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Projeto Portugal 2020

Reforço e reabilitação das zonas verdes e dos espaços de utilização coletiva e respetiva valorização paisagística no quarteirão afeto à Zona Desportiva do Centro da Maia

Ficha de projeto

Nome

Reforço e reabilitação das zonas verdes e dos espaços de utilização coletiva e respetiva valorização paisagística no quarteirão afeto à Zona Desportiva do Centro da Maia .

Valor de financiamento

1,61 milhões € .

Valor executado

1,61 milhões € .

Código de operação

NORTE-05-2316-FEDER-000024 .

Data de conclusão

30.11.2018 .

Sumário

A operação visa essencialmente trabalhos de integração do edificado na sua envolvente, através de demolições, novos pavimentos, criação de novos percursos, renovação de coberto vegetal, reconversão de áreas impermeáveis em áreas verdes e construção de um parque contendo recreio ativo e passivos, na perspetiva de reabilitar e integrar as zonas intersticiais do quarteirão desportivo central, de promover a ligação desta zona com toda a sua envolvente, de recuperar e expandir as áreas verdes, garantindo-se o reforço da utilização pela comunidade. Para tal serão executadas as seguintes tipologias de ações: • Remoção de gradeamentos periféricos; • Atravessamentos do quarteirão. Um dos aspetos ponderados foi o do atravessamento rápido da área, ora porque se vai ou vem da escola/trabalho, porque se vai praticar desporto, usufruir de um dos serviços que se encontram presentes na sua envolvente ou, simplesmente, apanhar o transporte público. É assim intenção que este local integre os circuitos e artérias fundamentais da cidade pelo que se estudaram aqueles que são possíveis de realizar de modo rápido e com pendentes mais agradáveis, ou seja, de menor inclinação e sem necessidade de utilização de escadas. Se os percursos rápidos são essenciais na utilização diária, os percursos lentos, aqueles que possibilitam deambular pelo espaço usufruindo dos recantos, do sossego, das sombras, dos odores, são os que conduzem os cidadãos a permanecer e a encontrar, em cada época e estado de espírito, o que o local tem para oferecer. Nesse sentido também os circuitos mais lentos, os de fruição, foram estudados face às características do local tendo as pré-existências tido especial ponderação nesta análise. Nas figuras 6 e 7 estão ilustrados os percursos lentos e rápidos que serão construídos ou reabilitados - Eliminação de muros, muretes e outras estrutura que impendem a livre circulação no interior do quarteirão desportivos e a ligação rápida entre os edifícios destacando-se a demolição das atuais bancadas que envolvem o campo de treinos, sendo substituídas por socalcos que asseguram a definição de plataformas onde serão colocadas terras vegetais que permitem a instalação de relvados e a substituição dos pavimentos existentes, criando-se áreas de circulação, praças , que permitem o uso de patins, de skates, bicicletas e até a corrida. As estruturas demolidas darão assim origem a espaços abertos de grande dinamismo e interação social. Os materiais a utilizar em pavimentos, rampas, escadas, lancis e muros serão o betão e granito. - Requalificação paisagística - Em complemento à renovação das áreas verdes contíguas ao gradeamento que delimita o quarteirão desportivo, também as imensas áreas verdes em talude que envolvem o estádio municipal serão alvo de novo revestimento, assim como criadas entre as novas áreas de circulação, zonas permeáveis umas vezes relvadas e outras vezes revestidas por herbáceas e arbustos. Devido à fraca qualidade dos solos, a modulação nas zonas verdes apresenta essencialmente aterro e colocação de terras vegetais. Também se propõem modelações para instalação de relvados. - Parqueamento automóvel - foi estabelecido um parque de estacionamento para veículos ligeiros em cubo de granito com 68 lugares acrescidos de 3 para veículos de pessoas com mobilidade condicionada e, ao longo da Avenida Altino Coelho, um parqueamento para 79 veículos ligeiros. O parqueamento da Junta de Freguesia da Cidade da Maia apresenta versatilidade, podendo ser adaptado em função das atividades, pelo que o mesmo foi desenhado de modo a poder conter 5 veículos ligeiros, ou 2 autocarros pequenos ou 1 autocarro grande. O parqueamento de bicicletas faz-se na cota mais alta do quarteirão, num largo que permite a instalação de estrutura para 20 lugares de bicicleta. Assim a mobilidade e acessibilidade universal estão garantidas. - Construção de espaço de recreio e lazer - Esta intervenção visa ainda a recuperação e expansão de infraestruturas verdes pelo que está prevista a construção de espaço vocacionado para o recreio e o lazer contendo as zonas destinadas para recreio ativo e passivo. No que diz respeito ao recreio ativo contemplaram-se relvados envolvidos por espaços com flor, socalcos com relvados, miradouros, passadiços sobrelevados, lago e caminhos que deambulam pelo parque. Quanto ao recreio ativo destinou-se uma área de para parque de skate e muro para arte urbana. Este espaço de fruição permitirá a prática de desportivos ao ar livre, como é o caso da corrida, caminhada, circuito de manutenção, yoga, malha, patins, skate e bicicletas. as características topográficas e qualidade reduzida dos solos; - Parque de skate e muro de arte urbana - O parque de skate preconizado construir no local destinado ao recreio ativo, será um espaço aberto e disponível aos cidadãos para a prática de várias modalidades de rua. Este espaço apresentará uma área construída em betão modular, com 2031 m2 e permite a utilização em simultâneo por 75 a 100 pessoas. Trata-se de um espaço misto contemplando ao nível do skate, as vertentes de rampa e street, sendo mais direcionado para o Street Skate que é a vertente mais praticada na Maia. O skate parque foi desenhado de forma a simular os elementos urbanos que os skaters utilizam normalmente, como escadas, muretes e corrimões. A área de rampa foi desenhada de forma a permitir diferentes níveis de aprendizagem e evolução natural dos praticantes, que assim podem estabelecer o seu ritmo de aprendizagem. É particularmente interessante observar que o lago que será construído na área de recreio passivo penetrará a área destinada ao recreio ativo, garantindo uma fusão harmoniosa entre os diferentes usos previstos para o espaço público. A construção do muro de arte visou os seguintes objetivos: a) Garantir que não existem interferências negativas geradas pela utilização do parque de skate com os jogos/treinos que decorrem em quartos courts de ténis; b) Constituir um espaço de expressão artísticas, uma vez que grande parte deste muro se destina a ser pintado por qualquer cidadão. - Acessibilidade universal e mobiliário urbano: A intervenção descrita no presente ponto teve ainda como pressupostos de base, garantir a acessibilidade universal, pelo que na conceção do projeto, todos os obstáculos á livre circulação foram eliminados e criados percursos fáceis que permitem atravessar e usufruir de todo o espaço. O estacionamento também foi alvo das devidas preocupações em matéria de acessibilidade, assim como a escolha do mobiliário urbano. Grande preocupação foi tida na acessibilidade garantindo-se que todo o Parque tem acessibilidade a cidadãos mesmo com mobilidade condicionada tendo-se sempre acessos com pendentes inferiores a 6%. Todos os acessos são confortáveis e estáveis garantindo-se segurança na circulação.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

1,61 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Maia 1,61 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024