Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Construção de Interface de Transportes de Lourosa .

Valor de financiamento

2 milhões € .

Valor executado

1,96 milhões € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000307 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A Interface de transportes Lourosa/Fiães vai caraterizar-se por ser uma interface que prevê o sistema de autocarros, integrado numa rede urbana, suburbana e de longo-curso, conjugando os táxis e o automóvel individual. Os sistemas urbanos e suburbanos estão relacionados com uma utilização contínua, que envolve uma paragem temporária e o sistema de longo curso terá que ter em atenção a necessidade de estacionamento. O projeto contempla uma zona de: • Park and Ride (P&R) – Parqueamento automóvel que permite deixar o veículo pessoal no parque e transferir o movimento para o transporte público para efectuar o resto da viagem. O veículo é guardado no parque automóvel durante o dia e é retirado quando a pessoa regressa; • Kiss & Ride (K&R) – Zona específica, perto da entrada da interface, com ligação ao transporte público, em que os carros podem parar e receber ou deixar passageiros. Esta zona permite ao condutor parar temporariamente, em vez de se dirigir ao parque de longa utilização. Está associada especialmente a serviços de longo curso, apesar de ultimamente ser cada vez mais utilizado em viagens urbanas e suburbanas; • Bicicletas – Transporte individual não poluente que, apesar de necessitar de um local específico para estacionamento, não ocupa tanto espaço como o automóvel. É especialmente utilizado para viagens diárias ou de recreio. Optou-se por localizar o edifício perpendicularmente à rua Dom Ximenes Belo, separando deste modo de forma clara o acesso ao parque automóvel, a nascente, do acesso dos autocarros, a poente, não havendo por isso cruzamento nem possíveis conflitos entre o tráfego dos veículos ligeiros que acedem ao parque e os autocarros. Esta localização permite ainda uma melhor integração do projeto na topografia existente. O edifício, de planta retangular, apresenta uma volumetria dinâmica, coberto com uma “pele” que faz a transição da escala do utente/peão, com cerca de 2,5 m de altura, a nascente, para a escala do cais dos autocarros, a poente com cerca de 5m de altura. Na frente do edifício, virada à rua, localizamos a cafetaria/tabacaria, cuja área foi aumentada, e que usufrui de uma esplanada voltada a sul e a poente que, pela sua localização, se pretende que funcione não só de apoio ao interface mas também ao público de passagem ou das indústrias próximas, potenciando e rentabilizando este equipamento. O acesso dos utentes ao edifício é feito a nascente, a partir do parque de estacionamento numa zona marcada pela pala que abriga e marca a entrada. O edifício é bastante transparente quer a nascente quer a poente, permitindo a visualização do cais dos autocarros. A construção “pousa” numa área pedonal, pavimentada e arborizada com a inclusão de zonas ajardinadas, cujo desenho remete para a forma do edifício. Nessa área, próximas ao edifício, foram também dispostas zonas para estacionamento de bicicletas. O parque de estacionamento automóvel, situado a nascente, distribui-se por duas áreas, uma mais próxima da entrada, com cerca de 24 lugares, dispõe de uma área para paragem de curta duração, largada de passageiros e veículos de transporte de passageiros. Uma segunda área mais a norte, com cerca de 52 lugares, destina-se sobretudo a estacionamento de maior duração. O acesso dos autocarros à interface é efetuado a poente em zona devidamente dimensionada para o efeito permitindo a fácil circulação e manobra de estacionamento e aparcamento.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

2 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Santa Maria da Feira 2 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024