Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Projeto Portugal 2020

Construção de Ecocaminho - Troço desde a Estação de Metro de Mandim (Área de Acolhimento Empresarial da Maia I) ao Castêlo da Maia (ligação a Vila do Castêlo da Maia e ao ISMAI)

Ficha de projeto

Nome

Construção de Ecocaminho - Troço desde a Estação de Metro de Mandim (Área de Acolhimento Empresarial da Maia I) ao Castêlo da Maia (ligação a Vila do Castêlo da Maia e ao ISMAI) .

Valor de financiamento

737,03 mil € .

Valor executado

737,03 mil € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000287 .

Data de conclusão

14.07.2023 .

Sumário

Esta operação configura o prolongamento dum troço já executado, a sul do agora proposto, visando criar um espaço canal destinado à mobilidade suave quotidiana, de ligação a polos empregadores, efetuando a ligação com interfaces de transporte público coletivo de elevada utilização, no caso em presença das estações de Metro de Mandim, do Castêlo da Maia e do ISMAI, promovendo a intermodalidade, entre os modos de transporte coletivo público ferroviário ligeiro e rodoviário de passageiros com o modo pedonal e ciclável. A extensão do canal proposto corresponde a 2,8Km, dos quais 1,2Km de percurso pedonal e ciclável em passadiço que acompanha a antiga linha ferroviária (atual linha de metro ligeiro), estendendo-se ainda a intervenções no espaço público existente, desde a Via Eng.º Belmiro Mendes de Azevedo até à Estação de Metro do ISMAI, por forma a permitir continuidade do percurso pedonal em condições de segurança, nomeadamente na Rua do Caminho de Ferro, Rua Eng.º Frederico Ulrich, Rua das Oliveiras e Rua do Castêlo da Maia Ginásio Clube, e, bem ainda, a 1,6Km de percurso ciclável integrado na rede rodoviária. À semelhança de troço já executado, de reconversão da ex-linha ferroviária para percurso pedonal e ciclável, compreendido entre os Lugares do Souto e de Mandim, foram adotadas soluções idênticas no respeitante a componentes de pavimentação, modelos de mobiliário urbano, sinalética, sinalização e iluminação em Led. Nesta operação, a extensão de percurso pedonal e ciclável é realizado em passadiço de madeira que acompanha a linha de metro desde a Estação de Metro de Mandim em direção ao Castêlo da Maia, cujo traçado garante as condições de segurança com este meio de transporte, e a extensão de percurso exclusivamente ciclável é realizado por revestimento de pavimento para a delimitação de faixa ciclável e de pintura/ marcas rodoviárias no percurso banalizado. Deste modo, é proposta a continuidade de uma rede de circulação partilhada, cujo prolongamento deste percurso garante a ligação e acesso às estações de metro/ interface da Maia ao ISMAI, onde a adequabilidade desta rede às ligações diretas a interfaces de transportes, pretende promover a intermodalidade. Nesta operação é ainda promovida a informação aos utilizadores do ecocaminho sob forma sinalética vertical, em painéis informativos que se distribuem na proximidade das estações de metro e nas extremidades do percurso em passadiço. Ainda no percurso em passadiço é disponibilizado duas áreas de estadia equipadas com mobiliário urbano: papeleiras e bancos. A ação compreende a execução de diversos trabalhos, nomeadamente de movimento de terras e muros de suporte, de drenagem de águas pluviais, de pavimentação, de sinalética, de sinalização e de iluminação pública, esta última embutida nas guardas do passadiço.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

737,03 mil €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Maia 737,03 mil € ,
Fonte AD&C, GPP
31.07.2024