves, no núcleo urbano da Cidade da Maia”. O troço de arruamento objeto da presente intervenção é o único, da Rua Clotilde Ferreira da Cruz, que ainda não foi objeto de requalificação urbana, uma vez que o restante foi intervencionado e requalificado em 2006. O estudo intervém no espaço público envolvente a um conjunto de serviços, designadamente, o Tribunal da Maia e o Hospital de Dia da Maia no edifício do Pólo de Serviços da Maia, o Fórum da Maia, a Biblioteca Municipal, entre outros serviços públicos e privados. A cerca de 350 metros a Sul da área de intervenção está localizada a Estação de Metro Ligeiro “Fórum Maia” da Linha C da Metro do Porto SA, o Interface dos Transportes Coletivos e o Parque Central da Cidade da Maia, onde entre outros serviços está localizado, a Repartição de Finanças o Turismo da Maia e um parque de estacionamento subterrâneo para 600 lugares. Alguns dos edifícios públicos e privados existentes na envolvente foram objeto de ações de reabilitação e construção recente, de onde se relevam, entre outros, o Polo de Serviços da Maia (2012), os arranjos exteriores de uso público do Polo de Serviços da Maia e respetivos acessos viários e pedonais (2013). Nos dois últimos casos através da demolição de construções devolutas anteriormente existentes. Foi ainda demolida uma garagem na Rua Deolinda Duarte dos Santos (2011) que obstruía a mobilidade no arruamento. Na sequência dessa demolição foi reabilitado o espaço público decorrente da demolição da garagem, cuja área foi parcialmente integrada no domínio público. Em relação ao espaço público envolvente foram ainda objeto de requalificação urbana no âmbito da Inserção Urbana da Estação Fórum Maia da Linha C da Metro do Porto SA (2005), um troço da Rua Deolinda Duarte dos Santos, a implantação da Rua do Barão de São Januário, a Rotunda do Lugar de Brandinhães, a travessa de Brandinhães (2007) a Rua Simão Bolivar (2008) e a Reabilitação da Rua Padre António (2015). Foi ainda executado um novo acesso pedonal ao Fórum da Maia (2012), de acordo com a acessibilidade universal a partir da Estação Fórum Maia da Metro do Porto, e a reformulação dos Jardins do Fórum (2012). Estão ainda em fase de aprovação e em fase de execução a reabilitação de edificado privado situado da envolvente à área de intervenção.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

153,84 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Maia 153,84 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024