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Projeto Portugal 2020

Mobilidade em Matosinhos – Corredor Verde do Leça – Fase 1 – Troço entre a Ponte da Pedra e a Ponte de Moreira

Ficha de projeto

Nome

Mobilidade em Matosinhos – Corredor Verde do Leça – Fase 1 – Troço entre a Ponte da Pedra e a Ponte de Moreira .

Valor de financiamento

6,65 milhões € .

Valor executado

6,7 milhões € .

Código de operação

NORTE-05-1406-FEDER-000217 .

Data de conclusão

31.12.2023 .

Sumário

A Operação “Corredor Verde do Leça – Fase 1”, insere num projeto de maior amplitude, que prevê a ligação pedonal e ciclável da zona situada a nascente no concelho, à zona poente (S. Mamede de Infesta – Matosinhos/Leça da Palmeira), numa extensão de aproximadamente 18 Km. Atendendo à extensão do percurso, e à dificuldade de execução desta obra, optou-se por dividir o projeto por 3 fases, com áreas de intervenção idênticas. Esta primeira fase, com aproximadamente 7 Km, tem como objetivo a construção de uma ciclovia e passeio, destinados ao percurso diário e pendular de ligação entre as zonas residenciais situadas nas extremidades deste percurso - a Norte Padrão de Moreira e Cidade da Maia; a Sul S. Mamede de Infesta e Leça do Balio, onde habitam perto de 66.000 pessoas - e a zona industrial da Via Norte, onde trabalham diariamente mais de 10.000 pessoas, que se estima, gerem movimentos pendulares diários em veículo motorizado próprio na ordem dos 16.000, tendo como base a auscultação efetuada junto das empresas de maior dimensão, e que corresponde a um valor médio de quatro viagens por dia, 7 dias por semana, o quer representa uma taxa de utilização de veículo motorizado próprio de 40%. A construção desta infraestrutura vai permitir que a deslocação em modos suaves (a pé ou de bicicleta) seja efetuada de forma cómoda e segura, em terreno com pouca inclinação, um piso adequado a estes modos de transporte, através de uma via segregada e envolta numa paisagem idílica de pura natureza, inserida em pleno “coração” da Área Metropolitana do Porto e numa zona de grande densidade populacional (valor médio das 4 freguesias de 2.520 hab./Km2). A conjugação dos fatores físicos anteriormente enumerados (atributos), numa única infraestrutura, constitui, por si só, um potencial de atratividade de uso enorme, que conciliado com a sua localização geográfica, integrada numa das maiores zonas industriais da região e numa zona residencial de grande densidade populacional, conferem a este projeto excelentes condições de desempenho e de cativação dos utilizadores, permitindo-nos referencia-lo como um caso modelo (piloto) de desenvolvimento urbano que agrega os três domínios de sustentabilidade: ambiental, económico e social. Do ponto de vista ambiental o impacto do projeto é fortíssimo, sendo o seu efeito potenciado a dois níveis: grande contributo para a redução da emissão de CO2 para a atmosfera, em consequência da redução esperado no número de automóveis em circulação nos movimentos diários pendulares casa-trabalho-casa; melhoria do ambiente urbano, em consequência das medidas de limpeza, recuperar e valorização da galeria ripícola, que é utilizada como área de proteção e segurança para a infraestrutura pedonal e ciclável, e, também, a intervenção nas margens do Rio Leça, como forma de conter o processo erosivo que se tem vindo a acentuar nos últimos anos, e que permitirá manter em perfeitas condições de uso a infraestrutura ciclável e pedonal do Corredor Verde do Leça. Este projeto compreende 2 ações, uma de caráter infraestrutural constituída por 3 componentes: elaboração de projetos, empreitada/ construção e revisão de preços, e, uma outra, referente aos terrenos, composta por essa mesma componente de aquisição de terrenos.

Beneficiários do financiamento

Distribuição geográfica do financiamento

6,65 milhões €

Valor de financiamento

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Matosinhos 6,65 milhões € ,
Fonte AD&C, GPP
31.10.2024