Projeto Portugal 2020
Mobilidade em Matosinhos – Corredor Verde do Leça – Fase 1 – Troço entre a Ponte da Pedra e a Ponte de Moreira
Ficha de projeto
Nome
Mobilidade em Matosinhos – Corredor Verde do Leça – Fase 1 – Troço entre a Ponte da Pedra e a Ponte de Moreira .Valor de financiamento
6,65 milhões € .Valor executado
6,7 milhões € .Código de operação
NORTE-05-1406-FEDER-000217 .Data de conclusão
31.12.2023 .Sumário
A Operação “Corredor Verde do Leça – Fase 1”, insere num projeto de maior amplitude, que prevê a ligação pedonal e ciclável da zona situada a nascente no concelho, à zona poente (S. Mamede de Infesta – Matosinhos/Leça da Palmeira), numa extensão de aproximadamente 18 Km. Atendendo à extensão do percurso, e à dificuldade de execução desta obra, optou-se por dividir o projeto por 3 fases, com áreas de intervenção idênticas. Esta primeira fase, com aproximadamente 7 Km, tem como objetivo a construção de uma ciclovia e passeio, destinados ao percurso diário e pendular de ligação entre as zonas residenciais situadas nas extremidades deste percurso - a Norte Padrão de Moreira e Cidade da Maia; a Sul S. Mamede de Infesta e Leça do Balio, onde habitam perto de 66.000 pessoas - e a zona industrial da Via Norte, onde trabalham diariamente mais de 10.000 pessoas, que se estima, gerem movimentos pendulares diários em veículo motorizado próprio na ordem dos 16.000, tendo como base a auscultação efetuada junto das empresas de maior dimensão, e que corresponde a um valor médio de quatro viagens por dia, 7 dias por semana, o quer representa uma taxa de utilização de veículo motorizado próprio de 40%. A construção desta infraestrutura vai permitir que a deslocação em modos suaves (a pé ou de bicicleta) seja efetuada de forma cómoda e segura, em terreno com pouca inclinação, um piso adequado a estes modos de transporte, através de uma via segregada e envolta numa paisagem idílica de pura natureza, inserida em pleno “coração” da Área Metropolitana do Porto e numa zona de grande densidade populacional (valor médio das 4 freguesias de 2.520 hab./Km2). A conjugação dos fatores físicos anteriormente enumerados (atributos), numa única infraestrutura, constitui, por si só, um potencial de atratividade de uso enorme, que conciliado com a sua localização geográfica, integrada numa das maiores zonas industriais da região e numa zona residencial de grande densidade populacional, conferem a este projeto excelentes condições de desempenho e de cativação dos utilizadores, permitindo-nos referencia-lo como um caso modelo (piloto) de desenvolvimento urbano que agrega os três domínios de sustentabilidade: ambiental, económico e social. Do ponto de vista ambiental o impacto do projeto é fortíssimo, sendo o seu efeito potenciado a dois níveis: grande contributo para a redução da emissão de CO2 para a atmosfera, em consequência da redução esperado no número de automóveis em circulação nos movimentos diários pendulares casa-trabalho-casa; melhoria do ambiente urbano, em consequência das medidas de limpeza, recuperar e valorização da galeria ripícola, que é utilizada como área de proteção e segurança para a infraestrutura pedonal e ciclável, e, também, a intervenção nas margens do Rio Leça, como forma de conter o processo erosivo que se tem vindo a acentuar nos últimos anos, e que permitirá manter em perfeitas condições de uso a infraestrutura ciclável e pedonal do Corredor Verde do Leça. Este projeto compreende 2 ações, uma de caráter infraestrutural constituída por 3 componentes: elaboração de projetos, empreitada/ construção e revisão de preços, e, uma outra, referente aos terrenos, composta por essa mesma componente de aquisição de terrenos.
Beneficiários do financiamento
Beneficiário principal
MUNICIPIO MATOSINHOS
Distribuição geográfica do financiamento
6,65 milhões €
Valor de financiamento
Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Matosinhos 6,65 milhões € ,